Freio duro com carro engrenado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
gomusalie
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Abr 15, 2020 7:01 pm
Modelos Citroën: C3 1.4 2011

Freio duro com carro engrenado

#1

Mensagem por gomusalie » Ter Mai 12, 2020 12:19 pm

Sempre que eu desço uma ladeira com marcha lenta (2a, por exemplo) o pedal de freio fica extremamente duro, num nível que eu tenho que frear muito antes para conseguir parar o carro a tempo. Na horizontal eu também percebo isso, mas é mais sutil o problema. Acontece que o freio fica normal se eu afundar o pé na embreagem, ou seja, se eu desengatar. Levei num mecanico de confiança e ele me recomendou procurar uma especializada da critroen. Alguém já passou por isso? É um c3 2011 1.4


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Freio duro com carro engrenado

#2

Mensagem por Miau » Ter Mai 12, 2020 12:53 pm

Pedal duro.. Você quer dizer que tem que pisar fundo pra conseguir alguma frenagem?

Se for isso, pode ser:

- Ar no sistema hidráulico
- vazamento de fluido
- duto de vácuo, que liga o servo freio no coletor de admissão, com vazamento
- válvula do acumulador de vácuo do servo freio ruim
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
gomusalie
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Abr 15, 2020 7:01 pm
Modelos Citroën: C3 1.4 2011

Freio duro com carro engrenado

#3

Mensagem por gomusalie » Ter Mai 12, 2020 1:25 pm

Não não, duro no sentido de que eu tenho que aplicar muita força pra conseguir descer um pouco o pedal. É como se o carro tivesse desligado e eu ficar tentando apertar o freio. Mas isso só acontece com ele engrenado

Adicionado após 19 segundos:
Não não, duro no sentido de que eu tenho que aplicar muita força pra conseguir descer um pouco o pedal. É como se o carro tivesse desligado e eu ficar tentando apertar o freio. Mas isso só acontece com ele engrenado
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Freio duro com carro engrenado

#4

Mensagem por Miau » Ter Mai 12, 2020 2:10 pm

Ahh.. Certo

Então a assistência de frenagem realizada pelo servo freio, chamado de hidrovacuo, não está acontecendo.

Faça um teste.. De partida, pise algum vezes no freio e solte o pedal. Desligue o motor, aguarde uns 3 segundos, e veja quantas vezes consegue pisar sem esforço.

O normal são 3 vezes, ai vai ficando alto..

Se mal conseguir uma vez, pode ser:

- Servo freio com diafragma rasgado.. Geralmente da pra ouvir um som de ar vazando tipo "shuuuuu" perto do pedal
- tubo de vácuo vazando
- válvula do acumulador de vácuo vazando
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
gomusalie
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Abr 15, 2020 7:01 pm
Modelos Citroën: C3 1.4 2011

Freio duro com carro engrenado

#5

Mensagem por gomusalie » Ter Mai 12, 2020 8:18 pm

Miau escreveu:
Ter Mai 12, 2020 2:10 pm
O normal são 3 vezes, ai vai ficando alto..
Fiz aqui e parece que tá normal, deu umas 3/4 vezes . Outra coisa que esqueci de comentar mas n sei se tem relação. As vezes em subidas leves o carro anda sozinho de 2a sem eu acelerar, parece que tem algo puxando e mesmo nessa situação o pedal de freio fica duro. Alguma ideia?
gomusalie
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Abr 15, 2020 7:01 pm
Modelos Citroën: C3 1.4 2011

Re: Freio duro com carro engrenado

#6

Mensagem por gomusalie » Qui Mai 21, 2020 10:54 am

Miau escreveu:
Ter Mai 12, 2020 2:10 pm
Ahh.. Certo

Então a assistência de frenagem realizada pelo servo freio, chamado de hidrovacuo, não está acontecendo.

Faça um teste.. De partida, pise algum vezes no freio e solte o pedal. Desligue o motor, aguarde uns 3 segundos, e veja quantas vezes consegue pisar sem esforço.

O normal são 3 vezes, ai vai ficando alto..

Se mal conseguir uma vez, pode ser:

- Servo freio com diafragma rasgado.. Geralmente da pra ouvir um som de ar vazando tipo "shuuuuu" perto do pedal
- tubo de vácuo vazando
- válvula do acumulador de vácuo vazando
Olá, bom dia.

Levei meu carro em outro mecânico e o mesmo suspeitou problema com o hidrovácuo. Na oficina, ele fez o seguinte teste: pediu para eu dar partida no carro e frear. Ainda com o carro ligado, ele desconectou alguma coisa que liberou um ar e pediu pra eu acionar o freio. Neste momento eu percebi que o freio ficou mais leve e ele constatou que o problema era no hidrovácuo. Será que posso confiar ou é melhor levar numa mecanica oficial da citroen?
Responder