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andferro
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#16

Mensagem por andferro » Qua Jun 12, 2019 10:43 am

Wesley, estou na mesma situação, embora o meu C3 seja mais rodado - quase 80 mil km. O consumo fica entre 6 e 7 km/l na cidade com alcool ou gasolina. Minha zafira beberrona fazia 5km/l de alcool, achava que o C3 por ser menor e menos potente seria bem mais econômico. Já fiz limpeza de tudo o que tem direito e a melhoria no consumo não foi lá grande coisa, vou acompanhar o tópico pra "colar" de vc o que fazer....


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Miau
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#17

Mensagem por Miau » Qua Jun 12, 2019 11:14 am

Na verdade, a correção é positiva.. Então a mistura está pobre, ou seja, mais massa de ar em relação a massa de combustível padrão.. Sendo assim, a injeção está compensando injetando 21% mais combustível pra equilibrar isso.

Isso é indicativo de ar não computado pelo maf/map entrando na mistura e sendo detectado na sonda lambda, ou de combustível a menos do q o comandado sendo injetado
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#18

Mensagem por uelism » Qui Jun 13, 2019 7:21 am

andferro escreveu:Wesley, estou na mesma situação, embora o meu C3 seja mais rodado - quase 80 mil km. O consumo fica entre 6 e 7 km/l na cidade com alcool ou gasolina. Minha zafira beberrona fazia 5km/l de alcool, achava que o C3 por ser menor e menos potente seria bem mais econômico. Já fiz limpeza de tudo o que tem direito e a melhoria no consumo não foi lá grande coisa, vou acompanhar o tópico pra "colar" de vc o que fazer....
Pois é velho... E olha que o seu está melhor que o meu, pois o meu faz entre 6 e 7. Mas to confiante de achar a solução e compartilho.
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#19

Mensagem por uelism » Qui Jun 13, 2019 7:29 am

Miau escreveu:Na verdade, a correção é positiva.. Então a mistura está pobre, ou seja, mais massa de ar em relação a massa de combustível padrão.. Sendo assim, a injeção está compensando injetando 21% mais combustível pra equilibrar isso.

Isso é indicativo de ar não computado pelo maf/map entrando na mistura e sendo detectado na sonda lambda, ou de combustível a menos do q o comandado sendo injetado

Entendi. Eu sou de São Paulo capital, vc conheça alguém que possa fazer essas análises, pois, uso os termos stft1, ltft1 (e explico o que é) mas parece que falo grego, os caras nao sabem.

Ontem, eu tirei a mangueira do respiro do óleo, que é bem parecida com aquela que vc mostrou em outro tópico, pra ver se ela estava suja e obstruída e aparentemente está ok! Assoprei e o ar passo de boa.

Eu vi um vídeo de um outro carro que tinha exatamente os mesmos sintomas (carro funcionava bem, mas bebia muito) e o problema era cabo de vela/bobina. Ja pedi pra analisarem e falaram q esta ok
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#20

Mensagem por Miau » Qui Jun 13, 2019 7:56 am

Infelizmente os mecânicos de hoje não tem preparo com injeção eletrônica.. Sequer sabem interpretar leitura de erros, o que dirá leitura de comportamento de injeção. Tentam resolver problemas no troca troca de peças, no tentativa/erro.

Não é por acaso que eu não levo mais meu carro em mecânicos, pois pior que não resolverem, ainda podem causar mais defeitos.

Mas a linha de investigação está aí. Ou ar demais, ou combustível de menos.

Numa investigação, a primeira coisa é verificar condição dos cilindros/válvulas fazendo teste de compressão e vazão, pra garantir que a compressão está dentro dos valores de serviço.

A partir da vai se testando sensores, ignição e vedações
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#21

Mensagem por giovane s » Qui Jun 13, 2019 8:58 am

uelism escreveu:
Miau escreveu:Na verdade, a correção é positiva.. Então a mistura está pobre, ou seja, mais massa de ar em relação a massa de combustível padrão.. Sendo assim, a injeção está compensando injetando 21% mais combustível pra equilibrar isso.

Isso é indicativo de ar não computado pelo maf/map entrando na mistura e sendo detectado na sonda lambda, ou de combustível a menos do q o comandado sendo injetado

Entendi. Eu sou de São Paulo capital, vc conheça alguém que possa fazer essas análises, pois, uso os termos stft1, ltft1 (e explico o que é) mas parece que falo grego, os caras nao sabem.

Eu vi um vídeo de um outro carro que tinha exatamente os mesmos sintomas (carro funcionava bem, mas bebia muito) e o problema era cabo de vela/bobina. Ja pedi pra analisarem e falaram q esta ok
Pegue as leituras com o carro quente, sempre em temperatura de trabalho, de 90 a 100°C.
Tudo deve estar desligado, rádio, luz de cortesia, farol, ventilador, AC, e principalmente a ventoinha.
Tenta descobrir quais são os parâmetros normais de tempo de injeção e ignição, rotação na lenta e pressão de admissão do seu motor.
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#22

Mensagem por uelism » Sáb Jun 15, 2019 12:29 pm

Obrigado pelas dicas galera.
Estou fazendo uma lista pra checar e testar cada item.

Finalizando, farei questão em breve, de compartilhar aqui os resultados.
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