Barulho de Catraca no motor do C3

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
renankaic
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 24, 2020 3:13 pm
Nome: Renan
Localização: Piracicaba
Modelos Citroën: C3 1.4

Barulho de Catraca no motor do C3

#1

Mensagem por renankaic » Qui Set 24, 2020 3:30 pm

Boa tarde senhores!

Tenho uma dúvida: Ontem realizei a troca das correias do meu C3 1.4 ano 2011. A correia do alternador tava bem zoada, entao troquei na hora certa.

Só que parece que perto da correia que vai até o "topo" do motor voltou um ruído como se fosse de catraca. O mecânico disse que é normal porque o motor já é bastante rodado, com 115 mil km.

Sabem o que pode ser esse barulho de catraca?

Isso foi o resumo (história mais abaixo).

Eu desconfio do que o mecânico que fez a troca das correias disse porque [história um pouco longa] ANTES de eu trocar as correias eu fui realizar a troca de todos os pneus. Outro mecânico (de outra oficina) que fez a troca dos pneus, achou muito estranho esse barulho de catraca no motor e sugeriu eu deixar lá para ele verificar o que pode ser.

No final, ele me disse que fez um ajuste na esticagem das correias, que estavam folgadas. E aí, de fato, o barulho saiu! O carro ficou bem silencioso mesmo, até em rotações mais altas.

Só que apareceu outros problemas depois desse ajuste dele:
- O carro parecia que não se desenvolvia nas marchas 1, 2 e 3. Demorava para pegar velocidade.
- Quando o carro era ligado e estava frio, fazia um barulhão horrível de como se as correias estivessem se arrastando em algo que não deveria. Mas só fazia esse barulho por 20 segundos, depois ficava normal, mesmo que eu religasse ele mais tarde durante o dia.

/\ esses problemas sumiram depois das trocas das correias, só que agora ficou esse barulho de catraca.

Eu tenho medo de levar nesse mesmo mecânico que fez a troca dos pneus por causa desses 2 problemas. E também porque o que trocou as correntes me disse que parece que "quem mexeu nelas anteriormente usou chave de fenda para acertar a correia na polia, por isso ficou essas marcas [na correia antiga]".

Enfim, o que pode ser? Desde já agradeço


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Barulho de Catraca no motor do C3

#2

Mensagem por Miau » Sex Set 25, 2020 7:21 am

Rapaz.. Acho que o defeito aí é mexanico.. Pessoas que se dizem mecânicos, sem qualquer qualificação e ferramentas específicas.

Citroën não tolera mão de obra desqualificada.

Pra se trocar correia e ajustar o sincronismo e a tensão da correia, existem uma série de procedimentos e ferramentas específicas pra isso. No fórum tem manuais de procedimentos que mostram isso. Então é tentar achar um profissional que no mínimo tenha as ferramentas corretas.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
renankaic
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 24, 2020 3:13 pm
Nome: Renan
Localização: Piracicaba
Modelos Citroën: C3 1.4

Re: Barulho de Catraca no motor do C3

#3

Mensagem por renankaic » Sex Set 25, 2020 7:43 am

É, acho que não vai ter jeito, vou ter que levar numa concessionária Citroen.

Meu medo é quererem cobrar 500 reais pelo serviço de ajuste. Aí é sacanagem.

Obrigado - Vou levar lá, ver quanto que fica, se pá fazer o serviço e aí retorno o resultado aqui.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Barulho de Catraca no motor do C3

#4

Mensagem por Miau » Sex Set 25, 2020 1:40 pm

Então, na citroen, te cobram só pra olhar..

O ideal é achar alguma oficina altamente recomendada pra não gastar demais.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder