C3 aquecendo e agua baixando

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Antonio Rodrigues
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Mar 12, 2019 8:45 am
Modelos Citroën: Citroen c3 1.5 8v 20012/13 Tendance

C3 aquecendo e agua baixando

#1

Mensagem por Antonio Rodrigues » Ter Mar 12, 2019 8:54 am

Bom dia. Já vi alguns tópicos sobre o assunto aqui, porem peço que me ajudem. O meu c3 já passou por todos os testes de pressão para verificação da junta de cabeçote, radiador e mangueiras e mesmo assim não conseguem achar a razão para o problema. Alguém pode me ajudar?


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 aquecendo e agua baixando

#2

Mensagem por giovane s » Ter Mar 12, 2019 5:01 pm

Aquecendo quanto?
Baixando quanta água?
Automático?
Tem aditivo de arrefecimento ou água no sistema?
Ventoinha ligando?
Ar condicionado funciona?

A tampa pode não estar vedando - a água ferve e sai por ela.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 aquecendo e agua baixando

#3

Mensagem por Miau » Ter Mar 12, 2019 5:23 pm

Existe uma tampa de teste que injeta pressão no sistema. Uma oficina boa deve ter o equipamento
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Antonio Rodrigues
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Mar 12, 2019 8:45 am
Modelos Citroën: Citroen c3 1.5 8v 20012/13 Tendance

C3 aquecendo e agua baixando

#4

Mensagem por Antonio Rodrigues » Qua Mar 13, 2019 9:12 am

Bom dia. O carro e manual. A agua baixa cerca de 250ml por dia, completo hoje e amanha pela manhã baixou. Já foram feitos testes de pressão no motor e no radiador. Não existe sinal de mistura agua e óleo no motor nem óleo no arrefecimento. Sempre coloco agua desmineralizada e aditivo. Rodo bastante +- 200km por dia. O ar condicionado começa a falhar e alguns minutos depois acende a luz do painel. Quando isso acontece paro o carro desligo e vou olhar o motor a ventoinha fica ligada por +- 10 minutos. Outra coisa o aquecimento demora, saio as 6:00 e ele vai dar o aquecimento la pelas 11:00.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 aquecendo e agua baixando

#5

Mensagem por Miau » Qua Mar 13, 2019 9:24 am

O teste de pressão deve ser feito em todo sistema de arrefecimento. Por isso existe o teste que vai na tampa.

Só o radiador, não diz muita coisa.

Injeta se 1 bar no sistema e aguarda um tempo pra ver ser desce.

O equipamento de teste também testa a tampa em separado.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 aquecendo e agua baixando

#6

Mensagem por giovane s » Qua Mar 13, 2019 1:16 pm

Antonio Rodrigues escreveu:Bom dia. O carro e manual. A agua baixa cerca de 250ml por dia, completo hoje e amanha pela manhã baixou. Já foram feitos testes de pressão no motor e no radiador. Não existe sinal de mistura agua e óleo no motor nem óleo no arrefecimento. Sempre coloco agua desmineralizada e aditivo. Rodo bastante +- 200km por dia. O ar condicionado começa a falhar e alguns minutos depois acende a luz do painel. Quando isso acontece paro o carro desligo e vou olhar o motor a ventoinha fica ligada por +- 10 minutos. Outra coisa o aquecimento demora, saio as 6:00 e ele vai dar o aquecimento la pelas 11:00.
O problema do AC pode ser o 1° estágio da ventoinha, No Scanner aparece P0485.
O 1° estágio funciona quando o AC está ligado ou quando a água chega a uns 95°C, o segundo estágio quando chega a 98°C.
O AC desliga automaticamente quando a água chega a 108°C e religa quando cai abaixo de 102°C

Se não tiver o erro P0485.
A válvula termostática pode não estar abrindo completamente.
A válvula termostática do meu carro funciona assim:
A bomba de água puxa água do motor e do radiador, quando ela abre completamente ela fecha o duto que deixa a bomba de água puxar água do motor, puxando água somente do radiador.
No meu carro tinha uma MTE thompson que mesmo quando completamente aberta não fechava este duto, puxando água quente do motor ao invés de puxar água fria do radiador.

Pode ser que algumas varetas do radiador estejam obstruídas, eu coloquei a mão no meu radiador depois de a termostática abrir, esquentar a mangueira superior e a caixa superior do radiador, as varetas de um lado ficavam bem quente e as centrais que ficam atras da ventoinha ficavam mais frias estas estavam entupidas. Podia ter varetado o radiador (R$100), mas preferi comprar um tubular novo(R$300).
Antonio Rodrigues
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Mar 12, 2019 8:45 am
Modelos Citroën: Citroen c3 1.5 8v 20012/13 Tendance

C3 aquecendo e agua baixando

#7

Mensagem por Antonio Rodrigues » Ter Mar 19, 2019 5:34 pm

Boa tarde. Agradeço a todos. A agua continua baixando porém não tenho mais o problema do aquecimento, troquei o radiador. Depois da troca todo sistema foi pressurizado e não foi achado nenhum vazamento. Mesmo assim a agua ainda baixa.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 aquecendo e agua baixando

#8

Mensagem por giovane s » Ter Mar 19, 2019 9:34 pm

Boa noite.

O meu tem um vazamento insignificante, mas notei que baixou do Max para o meio em uns 5000 km. Vaza pela carcaça da válvula termostática e o cano que passa por trás do motor.
Quando o vazamento é grande é possível ver as manchas do líquido de arrefecimento, quando é pequeno se passar o dedo onde está vazando parece óleo, o dedo fica engordurado.
No pé direito do motorista passa os dois canos de entrada e saída do radiador de aquecimento de cabine e este radiador pode estar furado.
Se o carro superaqueceu a ponto de sair água pela tampa do reservatório ela deve ser trocada.

Abraços.
Antonio Rodrigues
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Mar 12, 2019 8:45 am
Modelos Citroën: Citroen c3 1.5 8v 20012/13 Tendance

C3 aquecendo e agua baixando

#9

Mensagem por Antonio Rodrigues » Qui Mar 21, 2019 11:02 am

Bom dia. Coloquei o carro na Oficina, deixamos o motor ligado das 9:00 as 14:00 e não houve nenhuma perda de agua. Ao que parece a perda da agua so se dá quando o motor é submetido ao uso em trânsito. Alguém sabe me dizer se a pressão no sistema de arrefecimento é a mesma com o carro parado (motor ligado) e em movimento (trânsito).
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 aquecendo e agua baixando

#10

Mensagem por giovane s » Qui Mar 21, 2019 11:15 am

Sim, acho que 1,4 BAR.

Com o ar quente no máximo e a ventilação no máximo, se tiver vazamento no radiador de aquecimento de cabine vai baixar água.

Caso tenha ar condicionado digital a solenóide do aquecimento de cabine abre e fecha para manter a temperatura que está programada.
Antonio Rodrigues
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Mar 12, 2019 8:45 am
Modelos Citroën: Citroen c3 1.5 8v 20012/13 Tendance

C3 aquecendo e agua baixando

#11

Mensagem por Antonio Rodrigues » Ter Mar 26, 2019 7:57 am

Bom dia. Deixei o carro na oficina ontem para fazer o teste com 1.4 bar. Hoje vou saber o resultado.
Antonio Rodrigues
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Mar 12, 2019 8:45 am
Modelos Citroën: Citroen c3 1.5 8v 20012/13 Tendance

C3 aquecendo e agua baixando

#12

Mensagem por Antonio Rodrigues » Qua Mar 27, 2019 7:06 am

Bom dia. Problema resolvido. A agua estava vazando para caixa da embreagem (ao abrir a mancha era bastante evidente, devido a cor do liquido de arrefecimento) pelo bujão alen (o nome me foi dado pelo mecanico), troca do bujāo e guarnição.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 aquecendo e agua baixando

#13

Mensagem por giovane s » Qua Mar 27, 2019 11:52 am

Bom dia.

:vg:
Coloca o tópico como resolvido.

Abraços.
renanhut1
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Jul 03, 2020 7:46 pm
Modelos Citroën: C3 Tendance 1.5

Re: C3 aquecendo e agua baixando

#14

Mensagem por renanhut1 » Sex Jul 03, 2020 7:54 pm

Tive esse problema em out 2019 e verifiquei que a mangueira que fica debaixo do reservatirio e que liga ao radiador estava meio dobrada diminuindo o fluxo da água. Posterior troquei a válvula termostatica que so estava abrindo um lado. ontem dia 02/07 estava na estradae viagem e o veiculo deu o mesmo sinal, stop, parei de imediato e acionei o guincho da seguradora. Ao.levar na ofixina o mecanico fez o teste, tirou a valvula e ligou direto, o carro nao ferveu mais e terei novamente que trocar a válvula termostatica.
Responder