Pedal duro ao acionar o Ar condicionado C3 Aircross

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
gutembergduarte
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Out 26, 2019 5:53 pm
Nome: Gutemberg Duarte
Localização: Brasília - DF
Modelos Citroën: C3 Aircross 2012 1.6 16v Exclusive

Pedal duro ao acionar o Ar condicionado C3 Aircross

#1

Mensagem por gutembergduarte » Seg Out 28, 2019 9:54 pm

Boa noite,

Sou novo no fórum e muitas coisas já consegui resolver através dos tópicos aqui presente. E sempre é bom chegar com uma informação a mais no lugar onde você leva seu carro. Agradeço a todos.

Gostaria de saber se alguém já passou por essa situação que vou relatar ou tem alguma ideia do que possa ser.

Tenho um C3 Aircross Exclusive 1.6 16v 2012/2012. Tenho notado que quando aciono o Ar condicionado o freio fica duro ou demora para freiar. Isso é mais perceptível quando Ligo o Ar condicionado e coloco na Ré. Aí fica duro pra caramba e tenho que apertar forte para parar o carro.

Levei ele hoje em um mecânico de confiança que sempre está presente na sua manutenção. Ele alegou que poderia ser o hidrovacuo, a mangueira do hidrovacuo ou outro sistema que não lembro o nome agora que fica bem atrás do reservatório de limpador de parabrisa.
A mangueira é uma que tem umas 3 válvulas com um sensor. Quase fiz a troca hoje, mas para minha surpresa a que encontrei era de um 2013 que é diferente.

Minha dúvida é se existe alguma forma de realizar um teste no hidrovacuo, na mangueira ou nesse sistema que fica atrás do reservatório do limpador de parabrisa (quem souber o nome pode falar rs).

Esse problema só acontece quando ligo o AR. Desligado funciona normalmente.

Ah e quase iria esquecendo.....só acontece quando o carro está em rotação baixa 1.000 rpm. Em rotação acima disso funciona normalmente.

Desde já agradeço aos colaboradores e desculpe pelo relato extenso.


Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro, a construir uma vida.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Pedal duro ao acionar o Ar condicionado C3 Aircross

#2

Mensagem por Miau » Ter Out 29, 2019 8:15 am

fala amigo.. o sintoma parece ser defeito na válvula de retenção de carga. Acho que no seu carro, essas válvulas são incorporadas a cada uma das 3 mangueiras de vácuo que interligam no servo-freio.

pra testar, basta soltar essas mangueiras e soprar.. só pode ter fluxo em um sentido. se tiver nos dois, então a válvula está ruim.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
gutembergduarte
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Out 26, 2019 5:53 pm
Nome: Gutemberg Duarte
Localização: Brasília - DF
Modelos Citroën: C3 Aircross 2012 1.6 16v Exclusive

Pedal duro ao acionar o Ar condicionado C3 Aircross

#3

Mensagem por gutembergduarte » Ter Out 29, 2019 10:15 am

Opa.... Amigo!! Obrigado pela resposta.

Vou pedir para o mecânico fazer o teste. Achei no ML a mangueira por R$ 200. rs
Caso ocorra o erro descrito foi solicitar a troca.
A peça que eu não lembra-va o nome era a Bomba de Vacuo. kkkkk
A mangueira tem 3 conexões. Uma encaixa no hidrovacuo, outra no motor e outra na bomba de vacuo (a peça que fica atrás do reservatorio de agua do parabrisa.)

Mais uma vez obrigado pela resposta.
Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro, a construir uma vida.
clubhedz
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Out 14, 2019 4:55 pm
Modelos Citroën: C3 exclusive Automatic

Pedal duro ao acionar o Ar condicionado C3 Aircross

#4

Mensagem por clubhedz » Sex Nov 01, 2019 9:12 am

Amigo, eu tive exatamente esse problema e era o tubo de vácuo do freio. Quando o carro era abastecido com álcool, ele ficava pior com o motor frio, depois melhorava se não ligasse o ar. O conserto foi bem caro, R$ 1.800 e a Citroen não tinha a peça. Teve que importar da Argentina e demorou uns dois meses para chegar.

Depois o freio ficou perfeito.
Responder