C3 2012 Apagando e voltando a funcionar depois de um tempo

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
luizfwc
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jan 02, 2019 2:29 pm
Modelos Citroën: C3 Exclusive 1.4 2012

C3 2012 Apagando e voltando a funcionar depois de um tempo

#1

Mensagem por luizfwc » Qua Jan 02, 2019 2:41 pm

Senhores(as), boa tarde, antes de tudo, um feliz 2019 para todos! :)

Quero relatar um problema que me aconteceu algumas vezes e até hoje não tenho sinal do que pode ser.
Tenho um c3 exclusive 1.4 2012/2012, com 140 mil km rodados. Tive um problema em jan/18 onde eu estava andando com o carro normalmente, começou a apitar, acendeu a luz de óleo e morreu o motor. Desliguei a chave, virei de novo para ligar a parte elétrica e vi que a luz de óleo estava apagada e a informação de temperatura estava errada (estavam com 3 indicadores acesos e após apagar ficava sempre uma). Girava a ignição, mas não pegava e não fazia aquele zunido que sempre faz quando é ligada a parte elétrica (imagino que seja a bomba/injeção do carro)

Levei em um mecânico, foi feito um diagnóstico de que poderia ser motor sujo, foi feita uma limpeza e nunca mais tive o problema.
Após uns meses durante uma revisão, me informaram que a placa central do carro estava com curto entre os contatos e que os mesmos foram refeitos.
Nessa semana havia mandado o carro para troca do evaporador do ar condicionado, peguei o carro de volta na sexta feira dia 28/12, andei o dia inteiro com ele sem problemas. No dia seguinte, andei cerca de 20 minutos e ocorreu o mesmo problema: carro apita, acende luz de óleo, motor desliga e não pega por nada. Ao ligar a parte elétrica novamente, informação errada da temperatura e luz de óleo apagada. De novo, o carro voltou a pegar, mas só após cerca de duas horas.

Dei uma pesquisada no fórum e achei algumas coisas parecidas, já fiz testes com o transponder da chave e não aparentou ser, pelo meu conhecimento de leigo, acredito que possa ser algum sensor que está enviando informação errada e o motor acaba morrendo. Alguém tem uma luz? Ou alguma indicação de uma boa oficina em Porto Alegre/RS?


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C3 2012 Apagando e voltando a funcionar depois de um tempo

#2

Mensagem por Miau » Qui Jan 03, 2019 11:11 am

pra tentar entender.. o apito é justamente devido a alguma falha na injeção. A luz do óleo deve acender no momento em que o rpm cai quando o motor morre, pois fica com pressão insuficiente.

Acho que teria que passar um diagnostico pra capturar o codigo de erro.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
luizfwc
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jan 02, 2019 2:29 pm
Modelos Citroën: C3 Exclusive 1.4 2012

C3 2012 Apagando e voltando a funcionar depois de um tempo

#3

Mensagem por luizfwc » Sáb Jan 05, 2019 9:22 pm

Miau, obrigado pela resposta.

Acabei levando o carro em uma oficina especializada e foi constatado que eu estava com o aterramento do câmbio com mal contato e com defeito em dois sensores do painel. Foi feito o conserto desses itens.

Outra coisa que foi constatada é que minha bateria estava com pouca vida útil, o que poderia estar causando esse tipo de problema também.

Andei com o carro durante o fim de semana e até agora tudo normal, o que acontecia era realmente problema de comunicação dos sensores com a injeção, fazendo o motor morrer e acender a luz de óleo.
Paulo Paz
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Dez 19, 2018 10:48 pm
Modelos Citroën: C3 1.4 flex

C3 2012 Apagando e voltando a funcionar depois de um tempo

#4

Mensagem por Paulo Paz » Qua Dez 25, 2019 11:33 pm

Tenho o mesmo problema no meu C3, mas tenho uma breve solução qdo isto ocorrer e vc não ficar na mão, pois este é um defeito elétrico, desligue o positivo da bateria do carro, aguarde uns 15 segundos e religue, pode dar na partida que seu carro funcionará.
Vou a um eletricista pois pode ser algum conector , alarme , que está cortando o funcionamento do motor
RODRIGO1812
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Nov 13, 2023 2:17 pm
Modelos Citroën: C3 EXCLUSIVE 2012

Re: C3 2012 Apagando e voltando a funcionar depois de um tempo

#5

Mensagem por RODRIGO1812 » Seg Nov 13, 2023 2:34 pm

Boa tarde a todos o meu C3 está apresentando esse defeito, alguem sabe como resolver o problema?

Adicionado após 50 segundos:
Boa tarde Luiz, como você conseguiu resolver o seu problema?
luizfwc
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jan 02, 2019 2:29 pm
Modelos Citroën: C3 Exclusive 1.4 2012

Re: C3 2012 Apagando e voltando a funcionar depois de um tempo

#6

Mensagem por luizfwc » Ter Nov 14, 2023 1:31 pm

Opa pessoal, só trazendo uma atualização aqui para que possa ajudar o pessoal que cair nesse fórum:
Logo depois disso deixei o carro com meu mecanico por cerca de duas semanas, onde o mesmo não passou pelo problema. Da mesma forma, foi feita uma limpeza de todos os contatos na placa da central eletronica e também foi verificado que o rastreador da ituran, que na epoca eu havia contratado junto do seguro, havia sido instalada de qualquer jeito, onde cortaram os fios elétricos da bomba de gasolina, realizaram uma emenda com fita isolante e o rastreador. Meu mecanico removeu e refez todas as soldas e fios da bomba, depois disso fiquei com o carro até o final do ano sem dar problema e acabei vendendo o mesmo.
LucimarFP
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Jan 31, 2024 5:49 pm
Modelos Citroën: C3 1.4

C3 FUZIVEL DA BOMBA DERRETEU NO BSM

#7

Mensagem por LucimarFP » Qua Jan 31, 2024 6:00 pm

Meu carro , não estava pegando de primeira, aí achavam que era bateria , troquei, depois tomada da Bomba, trocada, chave canivete mal contato , TROCADA. Nunca iria imaginar fuzivel. Aí fui na frente abri o caput e constatei um FUZIVEL QUEIMADO, aí mostrei para o eletricista que disse que derreteu e isso pode ter sido todo o problema do carro não pegar de Primeira.
Ele tbm disse que foi colocado um Fuzivel de 15, onde ali teria que ser um de 30. Mas comprei o carro há menos de 1 ano e nunca mexi ali e tbm não tive problemas.
Agora estou com o carro PARADO. Será que tem como recuperar esse lado onde é o encaixe do fuzivel que tá derretido na cx , ao invés de trocar a caixa que é muito cara?
Responder