C3 Exclusive 2014 fazendo 4KM/L etanol

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 Exclusive 2014 fazendo 4KM/L etanol

#16

Mensagem por Miau » Sáb Mar 28, 2020 8:05 am

Olha.. Eu acho que se você colocar gnv, vai sofrer mais ainda no consumo.

O carro tá muito pesado.. Então o esforço do motor pra vencer a inércia é muito maior. Por isso o consumo urbano é maior, pelo para e anda.. Na estrada, apesar do carro ser pesado, ele adquiri energia cinética e por não estar parando, você tem uma boa parcela de conservação de energia, apesar da entropia.

Como falei, é reflexo da blindagem.. Adicionar peso do cilindro do kit gás, só vai piorar


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 Exclusive 2014 fazendo 4KM/L etanol

#17

Mensagem por giovane s » Sáb Mar 28, 2020 10:55 am

Miau escreveu:
Sáb Mar 28, 2020 8:05 am
O carro tá muito pesado.. Então o esforço do motor pra vencer a inércia é muito maior.
F=m.a

Consumo = Peso do veículo multiplicado pelo peso do pé

:think:
RodrigoLuo
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Mai 11, 2020 6:18 pm
Modelos Citroën: C3 Exclusive 1.4 Flex 2009

C3 Exclusive 2014 fazendo 4KM/L etanol

#18

Mensagem por RodrigoLuo » Ter Mai 12, 2020 8:25 pm

JULIOPOLICARPO escreveu:
Qua Out 30, 2019 9:44 am
Perfect Clean

Amigo não tem o que fazer. Seu carro tem peso excessivo, é 1.6 e tem câmbio automático, tudo isso coopera para consumir combustível.

Para um bom consumo:
*Pneus com perfil original e sempre calibrados (pneus mto largos aumentam o consumo)
*Velas trocadas a cada 40mil km
*Filtros trocados a cada 10 mil km (o etanol destrói o filtro de combustível)
*Sempre mescle o uso de gasolina e álcool (não fique muito tempo usando só um tipo)
*Troque o óleo do câmbio a cada 40 mil (nos automáticos)


Essa é a minha experiência.
Avatar do usuário
JULIOPOLICARPO
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Out 30, 2019 9:23 am
Modelos Citroën: C3 EXCLUSIVE 1.6 2014

Re: C3 Exclusive 2014 fazendo 4KM/L etanol

#19

Mensagem por JULIOPOLICARPO » Qua Jul 08, 2020 4:16 pm

Saudações a todos.
Segue o feedback da experiência com o GNV no meu C3 2014 1.6 Exclusive automático:
Coloquei 2 cilindros de 7,5 mts cúbicos cada (sobrou pouco do porta malas). O investimento foi de 3 mil reais no kit 5ª geração já com a instalação.
Fiquei preocupado de gastar em vão, mas para minha surpresa, o rendimento ficou muito melhor do que o esperado: com 13 metros cúbicos (geralmente não entram os 15 metros de gás devido a baixa pressão nas bombas da minha região) está fazendo entre 170 a 180 km - isso já descontando uns 20km que preciso andar no etanol pra que o motor aqueça a tempo de o GNV não provocar falhas a cada partida.
Resumindo: se com o Etanol meu C3 estava fazendo de 4 a 4,5 km com um litro, agora com um metro cúbico de GNV faz entre 12 e 13 km. Uma autonomia TRÊS VEZES MAIOR. Em tempo: não utilizei o carro pra viajar nos últimos 3 meses, por isso não tenho como dizer a autonomia na estrada, isso ele faz dentro da cidade.
Obvio que tudo tem seu preço. A força não é a mesma, mas nada de absurdo, dá pra levar na boa. E outro "contra" é que como só cabem 13 metros de gás, a frequencia nos postos fica maior, preciso abastecer a cada 6 dias, e na região que moro são poucos os postos com GNV.
Enfim, felizmente encontrei uma solução paliativa pra não precisar me desfazer do carro.
Responder