C3 1.4 2011/2012 AR Condicionado Não Liga X "SuperAquecimento"
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C3 1.4 2011/2012 AR Condicionado Não Liga X "SuperAquecimento"
Bom Dia à Todos,
Tenho um C3 Excl 1.4 Flex 8V 2011/2012
De uns tempos para cá, o AR Condicionado Liga Quando Quer... OBs.: AR Condicionado Digital
Suspeitei daquele Sensor "Bitron" dentro do Painel, removi, fiz uns Testes e percebi que sem ele, o AR liga SEMPRE que dá Partida então limpei, reinstalei e ficou Joinha.
Mas, passado alguns meses, o AR volta a não ligar quando Eu Quero e sim, Quando "Ele" acha que deve, rsrsrs.
Até que, esses Dias o Carro SuperAqueceu (o meu nunca esquentou fácil) na hora parei o carro e chamei o Guincho.
Notei que a Ventoinha não estava Acionando!!! (nem com o AR e nem c/ o AR ligado não aciona, seja qual for a Temperatura, seja qual for a condição [c/ ou s/ AR])
Tenho um MEDO lascado de MeXânico!!! (Eu Sou MeXânico, rsrsrs, mas Eu, sou Curioso... mexo nas minhas coisas! É diferente de você procurar um Profissa e ele não saber o que está fazendo/falando do MEU CARRO [para isso tenho Eu Tenho Eu Mesmo, rs, e não Cobro um Absurdo, rs])
Então,
Li muita coisa aqui no Fórum, recolhi idéias e dicas e fui À Luta. Testei Fusíveis (TODOS; no CockPit, "no Motor", os MaXi), Testei o Sensor de Temperatura (aquele do Difusor/Termostático, Medi e Testei), Testei o "Bitron", rs...
Bom,
Fucei muito... então me cansei e Comecei a Recolher minhas Ferramentas quando (com o Motor ligado para esquentar) de Curioso que sou, eu resolvi dar um "empurrãozinho" (com cuidado) na Ventoinha... e não é que ela começou a Funcionar? o.O
na Velocidade 1 e então fui lá no Carro (o AR que não estava ligado) e Liguei o AR e o bendito Ligou! Velocidade 2 na Ventoinha!!!
Desliguei o Carro. Esperei alguns Minutos. Liguei novamente e esperei esquentar... nada... então fui dar outro impulso na Ventoinha e nada... liguei o AR e nada... então c/ o AR Ligado (mas não estava funcionando) fui dar o impulso na Ventoinha novamente e VOIA-LÁ! Ligou! Velocidade 1 e depois, foi para a Velocidade 2.
Enfim, repeti esses Testes Várias vezes: Desligava, Esperava, Ligava, C/ AR, S/ AR, C/ "Impulso" (na Ventoinha), S/ "Impulso"...
Video em MP4 131MB
Video em MP4 28MB
Conclusão;
Parece, que o Defeito está no Motor da Ventoinha... AR Liga, Ventoinha não Liga... Motor demora esquentar, e quando esquenta, Ventoinha não liga... quando eu dou um "empurrão" na Ventoinha, ela Liga somente na Condição do AR estar Ligado... senão, ela não Liga... porém, depois de "centenas de Testes", a Ventoinha começou a Ligar (desde QUE, dando um empurrão) independentemente do AR estar ou não Ligado...
Caros Colegas,
Me Ajudem? rsrsrs
(Mecânicos, por favor, não me levem a Mau e nem a Mal, rsrsrs, vocês sabem que as pessoas são diferentes e não estou generalizando, rsrsrs, sou Técnico em Telecom e Informática, e asseguro que na minha área é LOTADA de picaretas, rs)
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Mas, passado alguns meses, o AR volta a não ligar quando Eu Quero e sim, Quando "Ele" acha que deve, rsrsrs.
Até que, esses Dias o Carro SuperAqueceu (o meu nunca esquentou fácil) na hora parei o carro e chamei o Guincho.
Notei que a Ventoinha não estava Acionando!!! (nem com o AR e nem c/ o AR ligado não aciona, seja qual for a Temperatura, seja qual for a condição [c/ ou s/ AR])
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Então,
Li muita coisa aqui no Fórum, recolhi idéias e dicas e fui À Luta. Testei Fusíveis (TODOS; no CockPit, "no Motor", os MaXi), Testei o Sensor de Temperatura (aquele do Difusor/Termostático, Medi e Testei), Testei o "Bitron", rs...
Bom,
Fucei muito... então me cansei e Comecei a Recolher minhas Ferramentas quando (com o Motor ligado para esquentar) de Curioso que sou, eu resolvi dar um "empurrãozinho" (com cuidado) na Ventoinha... e não é que ela começou a Funcionar? o.O
na Velocidade 1 e então fui lá no Carro (o AR que não estava ligado) e Liguei o AR e o bendito Ligou! Velocidade 2 na Ventoinha!!!
Desliguei o Carro. Esperei alguns Minutos. Liguei novamente e esperei esquentar... nada... então fui dar outro impulso na Ventoinha e nada... liguei o AR e nada... então c/ o AR Ligado (mas não estava funcionando) fui dar o impulso na Ventoinha novamente e VOIA-LÁ! Ligou! Velocidade 1 e depois, foi para a Velocidade 2.
Enfim, repeti esses Testes Várias vezes: Desligava, Esperava, Ligava, C/ AR, S/ AR, C/ "Impulso" (na Ventoinha), S/ "Impulso"...
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Conclusão;
Parece, que o Defeito está no Motor da Ventoinha... AR Liga, Ventoinha não Liga... Motor demora esquentar, e quando esquenta, Ventoinha não liga... quando eu dou um "empurrão" na Ventoinha, ela Liga somente na Condição do AR estar Ligado... senão, ela não Liga... porém, depois de "centenas de Testes", a Ventoinha começou a Ligar (desde QUE, dando um empurrão) independentemente do AR estar ou não Ligado...
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Essa dela funcionar com um empurrão é o motor fraco.
Leva pra recondicionar ele. Trocar as escovas, o enrolamento se for o caso, lubrificar etc..
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Munhoz,
Também acho isso... Estou com isso FiXo na minha Cabeça! Mas quis perguntar aqui porque, como Citroen é "diferentão" (ao menos o que os preconceituosos nos passam, rs) então às vezes o óbvio não é tão óbvio, rs.
Lembrei do Motor de Arranque do meu KA, ano 2005, que troquei as Escovas Ano passado e ficou como se fosse 0Km!
Eu mesmo Quero trocar as Escovas/Carvão ou o Motor da Ventoinha, problema é que Moro em AP e ante-ontem que eu fiz todos esses testes na garagem da minha sogra. Enquanto me programo outra "visita" à minha sogra, eu aproveito e re-estudo as possibilidades e dicas.
Vou Postando os Próximos Passos até o Final.
Agradecido.
Também acho isso... Estou com isso FiXo na minha Cabeça! Mas quis perguntar aqui porque, como Citroen é "diferentão" (ao menos o que os preconceituosos nos passam, rs) então às vezes o óbvio não é tão óbvio, rs.
Lembrei do Motor de Arranque do meu KA, ano 2005, que troquei as Escovas Ano passado e ficou como se fosse 0Km!
Eu mesmo Quero trocar as Escovas/Carvão ou o Motor da Ventoinha, problema é que Moro em AP e ante-ontem que eu fiz todos esses testes na garagem da minha sogra. Enquanto me programo outra "visita" à minha sogra, eu aproveito e re-estudo as possibilidades e dicas.
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Bom Dia,
Pesquisei Bastante (Lojas/Oficinas) atrás do Motor da Ventoinha.
Hoje, eu finalmente comprei um Motor da Ventoinha à base de troca. "Novo". Segundo o cara, ele compra o Conjunto Completo da Seguradora então, segundo ele, o que ele Retirou está Zerado.
Enfim,
Troquei tem +/- 2hs atrás, o Clima ficou BEM mais fresco, o CalorZão foi embora... rs... Agora vou testar no Dia-a-Dia e posto se ficou Bom mesmo.
Aparentemente, o Defeito do "AR Liga Quando Quer X SuperAquecimento do Motor/Radiador" era esse mesmo; somente o MotorZinho da Ventoinha... deixei o motor ligado com o carro parado até ele esquentar e a Ventoinha ligou na Velocidade 1 sem ter que dar um peteleco/empurrãozinho nela.
Vou Rodar uns Dias pra ter certeza e aí posto se definitivamente Resolveu de Fato.
Pesquisei Bastante (Lojas/Oficinas) atrás do Motor da Ventoinha.
Hoje, eu finalmente comprei um Motor da Ventoinha à base de troca. "Novo". Segundo o cara, ele compra o Conjunto Completo da Seguradora então, segundo ele, o que ele Retirou está Zerado.
Enfim,
Troquei tem +/- 2hs atrás, o Clima ficou BEM mais fresco, o CalorZão foi embora... rs... Agora vou testar no Dia-a-Dia e posto se ficou Bom mesmo.
Aparentemente, o Defeito do "AR Liga Quando Quer X SuperAquecimento do Motor/Radiador" era esse mesmo; somente o MotorZinho da Ventoinha... deixei o motor ligado com o carro parado até ele esquentar e a Ventoinha ligou na Velocidade 1 sem ter que dar um peteleco/empurrãozinho nela.
Vou Rodar uns Dias pra ter certeza e aí posto se definitivamente Resolveu de Fato.
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Boa Tarde Pessoal,
Depois da Troca do Motor da Ventoinha do Radiador (27-12-2018) estava Rodando perfeitamente sem nenhuma pane.
Acontece que, Ontem (calor do inferno) e Hoje, o AR não quer ligar...
Ontem, o AR ligou sozinho (modo Auto) assim que liguei o Carro (meu AR é Digital). Fez o "TeC" do Compressor, depois desligou e só... nada fez ele ligar novamente... fiquei rodando por uns 40 min +/- e Nada...
Então eu resolvi Retirar o "BITRON 52513D" e depois que liguei o carro eu ouvi o "TeC" do Compressor e daí em diante o AR ficou Bom!
Hoje, Exatamente AGORA (muito calor, um inferno) fui sair com o Carro, dei a partida, naturalmente ele ligou o AR sozinho (em modo Auto), fez o "TeC" do Compressor, depois parou e NADA mais, igualmente a ontem, o Compressor Liga mas logo em seguida Desliga e nada de AR... permanece desde ontem SEM o "BITRON 52513D" mas diferente de ontem, o AR não quer ligar...
Alguem pode me dar Alguma Luz/Dica ? Obrigado.
Depois da Troca do Motor da Ventoinha do Radiador (27-12-2018) estava Rodando perfeitamente sem nenhuma pane.
Acontece que, Ontem (calor do inferno) e Hoje, o AR não quer ligar...
Ontem, o AR ligou sozinho (modo Auto) assim que liguei o Carro (meu AR é Digital). Fez o "TeC" do Compressor, depois desligou e só... nada fez ele ligar novamente... fiquei rodando por uns 40 min +/- e Nada...
Então eu resolvi Retirar o "BITRON 52513D" e depois que liguei o carro eu ouvi o "TeC" do Compressor e daí em diante o AR ficou Bom!
Hoje, Exatamente AGORA (muito calor, um inferno) fui sair com o Carro, dei a partida, naturalmente ele ligou o AR sozinho (em modo Auto), fez o "TeC" do Compressor, depois parou e NADA mais, igualmente a ontem, o Compressor Liga mas logo em seguida Desliga e nada de AR... permanece desde ontem SEM o "BITRON 52513D" mas diferente de ontem, o AR não quer ligar...
Alguem pode me dar Alguma Luz/Dica ? Obrigado.
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testa ou troca o sensor da pressao na linha do ar no meu c5 fica no lado direito do radiador pode estar alterado!!
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fazer os testes tem que ter um multímetro, pra trocar vai ter que repor o gaz eu acho!!
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Legal Paulo! Valeu!paulo.silva escreveu:testa ou troca o sensor da pressao na linha do ar no meu c5 fica no lado direito do radiador pode estar alterado!!
Faz sentido... Vou ver isso aí hoje mesmo!
Sim, tenho o MultíMetro, são 2 Testes né? Continuidade e Resistência?
Ontem levei ele em uma oficininha de AR que tem aqui perto (oficininha Lotada!). Fiquei na Fila esperando minha vez, rs,
Aí ele colocou aos apetrechos ("Relógios") na Saída/Entrada do AR, pediu para Eu ligar o Carro e Ligar o AR... e, ACREDITE, o FDP do AR LIGOU na frente dele!!!
Enfim, ele mediu a Pressão e disse que está muito boa... que teria que deixar o carro lá para ele ver melhor. Mas eu sou CHATO, não vi Scanner lá, estou com medo d'ele ficar nas tentativas (isso eu mesmo faço, rs).
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O meu aconteceu o seguinte no domingo, voltando do sítio, estrada de terra de boa, só na primeira, subiu 1 ponto a mais da temperatura achei estranho e depois voltou.
Peguei estrada de boa ar condicionado funcionando, temperatura no meio tudo certo.
Ontem no trânsito o carro começou a esquentar e subiu 1 ponto 2 pontos parei o carro.
Tinha água no bujão não fervia.
Liguei o carro abaixou a temperatura mas não tudo, liguei o ar condicionado quente, e a ventoinha do radiador não aciona, nem.com ar nem sem ar..
Ontem tirei a resistência aparentemente normal, nada queimado. Não consegui testar a ventoinha
Ontem a noite testava com a resistência fora ela não esquenta (acho que deveria não sei dizer)
Consigo andar com o carro, mas em trânsito preciso ficar de olho na temperatura pra não ferver
Peguei estrada de boa ar condicionado funcionando, temperatura no meio tudo certo.
Ontem no trânsito o carro começou a esquentar e subiu 1 ponto 2 pontos parei o carro.
Tinha água no bujão não fervia.
Liguei o carro abaixou a temperatura mas não tudo, liguei o ar condicionado quente, e a ventoinha do radiador não aciona, nem.com ar nem sem ar..
Ontem tirei a resistência aparentemente normal, nada queimado. Não consegui testar a ventoinha
Ontem a noite testava com a resistência fora ela não esquenta (acho que deveria não sei dizer)
Consigo andar com o carro, mas em trânsito preciso ficar de olho na temperatura pra não ferver
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Rodizzi
Verifique os Fusíveis "de fora" (debaixo do Capô do Motor, debaixo os Fusíveis ficam os Fusíveis MaXi, testa todos eles e aproveita e verifique se não tem nenhum derretido)
Verifique também o Sensor de Temperatura (Teste de Continuidade e Resistência).
Mas, logo de cara tem um Teste "simplão" para você fazer;
com muito cuidado !!! com muito cuidado !!! Com cuidado, rs, você liga e espera o carro esquentar e dá um "peteleco" (empurrâozinho à toa) na Hélice da Ventoinha (COM MUITO CUIDADO PARA NÃO CORTAR/DECEPAR O DEDO!!! USE UMA CHAVE DE FENDA!!! NÃO VÁ ENFIAR O DEDO LÁ HEIN!!! rsrsrs)
Se a Ventoinha começar a Girar, aí é Defeito no Motor da Ventoinha... MAS, isso não descarta possíveis defeitos nos demais componentes... quando a Ventoinha estiver girando, ligue o AR e espere pelo "TeC" do Compressor do AR e veja se após alguns segundinhos Aciona o 2o. Estágio da Velocidade da Ventoinha.
Verifique os Fusíveis "de fora" (debaixo do Capô do Motor, debaixo os Fusíveis ficam os Fusíveis MaXi, testa todos eles e aproveita e verifique se não tem nenhum derretido)
Verifique também o Sensor de Temperatura (Teste de Continuidade e Resistência).
Mas, logo de cara tem um Teste "simplão" para você fazer;
com muito cuidado !!! com muito cuidado !!! Com cuidado, rs, você liga e espera o carro esquentar e dá um "peteleco" (empurrâozinho à toa) na Hélice da Ventoinha (COM MUITO CUIDADO PARA NÃO CORTAR/DECEPAR O DEDO!!! USE UMA CHAVE DE FENDA!!! NÃO VÁ ENFIAR O DEDO LÁ HEIN!!! rsrsrs)
Se a Ventoinha começar a Girar, aí é Defeito no Motor da Ventoinha... MAS, isso não descarta possíveis defeitos nos demais componentes... quando a Ventoinha estiver girando, ligue o AR e espere pelo "TeC" do Compressor do AR e veja se após alguns segundinhos Aciona o 2o. Estágio da Velocidade da Ventoinha.
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Bom Dia,
Vim agradecer a ajuda que tive aqui e postar a Solução do meu Problema,
Após ver a dica do carlos.fernando no tópico http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 158#p48158
Eu aliviei um pouquinho a pressão do AR e Eureca! Está estável até hoje!
Já fazem 2 meses que não tenho nenhum tipo de problema! Tinha pressão demais no Sistema... rsrsrs
Vim agradecer a ajuda que tive aqui e postar a Solução do meu Problema,
Após ver a dica do carlos.fernando no tópico http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 158#p48158
Eu aliviei um pouquinho a pressão do AR e Eureca! Está estável até hoje!
Já fazem 2 meses que não tenho nenhum tipo de problema! Tinha pressão demais no Sistema... rsrsrs
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Bom que resolveu!
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gabriel_mupe, eu usei essa Dica de Ouro aqui;
http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 158#p48158
quem diria... rsrsrs
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quem diria... rsrsrs
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Como vc fez pra retirar o sensor para limpar?Kako-CFR escreveu: ↑Seg Dez 24, 2018 10:46 amBom Dia à Todos,
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Até que, esses Dias o Carro SuperAqueceu (o meu nunca esquentou fácil) na hora parei o carro e chamei o Guincho.
Notei que a Ventoinha não estava Acionando!!! (nem com o AR e nem c/ o AR ligado não aciona, seja qual for a Temperatura, seja qual for a condição [c/ ou s/ AR])
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Então,
Li muita coisa aqui no Fórum, recolhi idéias e dicas e fui À Luta. Testei Fusíveis (TODOS; no CockPit, "no Motor", os MaXi), Testei o Sensor de Temperatura (aquele do Difusor/Termostático, Medi e Testei), Testei o "Bitron", rs...
Bom,
Fucei muito... então me cansei e Comecei a Recolher minhas Ferramentas quando (com o Motor ligado para esquentar) de Curioso que sou, eu resolvi dar um "empurrãozinho" (com cuidado) na Ventoinha... e não é que ela começou a Funcionar? o.O
na Velocidade 1 e então fui lá no Carro (o AR que não estava ligado) e Liguei o AR e o bendito Ligou! Velocidade 2 na Ventoinha!!!
Desliguei o Carro. Esperei alguns Minutos. Liguei novamente e esperei esquentar... nada... então fui dar outro impulso na Ventoinha e nada... liguei o AR e nada... então c/ o AR Ligado (mas não estava funcionando) fui dar o impulso na Ventoinha novamente e VOIA-LÁ! Ligou! Velocidade 1 e depois, foi para a Velocidade 2.
Enfim, repeti esses Testes Várias vezes: Desligava, Esperava, Ligava, C/ AR, S/ AR, C/ "Impulso" (na Ventoinha), S/ "Impulso"...
Video em MP4 131MB
Video em MP4 28MB
Conclusão;
Parece, que o Defeito está no Motor da Ventoinha... AR Liga, Ventoinha não Liga... Motor demora esquentar, e quando esquenta, Ventoinha não liga... quando eu dou um "empurrão" na Ventoinha, ela Liga somente na Condição do AR estar Ligado... senão, ela não Liga... porém, depois de "centenas de Testes", a Ventoinha começou a Ligar (desde QUE, dando um empurrão) independentemente do AR estar ou não Ligado...
Caros Colegas,
Me Ajudem? rsrsrs
(Mecânicos, por favor, não me levem a Mau e nem a Mal, rsrsrs, vocês sabem que as pessoas são diferentes e não estou generalizando, rsrsrs, sou Técnico em Telecom e Informática, e asseguro que na minha área é LOTADA de picaretas, rs)
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C3 1.4 2011/2012 AR Condicionado Não Liga X "SuperAquecimento"
Dando algumas dicas extras, se tudo mencionado aqui não resolveu seu problema, é bem possível que o radiador do ar quente esteja furado ou obstruído.
Se está furado, a água vaza depois de usar o ar condicionado com o carro desligado. Nas duas situações, a água quente do ar não consegue se resfriar corretamente no radiadorzinho e volta saturada ao sistema, o que ocasiona o superaquecimento.
Edit: esqueci de mencionar, se o carro passar da terceira marca da temperatura com o ar ligado, desligue o ar condicionado e deixe no ventilador ligado na velocidade máxima com o ar quente no máximo. Isso vai ajudar a dissipar a temperatura saturada do sistema, voltando à marca três, o que vai dar um tempo até você estacionar o carro em um local seguro.
Obs: a água pode vazar dentro da cabine ou não, dependendo da posição do furo no radiador ou se for um micro furo na mangueira.
Exemplo:
Se está furado, a água vaza depois de usar o ar condicionado com o carro desligado. Nas duas situações, a água quente do ar não consegue se resfriar corretamente no radiadorzinho e volta saturada ao sistema, o que ocasiona o superaquecimento.
Edit: esqueci de mencionar, se o carro passar da terceira marca da temperatura com o ar ligado, desligue o ar condicionado e deixe no ventilador ligado na velocidade máxima com o ar quente no máximo. Isso vai ajudar a dissipar a temperatura saturada do sistema, voltando à marca três, o que vai dar um tempo até você estacionar o carro em um local seguro.
Obs: a água pode vazar dentro da cabine ou não, dependendo da posição do furo no radiador ou se for um micro furo na mangueira.
Exemplo: