Troca de bobina c3 1.4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
celsomp
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 6:56 pm
Nome: celsomp
Localização: Petropolis
Modelos Citroën: c3 XTR 1.6 16v 2007

Troca de bobina c3 1.4

#1

Mensagem por celsomp » Qua Out 03, 2018 3:10 pm

Gostaria de compartilhar com os usuários do clube minha experiencia com defeitos do meu C3 exclusive 1.4 2008 (120.000 km)
No painel apareceu a luz de advertência da injeção eletrônica, o carro se comportava de maneira normal, (em raras ocasiões ele tinha dificuldade de partida e falhas durante a redução de marcha e retomadas de velocidade) que eu atribuía a qualidade do combustível.

Passeio o scanner ELM 327, os códigos apresentados foram P0341 (camshaft position, testei sensor de fase e estava Ok) P0261, P0264, P0267, P0271 (cylinder injector circuit low)

Comprei um novo jogo de velas, fiz limpeza de bicos e TBI, limpa contato na caixa de fusíveis e modulo, revisão da bomba de combustível. Apos esses procedimentos o carro funcionou bem por algumas semanas (com a luz no painel ainda acesa).

Depois de aproximadamente um mês rodando com o carro assim, de repente o carro ficou muito ruim, apresentava falhas constantes, perda de potencia (como se a bomba de combustível cortasse), velocímetro zerava, o carro parecia estar fora do ponto ou com o tempo de injeção errado.
Diante da infinita possibilidade de causas dessas falhas resolvi investigar na internet, me deparei com muitas indicações de problemas no modulo, BSI, BSM, TBI, Chicote etc, acreditava que o problema era elétrico pois todos os sensores afetados compartilhavam o mesmo relé da BSM.

De qualquer forma antes de levar o carro a um especialista, resolvi comprar uma bobina já que seria uma despesa pequena (R$ 225 magneti mareli) e ver se resolvia o problema. E sim !!! após a troca da bobina o carro ficou 100% não apresenta falhas e nem códigos de erros, de alguma forma a bobina antiga estava afetando todo o circuito elétrico do carro, e fazendo com que ele apresentasse sintomas variados.

Fica ai a dica, não sou profissional de reparação e não uso equipamentos profissionais, o defeito de bobina apresentado parece ser comum nessa linha e com a KM do meu carro.

Espero ter ajudado


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Troca de bobina c3 1.4

#2

Mensagem por Munhoz » Qui Out 04, 2018 3:30 pm

Obrigado por compartilhar!
Tem alguns tópicos que na Picasso 1.6 acontece isso, o mesmo erro e o problema é a bobina.
paulosergiofh
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mar 07, 2019 12:42 pm
Modelos Citroën: 206

Troca de bobina c3 1.4

#3

Mensagem por paulosergiofh » Qui Mar 07, 2019 12:46 pm

Obrigado pela dica compartilhada. No meu caso tenho um Peugeot 206, compartilham do mesmo motor rsrs. Está com o mesmo código p0341, p0264, p0270, p0261 e p0267. Comprei uma bobina Magneti Marelli e estou só aguardando chegar para instalar e vê se resolve (espero que sim :pray: :pray: ).
Editado pela última vez por paulosergiofh em Sex Mar 08, 2019 6:10 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Troca de bobina c3 1.4

#4

Mensagem por Miau » Qui Mar 07, 2019 1:36 pm

Até onde sei, p0341 não tem a ver com bobina, e sim com o sensor de fase do eixo de comando.

Seria falta de coerência, indisponível, curto com positivo, curto com massa ou com circuito aberto.

Se o motor funciona sem morrer subitamente, vamos assumir que seja problema de coerência. Ou seja, de acordo com o resultado do sensor de rotação, a posição lida no de fase não confere nas margens aceitáveis.

Pode ser problema de condutividade ou até motor fora do ponto ou com tensor de correia desafinado ou ruim.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
meirecastro
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mar 15, 2021 4:09 pm
Modelos Citroën: 206 1.4 2008

Re: Troca de bobina c3 1.4

#5

Mensagem por meirecastro » Seg Mar 15, 2021 4:12 pm

paulosergiofh escreveu:
Qui Mar 07, 2019 12:46 pm
Obrigado pela dica compartilhada. No meu caso tenho um Peugeot 206, compartilham do mesmo motor rsrs. Está com o mesmo código p0341, p0264, p0270, p0261 e p0267. Comprei uma bobina Magneti Marelli e estou só aguardando chegar para instalar e vê se resolve (espero que sim :pray: :pray: ).
Olá, meu 206 1.4 2008 apresenta os mesmos códigos. Deu certo trocar a bobina?

Grata
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Troca de bobina c3 1.4

#6

Mensagem por giovane s » Ter Mar 16, 2021 7:38 am

celsomp escreveu:
Qua Out 03, 2018 3:10 pm
Passeio o scanner ELM 327, os códigos apresentados foram P0341 (camshaft position, testei sensor de fase e estava Ok)
Este erro é gravado na Ecu do motor pelo APP FAP 1.5, sempre que uso o FAP com ELM 327 grava este erro.

Adicionado após 10 minutos 1 segundo:
meirecastro escreveu:
Seg Mar 15, 2021 4:12 pm
paulosergiofh escreveu:
Qui Mar 07, 2019 12:46 pm
Obrigado pela dica compartilhada. No meu caso tenho um Peugeot 206, compartilham do mesmo motor rsrs. Está com o mesmo código p0341, p0264, p0270, p0261 e p0267. Comprei uma bobina Magneti Marelli e estou só aguardando chegar para instalar e vê se resolve (espero que sim :pray: :pray: ).
Olá, meu 206 1.4 2008 apresenta os mesmos códigos. Deu certo trocar a bobina?

Grata
Algumas bobinas da Magneti Marelli tem algo diferente das outras que melhora o ponto de ignição.
Responder