C3 não pega as vezes.... "só quando quer"

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Lucas Nerone
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Out 25, 2017 10:43 am
Modelos Citroën: C3 GLX 1.6 16V

C3 não pega as vezes.... "só quando quer"

#1

Mensagem por Lucas Nerone » Ter Mar 05, 2019 10:25 am

Citroen C3
1.6 GLX - 16v
2008/2009

Pessoal, estou com um problema no C3, e como é difícil achar mecânico capacitado em mexer em Citroen.

Meu carro estava parando de pegar do nada, sem padrão, as vezes ele para de pegar e volta quando quer.

Pois bem, percebia que no momento que não pegava, você não ouvia o barulho da bomba de combustível Armando por 2 segundos ao girar a chave apenas. Levei ao mecânico, que me cobrou uma grana para "reprogramar a BSM" e quando peguei o carro de volta reparei que a bomba de combustível ficava armada o tempo todo, mesmo com o carro desligado, bastava virar a chave.
Levei de volta ao mecânico alegando isso, deixei o carro e após um dia na oficina e ele disse ter arrumado, porém, o problema antigo voltou de não dar partida voltou.

Na última vez que isso ocorreu, desconectei os cabos da BSM, bateria, módulo e nada (geralmente isso trazia o carro de volta).
Eu tenho módulo de som instalado no carro, que possui um cabo com um fusível ligado direto no conector da bateria, e dessa última vez, quando tentei dar partida, deixei esse cabo desconectado (todo o sistema de som permaneceu desligado) e o carro pegou.

Não sei se foi coincidência ou não, mas me pareceu que o módulo de som ligado na bateria diretamente, estava gerando algum tipo de erro no sistema e não permitindo a partida. (Sou leigo no assunto, não sei se estou falando algum tipo de besteira).
Enfim, vou manter o cabo desligado para verificar se o problema vai embora de vez, caso contrário, o problema não tem relação com o módulo de som e provavelmente é por outra razão.

Alguém já passou por esse problema? Alguma dica?


Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

C3 não pega as vezes.... "só quando quer"

#2

Mensagem por paulo.silva » Qua Mar 06, 2019 3:15 am

pode ter alguma relação! Nesses carros com módulos eletrônico na hora da partida a bateria nao pode baixar muito a voltagem e os módulos de som tem capacitores que quando alimentados puxam energia por um segundo, eu aconselho na hora de dar a partida aguardar dois ou três segundos na posição chave ligada pros módulos do carro fazer as leitura depois virar o arranque, ou seja dar a partida!! Talvez numa bateria zero de amperagem alta nao presisa. No meu c5 v6 eu sempre faço esse processo..... So uma dica, vlw!!!
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 não pega as vezes.... "só quando quer"

#3

Mensagem por giovane s » Qua Mar 06, 2019 10:21 am

Testa a bateria. Alguns módulos de motor e câmbio tem voltagem mínima de 8 volts.
Acho que o seu mecânico fez uma ligação direta da bomba de combustível ou da BSM.
Talvez a fiação que alimenta a BSM esteja quebrada ou com zinabre.
Lucas Nerone
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Out 25, 2017 10:43 am
Modelos Citroën: C3 GLX 1.6 16V

C3 não pega as vezes.... "só quando quer"

#4

Mensagem por Lucas Nerone » Qua Mar 06, 2019 10:55 am

Obrigado pelo retorno pessoal.

O carro não pegou hoje novamente, e todo o sistema de som já está desligado (módulo, caixa selada).

Para conseguir fazer o carro pegar, fiz o de sempre, desliguei o cabo da bateria, desconectei os cabos no módulo e cabos da BSM, aguardei uns 30 seg e conectei tudo de volta.

Me falaram que pode ser a bateria, mas ela nunca demonstrou sinais de que está com carga baixa ou dificuldades de girar o motor de arranque. Mas de qualquer forma, vou levar numa loja especializada para fazer os testes.

Enfim, continuo na busca pela causa raiz.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 não pega as vezes.... "só quando quer"

#5

Mensagem por giovane s » Qua Mar 06, 2019 11:33 am

Os motores da PSA giram muito fácil. Normalmente os problemas de bateria aparecem antes.
Eu tenho bateria de 50Ah com CCA de 320A.
Lucas Nerone
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Out 25, 2017 10:43 am
Modelos Citroën: C3 GLX 1.6 16V

C3 não pega as vezes.... "só quando quer"

#6

Mensagem por Lucas Nerone » Qua Mar 06, 2019 12:25 pm

Levei a bateria para teste, não apresentou problema.

Carregando bem pelo alternador e, durante os testes, ela não caiu para menos de 8v.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

C3 não pega as vezes.... "só quando quer"

#7

Mensagem por giovane s » Qua Mar 06, 2019 11:54 pm

Lucas Nerone escreveu:
Pois bem, percebia que no momento que não pegava, você não ouvia o barulho da bomba de combustível Armando por 2 segundos ao girar a chave apenas. Levei ao mecânico, que me cobrou uma grana para "reprogramar a BSM" e quando peguei o carro de volta reparei que a bomba de combustível ficava armada o tempo todo, mesmo com o carro desligado, bastava virar a chave.
Levei de volta ao mecânico alegando isso, deixei o carro e após um dia na oficina e ele disse ter arrumado, porém, o problema antigo voltou de não dar partida voltou.

Alguma dica?
Acredito que o módulo da ECU do motor alimente o relé da BSM que alimenta a bomba de combustível, este fio deve estar quebrado.
Lucas Nerone
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Out 25, 2017 10:43 am
Modelos Citroën: C3 GLX 1.6 16V

C3 não pega as vezes.... "só quando quer"

#8

Mensagem por Lucas Nerone » Qua Mar 13, 2019 9:14 pm

Pessoal

Durante inúmeras pesquisas sobre o possível problema do carro, encontrei esse vídeo a respeito de problema na BSM relacionado ao acionamento da Bomba, exatamente o problema que estou tendo.

https://youtu.be/jtXye40TQ48

Agora vou verificar se o problema é esse, mas faz todo o sentido.

Em paralelo, vi um vídeo sobre um problema no reconhecimento do chip da chave do carro. Na duvida, estou andando com a chave reserva do carro comigo, para quando o problema ocorrer novamente, eu conseguir realizar essa verificação do chip.

Abraço a todos!
Responder