Filtro de cabine HEPA para COVID19

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
aleadinolfi
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 08, 2015 6:42 pm
Nome: Aleadinolfi
Localização: São José dos Campos
Modelos Citroën: C3 Origine 2013

Filtro de cabine HEPA para COVID19

#1

Mensagem por aleadinolfi » Qui Mai 28, 2020 11:52 pm

Boa noite a todos.

Tive alguns probemas para acessar o site e enfim consegui reiniciar minha senha e posso estar de volta.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês...

Com essa pandemia que estamos passando, talvez o próprio projeto dos carros seja afetado. Aeronaves, por exemplo, tem em seus sistemas de recirculação de ar filtros HEPA, que retém a maioria dos virus (pelo que li retem também o coronavírus) e assim, o ambiente interno de aeronaves é menos propício para contaminações. Hospitais também costumam ter seu ar filtrado.

Filtros HEPA são mais caros, mas nada proibitivo. A Bosch tem uma linha (Não sei se há algum outro fabricante), e custam de 3 a 4 vezes mais que um filtro de polen comum. Como esses filtros não são caros, não chega a ser algo que não possamos ter em nossos carros. Tem até mesmo modelos de aspiradores de pó, circuladores de ar e ar-condicionados domesticos split que tem deste filtro.

Então, tenho duas dúvidas que talvez alguém consiga esclarecer.

A primeira é se tem algum fabricante que produza estes filtros para C3. A Bosch tem alguns, inclusive um modelo para o meu carro, que é um Cruze (o C3 é da minha esposa). Pro C3 eu não consegui nada.

A outra dúvida é mais simples, mas também não consegui achar informação. Muitos carros tem seus filtros de cabine com acesso por dentro do porta-luvas, mas o do C3 é na frente, perto da grelha de entrada de ar externo. Então, fico na dúvida se com este projeto, todo o ar passa pelo filtro (inclusive o ar interno recirculado) ou se apenas o ar externo passa ao ser admitido. Porque ter um filtro HEPA que não filtre todo o ar que passa no sistema, na prática, teria pouquíssima serventia, pois sua finalidade principal seria evitar a transmissão de doenças entre os ocupantes no interior do carro.

Alguém teria algum diagrama sobre como é a ventilação de cabine do C3?

Falou, obrigado.


Alessandro Adinolfi
Na garagem hoje: C3 Origine 2012/2013 e Corolla Xei 2007/2008
Já estiveram lá: Fiat Punto ELX 1.4, Fit LX 1.4, Palio Fire e Palio EX
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Filtro de cabine HEPA para COVID19

#2

Mensagem por giovane s » Sex Mai 29, 2020 10:05 pm

aleadinolfi escreveu:
Qui Mai 28, 2020 11:52 pm
Boa noite a todos.

Tive alguns probemas para acessar o site e enfim consegui reiniciar minha senha e posso estar de volta.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês...

Com essa pandemia que estamos passando, talvez o próprio projeto dos carros seja afetado. Aeronaves, por exemplo, tem em seus sistemas de recirculação de ar filtros HEPA, que retém a maioria dos virus (pelo que li retem também o coronavírus) e assim, o ambiente interno de aeronaves é menos propício para contaminações. Hospitais também costumam ter seu ar filtrado.
Aeronaves tem filtro HEPA
:check:
Prefiro não comentar
Responder