C3 - Problema lampada do teto

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
tuliobarata
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Mai 01, 2020 10:52 am
Modelos Citroën: C3 GLX 1.4 2008

C3 - Problema lampada do teto

#1

Mensagem por tuliobarata » Sex Mai 01, 2020 11:10 am

Galera, bom dia.

Minha mulher acaba de pegar um C3 1.4 GLX 2008, com 116.000 km rodados, e estamos com um pequeno problema:

Quando se trava o carro (1 toque no botão da chave), a luz do teto e do painel se ascendem, logo depois a do painel se apaga mas a luz do teto continua acesa, deixei assim por 20 minutos para ver se iria se apagar, mas nada... então isso ia ferrar a bateria; Quando destravo o carro essa lampada se apaga;
Essa mesma lampada não acende ao apertar o botão que tem ao lado dela, só ascende quando se abre a porta do motorista, para o restante das portas ela não acende;
Não sei se é do alarme ou se é alguma sinalização de problema, mas quando aciono o trava o led do som original fica piscando (esse acho q é do alarme normal), e também o botão central das travas fica com o led piscando (esse que não sei se é do alarme ou se é um aviso);

E esse carro veio com a abertura do porta malas adaptada em um botão ao lado do comando dos retrovisores elétricos, não tem mais abertura manual pelo proprio porta malas, então não sei se o cara fez algo errado na elétrica;

Tem algum teste rapido que eu possa fazer antes de levar em uma auto eletrica pra checar os itens ? Tenho um modulo OBD2 da china aqui, aqueles básicos, ainda não sei se funciona no C3, se ele tem a conexão, mas vai q da pra usar né...rs

Obrigado.
Abs


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 - Problema lampada do teto

#2

Mensagem por Miau » Sex Mai 01, 2020 12:25 pm

Certamente quem fez a adaptação do porta malas, cometeu algum erro no BSI.

O correto é desfazer a adaptação, e consertar o problema do porta malas, mantendo a originalidade funcional

Scanner não vai detectar nada
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
RodrigoLuo
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Mai 11, 2020 6:18 pm
Modelos Citroën: C3 Exclusive 1.4 Flex 2009

C3 - Problema lampada do teto

#3

Mensagem por RodrigoLuo » Seg Mai 11, 2020 10:47 pm

Amigo, o scanner vai comunicar sim, mas esse tipo de problema não será detectado pelo mesmo. Sugiro que reinstale o sistema de abertura do porta malas na própria tampa (manter a originalidade), qnt ao botão que abre o porta malas de dentro acredito q seja desnecessário, mas se quiser manter paralelamente ao sistema original não vejo problemas. Quanto a lampada de teto, são 3 no total, a central acende junto com a abertura das portas ou por um "toque" no botão central. As outras lampadas laterais acendem apenas pelo toque no botão respectivamente quando o motor esta ligado (assim é no meu C3). Acredito que devem ter fuçado no console do teto e devem ter feito alguma gambiarra. verifique a fiação original removendo o console do teto.
tuliobarata
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Mai 01, 2020 10:52 am
Modelos Citroën: C3 GLX 1.4 2008

Re: C3 - Problema lampada do teto

#4

Mensagem por tuliobarata » Ter Mai 26, 2020 10:03 am

Miau escreveu:
Sex Mai 01, 2020 12:25 pm
Certamente quem fez a adaptação do porta malas, cometeu algum erro no BSI.

O correto é desfazer a adaptação, e consertar o problema do porta malas, mantendo a originalidade funcional

Scanner não vai detectar nada
Desculpa a demora em responder, mas acabei levando um lugar especializado aqui em RP e falam que a saída da BSI estava queimada, então para não ter q trocar a BSI, sugeriu instalar um relé e deixar o ascendimento da lampada apenas no manual (funcionaria apenas com a chave girada no contato).

Agora surgiu outro problema que devido ao pouco uso do carro na quarentena fui reparar apenas 20 dias depois de arrumar. Ele instalou esse relé no slot central da lamapa, e adaptou duas lampadas led em cada slot lateral (antes havia apenas uma lampada central no plafon), mas acontece que ao desligar a lampa, ela pisca de vez em quando mesmo com o carro desligado e alarme travado. Segundo o técnico é tensão residual pois a BSI fica fazendo verificações constantes no carro, mesmo desligado. Mas sinceramente, apesar de não ser técnico, achei isso furada, pois mesmo que o consumo seja pouco, se isso ficar acontecendo por mto tempo logo vai zerar minha bateria. O que acham sobre isso ? Já viram algo parecido ?

Obrigado.

Adicionado após 1 minuto 37 segundos:
RodrigoLuo escreveu:
Seg Mai 11, 2020 10:47 pm
Amigo, o scanner vai comunicar sim, mas esse tipo de problema não será detectado pelo mesmo. Sugiro que reinstale o sistema de abertura do porta malas na própria tampa (manter a originalidade), qnt ao botão que abre o porta malas de dentro acredito q seja desnecessário, mas se quiser manter paralelamente ao sistema original não vejo problemas. Quanto a lampada de teto, são 3 no total, a central acende junto com a abertura das portas ou por um "toque" no botão central. As outras lampadas laterais acendem apenas pelo toque no botão respectivamente quando o motor esta ligado (assim é no meu C3). Acredito que devem ter fuçado no console do teto e devem ter feito alguma gambiarra. verifique a fiação original removendo o console do teto.
Rodrigo, o seu é que ano ? Pois no meu 2008 apenas o conector do meio tinha a conexão de fato com a elétrica, os dois laterais eram até tampados. E com disse no post anterior o cara adaptou agora 2 laterais. Quanto ao porta malas achei até boa a solução, desde que não tenha interferencia na elétrica do restante.

Obrigado.
Lucasd
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Out 18, 2021 6:04 pm
Modelos Citroën: C32015

Re: C3 - Problema lampada do teto

#5

Mensagem por Lucasd » Seg Out 18, 2021 8:01 pm

Ola galera, comprei um C3 tendence 2015 e estou com
Um problema a luz de teto so acende quando o carro esta desligado.
Ou quando abre a porta.. aperto o botao mas nao funciona somente funciona quando o carro esta desligado.
Gostaria de saber como resolver
Responder