C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
almeida795
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Mar 20, 2019 8:47 am
Modelos Citroën: c3 1.4 8 v 2012

C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#1

Mensagem por almeida795 » Qua Mar 20, 2019 9:01 am

Bom dia caros amigos forum.Sou proprietário de uma c3 1.4, 8 válvulas 2012, o qual adquiri em janeiro de 2019 e por sinal estou gostando muito.Meu c3 sempre trabalhou com a temperatura no painel com 3 barras. Acontece que depois que fiz uma limpeza no arrefecimento, o mesmo está com uma anomalia de informação, pois quando saio pela manha para trabalhar o carro, após 1 km mais ou menos o painel ja informa duas barras de temperatura e a terceira barra demora para aparecer,e quando aparece fica oscilando entre 3 pontos ou dois na marcação do painel.O mesmo não funcionava assim, pois quando saía logo após rodar um pouco o painel sempre estava informando as 3 barras.Tanto a carcaça da válvula e a válvula são novas, porque quando comprei detectei que a mesma estava com início de vazamento. Estou desconfiado do sensor de temperatura ou a válvula termostática nova deve estar apresentando algum problema ou dificuldade em seu curso abre e fecha. Peço informação de alguém se ja passou essa situação com seu c3.Obrigado.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#2

Mensagem por giovane s » Qua Mar 20, 2019 2:04 pm

Parece que a válvula termostática nova é melhor ou errada, o carro está trabalhando mais frio.
Certeza que não comprou uma válvula termostática de temperatura menor que a anterior?
almeida795
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Mar 20, 2019 8:47 am
Modelos Citroën: c3 1.4 8 v 2012

C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#3

Mensagem por almeida795 » Qui Mar 21, 2019 11:33 am

bom! eu simplesmente comprei a válvula termostática não sabendo que teria a questão de temperatura menor, ele não estava com esta variação de marcação de temperatura no painel, trabalhava com os 3 leds acesos que acredito que é o padrão,isto começou depois que fiz uma limpeza no arrefecimento e foi colocado aditivo.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#4

Mensagem por giovane s » Qui Mar 21, 2019 12:03 pm

almeida795 escreveu:bom! eu simplesmente comprei a válvula termostática não sabendo que teria a questão de temperatura menor, ele não estava com esta variação de marcação de temperatura no painel, trabalhava com os 3 leds acesos que acredito que é o padrão,isto começou depois que fiz uma limpeza no arrefecimento e foi colocado aditivo.
Xsara Picasso é 3 mas pode chegar a 4 em dias quentes, AC e ou congestionamentos.
Verifica no manual.

Abraços.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#5

Mensagem por Miau » Sex Mar 22, 2019 4:20 pm

Muitos acham que a função da válvula é auxiliar no resfriamento.. Ou que quanto mais frio o motor ou mais demora pra aquecer, melhor..

Na verdade a função da válvula é de regular a temperatura entre os níveis de serviço. Ou seja, motor frio, ela fecha e ajuda a aquecer rápido até o nível de serviço. Motor quente, ela abre e ajuda a resfriar para o nível de serviço.

No seu caso, pode haver ar no sistema ou pode ter defeito na válvula que pode estar deixando passar, ou pode ser o modelo de aplicação errada para seu motor.

Só para consideração..

Além do aditivo ter que atender as especificações (organico/não organico, com ou sem. Monoetilenoglicol) é imperativo que se use água deionizada/desmineralizada própria para sistemas de arrefecimento.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
almeida795
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Mar 20, 2019 8:47 am
Modelos Citroën: c3 1.4 8 v 2012

C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#6

Mensagem por almeida795 » Sex Mar 22, 2019 4:41 pm

Lembrando que a valvula é nova, e que antes de colocar o aditivo nao acontecia.Vou pelo ar do sistema.Acredito que seja isso,apesar que o rapaz extraiu corretamentoe pelo lado do bloco do motor.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#7

Mensagem por giovane s » Sex Mar 22, 2019 10:09 pm

Acredito que não tenha ar no sistema, acho que a indicação está correta.
Esta válvula termostática deve ser de marca diferente e trabalhar um pouco diferente.
almeida795
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Mar 20, 2019 8:47 am
Modelos Citroën: c3 1.4 8 v 2012

C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#8

Mensagem por almeida795 » Sáb Mar 23, 2019 10:47 am

Se eu bem me lembro é thomson a marca dela.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#9

Mensagem por giovane s » Dom Mar 24, 2019 8:04 pm

Boa noite.

A minha também era, estava com uma trinca e trabalhando torta, mas não sei quanto tempo estava rodando no carro e estava sem aditivo e com radiador entupido.
Meu carro superaqueceu mesmo após a substituição pela VT original por causa do radiador.
No meu carro tem uma VT original e o carro trabalha entre 88 e 96°C no primeiro aquecimento do dia.

Abraços.
RAFAELMEDULE
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Out 08, 2019 11:51 pm
Modelos Citroën: C3 2005

Xsara Picasso esquentando

#10

Mensagem por RAFAELMEDULE » Qua Out 09, 2019 12:30 am

Boa tarde, estou com o mesmo problema em um C3 2005, ja troquei Valvula, Ventoinha, Sensor, Painel de Instrumentos e continua acusando aquecimento maximo falso....
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#11

Mensagem por Miau » Qua Out 09, 2019 6:04 am

você virou a chave, já acusa aquecimento alto?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
cleberlda
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Ago 04, 2021 2:48 pm
Modelos Citroën: c3 exclusive 2011

Re: C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#12

Mensagem por cleberlda » Qua Ago 04, 2021 2:55 pm

Boa Tarde. Adquiri há poucos dias um C3 Exclusive 1.4 2011. O antigo proprietário me mandou uma NF de revisão, de Março/2020 onde foi feita a limpeza do sistema de arrefecimento e troca do liquido. Contudo, ao sair com o carro de manhã, ele demora muuuuuuito pra atingir 2 barras do indicador de temperatura (dentro da cidade em transito moderado/intenso, até uns 6km / aproximadamente 20 minutos). E quando atingi 3 barras, ele fica oscilando entre 2 e 3, constantemente. Minha primeira suspeita seria da VAlvulda Termostatica, que pode estar trabalhando aberta, e por isso a demora no aquecimento. Essa demora no aquecimento está fora do normal, ou pode realmente ter algum problemas, e outra duvidas, há riscos de continuar usando assim?

Grato pela atenção.

Tenham um excelente dia.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C3 1.4 8 informando temperatura errada no painel

#13

Mensagem por giovane s » Seg Ago 09, 2021 9:30 am

cleberlda escreveu:
Qua Ago 04, 2021 2:55 pm
Boa Tarde. Adquiri há poucos dias um C3 Exclusive 1.4 2011. O antigo proprietário me mandou uma NF de revisão, de Março/2020 onde foi feita a limpeza do sistema de arrefecimento e troca do liquido. Contudo, ao sair com o carro de manhã, ele demora muuuuuuito pra atingir 2 barras do indicador de temperatura (dentro da cidade em transito moderado/intenso, até uns 6km / aproximadamente 20 minutos). E quando atingi 3 barras, ele fica oscilando entre 2 e 3, constantemente. Minha primeira suspeita seria da VAlvulda Termostatica, que pode estar trabalhando aberta, e por isso a demora no aquecimento. Essa demora no aquecimento está fora do normal, ou pode realmente ter algum problemas, e outra duvidas, há riscos de continuar usando assim?

Grato pela atenção.

Tenham um excelente dia.
Andar fora da temperatura ideal gasta mais combustível, ...etc
Eu troquei a VT do 1.4 por que a borracha interna rasgou e se comportava igual ao seu.
Responder