ATENÇÃO!! O site CitroënClube mudou de endereço!

Atualizem seus favoritos para -> https://citroenclube.com.br

Informações c3 1.4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
uelism
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Fev 07, 2019 10:03 am
Modelos Citroën: C3 1.4 Exclusive

Informações c3 1.4

#1

Mensagem por uelism » Ter Jun 11, 2019 8:23 am

E ai galera, blz?

Tenho um modelo c3 2012 1.4 exclusive. Adquiri ele em dezembro de 2018 com 15000 km de uma senhora.

Apesar da baixa km, levei ao mecânico para fazer uma revisão, tanto que ele até comentou o gosto de mexer no carro pois está tudo novinho.

Foi feito troca de óleo, filtros, correia dentada, alinhamento, balanceamento, troquei 2 pneus dianteiros, apesar de ter borracha estavam ressecados, limpou os bicos.

A performance do carro estava horrível, muuuuito amarrado. Hj ele está com 21000, o motor deu uma soltada, nao falha, partida é ótima.

Aí vem o ponto crítico: O consumo.

Não faz mais que 6 no álcool e 7,5~8 km/l na gasolina (medidos na bomba e não naquela computador de bordo retardado, tem como regular ele? )

Estranho é que tive um 206 e 207 passion, faziam 8 no álcool. Na gasolina, cheguei a fazer 16 na estrada com carro carregado.

Então, levei num mecânico que só mexe com PSA. Ele passou aquele aparelho feito pra PSA. Estava tudo ok segundo ele. Bicos com vazão ok, sistema de ignição ok. Ele sugeriu a troca das velas e fez uma atualização de software que tinha mais recente.

Fui lá, troquei as velas por iridio. Percebi que depois disso o carro não pipoca no etanol quando frio e o consumo teve leve melhora, coisq entre 0,3~0,5 L.

Algum de vcs sabe se falta olhar alguma coisa? Fazer algo? Rezar? Macumba? Mágica? Pq os Peugeots com mesmo motor, são mais econômicos? Ja cogitei ser algo no catalisador, pois quando quente no etanol, sai um cheiro de pólvora. Mas os mecânicos dizem que está ok.

As vezes ao ligar, ele da 3 bips e não é porta aberta nem baixo nível de combustível nem o alerta de velocidade(pq ta parado rsrs) e nao mostra nada no painel.

Ja tive relatos de amigos com o mesmo carro que diziam que era econômico.

Ahhh, tive que troca a embreagem, pq a vovozinha lá, deveria deixar o pé no pedal e tava patinando e ruim de engatar. \0//

Socorro hahaha.

Abraços. Wesley


giovane s
Curioso
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

#2

Mensagem por giovane s » Ter Jun 11, 2019 9:10 am

Verifica o ponto da correia dentada, no especializado PSA.

Pede para ele fazer o reset dos autoadaptativos. Se tiver algo errado o motor vai ficar horrível e vai aparecer os códigos de erros.
uelism
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Fev 07, 2019 10:03 am
Modelos Citroën: C3 1.4 Exclusive

#3

Mensagem por uelism » Ter Jun 11, 2019 9:15 am

Eu pensei no ponto tbm. Percebo uma pequena oscilação no ponteiro do conta giros em marcha lenta. Olhei outros carros e o ponteiro fica estático.

Obrigado pela dica. Abs
uelism
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Fev 07, 2019 10:03 am
Modelos Citroën: C3 1.4 Exclusive

#4

Mensagem por uelism » Ter Jun 11, 2019 9:59 am

Giovane s, falei com especializado PSA, ele disse que quando fez a atualização do software, fez esse reset. E disse tbm que o motor não está fora de ponto
giovane s
Curioso
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

#5

Mensagem por giovane s » Ter Jun 11, 2019 2:37 pm

uelism escreveu:Eu pensei no ponto tbm. Percebo uma pequena oscilação no ponteiro do conta giros em marcha lenta. Olhei outros carros e o ponteiro fica estático.

Obrigado pela dica. Abs
Limpeza da borboleta ajuda a melhorar a lenta, mas o consumo está muito acima do normal.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 2965
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 3
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#6

Mensagem por Miau » Ter Jun 11, 2019 2:40 pm

um caminho interessante é observar os parametros STFT e LTFT pelo scanner.. pra saber se está havendo correção na injeção.

Se não há correção, a injeção está perfeita. Logo o consumo deveria estar dentro do melhor padrão previsto.

Se houver correção, podemos até afirmar que a porcentagem corrigida é proporcional ao aumento de consumo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Curioso
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

#7

Mensagem por giovane s » Ter Jun 11, 2019 6:13 pm

uelism escreveu:E ai galera, blz?

Não faz mais que 6 no álcool e 7,5~8 km/l na gasolina (medidos na bomba e não naquela computador de bordo retardado, tem como regular ele? )
Fiz viagem a 10 dias e o erro do computador de bordo foi menor que 2%, igual ao erro do velocímetro.
bomba 556km/46,5l
computador de bordo 8,3l/100km

Procura por cheiro/vazamento de combustível na tampa da bomba de combustível, dutos de combustível, dutos do canister, tampa de combustível e bicos injetores gotejando.
uelism
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Fev 07, 2019 10:03 am
Modelos Citroën: C3 1.4 Exclusive

#8

Mensagem por uelism » Ter Jun 11, 2019 7:47 pm

giovane s escreveu:
uelism escreveu:Eu pensei no ponto tbm. Percebo uma pequena oscilação no ponteiro do conta giros em marcha lenta. Olhei outros carros e o ponteiro fica estático.

Obrigado pela dica. Abs
Limpeza da borboleta ajuda a melhorar a lenta, mas o consumo está muito acima do normal.

Ta limpissimo a TBi. Enchi o tanque hj, deu 5,7 km/l com etanol e o computador de bordo marcou 12.8L/100

:cry: :cry:
uelism
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Fev 07, 2019 10:03 am
Modelos Citroën: C3 1.4 Exclusive

#9

Mensagem por uelism » Ter Jun 11, 2019 7:51 pm

Miau escreveu:um caminho interessante é observar os parametros STFT e LTFT pelo scanner.. pra saber se está havendo correção na injeção.

Se não há correção, a injeção está perfeita. Logo o consumo deveria estar dentro do melhor padrão previsto.

Se houver correção, podemos até afirmar que a porcentagem corrigida é proporcional ao aumento de consumo.
Eu coloquei o odb2 e usei a ferramenta torque. Da uma olhada. Ta usando etanol.
Screenshot_20190611-193847.png
Odb2
E aqui eh a tela que o cara da oficina me mandou da injeção :
Screenshot_20190611-192237.png
PSA
Miluki
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Mar 09, 2019 3:39 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

#10

Mensagem por Miluki » Ter Jun 11, 2019 10:19 pm

Boa noite amigo...não esqueça de conferir a regulagem de válvula...muito importante pois altera bastante os parâmetros da injeção...toda vez que for trocado alguma peça, limpeza, regulagem fazer o reset de parâmetros.... abraço
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 2965
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 3
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#11

Mensagem por Miau » Ter Jun 11, 2019 11:03 pm

18% de correção.. 18% bebendo mais..

Leia ai

viewtopic.php?f=67&t=6286
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
uelism
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Fev 07, 2019 10:03 am
Modelos Citroën: C3 1.4 Exclusive

#12

Mensagem por uelism » Qua Jun 12, 2019 7:45 am

Miluki escreveu:Boa noite amigo...não esqueça de conferir a regulagem de válvula...muito importante pois altera bastante os parâmetros da injeção...toda vez que for trocado alguma peça, limpeza, regulagem fazer o reset de parâmetros.... abraço
E aí meu amigo!

Obrigado pela recomendação. Mas vc acha que mesmo com km baixa como está (21000), seria necessário uma regulagem nas válvulas? Foi feita o reset após limpeza de bico de resto ta tudo novinho. Oq me preocupa eh o fato que como ele esta com baixa km, ficava mto tempo parado.
uelism
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Fev 07, 2019 10:03 am
Modelos Citroën: C3 1.4 Exclusive

#13

Mensagem por uelism » Qua Jun 12, 2019 7:57 am

Miau escreveu:18% de correção.. 18% bebendo mais..

Leia ai

viewtopic.php?f=67&t=6286
Excelente texto!

Em resumo, devo ter como parâmetro, a soma do STFT e LTFT e o resultado deve ficar entre 10% pra mais ou menos. Na minha leitura esta dando 3.9% STFT e 18% LTFT ou seja 21.9%. Vou levar num especialista de injeção pra avaliar isso e aproveito pra ver a mangueira que vc mencionou no seu caso, apesar da diferença de modelo, mas vai que.. Neh? Além disso, alguma outra recomendação? Pois em aparelhos, não acusa avaria.

Obrigado
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 2965
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 3
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#14

Mensagem por Miau » Qua Jun 12, 2019 8:44 am

Só acusa avaria se a correção chegar em 25% dependendo do modelo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Curioso
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

#15

Mensagem por giovane s » Qua Jun 12, 2019 9:22 am

uelism escreveu:
Miau escreveu:18% de correção.. 18% bebendo mais..

Leia ai

viewtopic.php?f=67&t=6286
Excelente texto!

Em resumo, devo ter como parâmetro, a soma do STFT e LTFT e o resultado deve ficar entre 10% pra mais ou menos. Na minha leitura esta dando 3.9% STFT e 18% LTFT ou seja 21.9%. Vou levar num especialista de injeção pra avaliar isso e aproveito pra ver a mangueira que vc mencionou no seu caso, apesar da diferença de modelo, mas vai que.. Neh? Além disso, alguma outra recomendação? Pois em aparelhos, não acusa avaria.

Obrigado
Usa a lista que tem no início do tópico citado.

Com a mistura rica assim é bom olhar o óleo.
Responder