Agua Fria em Motor Quente

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Intell77
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jun 05, 2019 4:50 pm
Modelos Citroën: C3

Agua Fria em Motor Quente

#1

Mensagem por Intell77 » Dom Jun 30, 2019 11:32 am

Bom dia para todos! Espero que todos estejam bem e com saúde!
Eu tenho um C3 Exclusive Solaris Automático motor 1.6 16V Flex 2012.
Comprei o carro faz pouco tempo. Após dirigir o carro por mais ou menos meia hora eu levei para fazer a vistoria da transferência.
Eu estava sentado aguardando o vistoriador fazer a vistoria. Ele abriu o capô do motor e estava tirando algumas fotos.
De repente ele pegou do chão um borrifador que estava cheio de água e começou a jogar água na direção do bloco do motor.
Eu levantei e fui perguntar o que ele estava fazendo. Ele falou:
"Estou lavando a numeração do motor que está enferrujada."
Achei muito estranho ele jogar água em um motor que ele sabia que estava quente.
Para tornar curta essa história, eu paguei a vistoria, peguei o laudo e fui para casa.
Chegando em casa eu abri o capô do carro e para minha surpresa, ainda tinha quantidade considerável de água em cima daquela cobertura plástica do motor, na parte externa do bloco do motor e aquele sensor/chicote elétrico que fica ao lado do coletor do escapamento estava bastante molhado também.
Nem preciso dizer que fiquei bem chateado com a atitude desse "vistoriador" de ter jogado água no motor de meu carro.
Acredito que ele não fez por mal. Fez porque é "sem noção" mesmo...
Depois dessa ocorrência, eu fiquei "cismado" se o fato do cara ter jogado água no motor que estava quente, não pode ter causado algum dano ao motor.
É possível que tenha ocorrido algum choque térmico e que tenha trincado alguma coisa no meu motor?
O fato de ter enxarcado o sensor/chicote pode ter danificado ele?
O que eu devo prestar atenção para me certificar que não ocorreu nenhum dano ao meu motor?
Agradeço a ajuda de quem puder me dar uma luz.
Eu gosto pra caramba do meu C3 e fiquei BASTANTE chateado do rapaz ter jogado água no motor dele.
Òtimo domingo para todos!
Intell77


Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Agua Fria em Motor Quente

#2

Mensagem por gabriel_mupe » Dom Jun 30, 2019 7:09 pm

Intell, bem vindo ao clube.
É normal eles lavarem a area pra conseguir deixar legivel a numeração. Geralmente não precisa de muita agua ou qualquer outro produto para limpar, o que nao deve causar danos ao motor.
Os conectores eletricos possuem um isolamento para n entrar agua tao facil assim, mas se usar uma lavadora de alta pessao pode molhar sim e danificar alguma coisa.

abs
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Intell77
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jun 05, 2019 4:50 pm
Modelos Citroën: C3

Agua Fria em Motor Quente

#3

Mensagem por Intell77 » Dom Jun 30, 2019 11:20 pm

Obrigado pela ajuda Gabriel.
Eu não sabia que eles procediam dessa forma...
De agora em diante vou eu mesmo limpar a numeração do motor com o motor frio antes de levar para vistoria.
Eu acrei esse procedimento muito temerário e arriscado.
Jogar água fria em um motor quente não me parece ser um procedimento muito seguro...
Obrigado Gabriel!
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Agua Fria em Motor Quente

#4

Mensagem por gabriel_mupe » Ter Jul 02, 2019 8:01 pm

O que nao pode é uma quantidade grande, tipo um balde! rs
Mas se foi borrifada, pequena quantidade, n tem problema. O melhor mesmo é limpar antes se precisar :vg:
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Responder