Troca da Bomba e Sensor de Nivel do Combustível C3 2014

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gabriel_mupe
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Troca da Bomba e Sensor de Nivel do Combustível C3 2014

#1

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Jul 02, 2018 1:26 am

Fala Pessoal!

Semana passada o C3 parou no meio da estrada. Chequei todas as possibilidades até descobrir que foi a bomba de combustivel se aposentou! ¬¬
Ta certo que o carro já está com 175.000 km.. vamos dar um desconto
Pois bem, desmontei ela do carro para saber exatamente o modelo, já que não encontrei nada na internet, por ser do modelo mais novo. Descobri que é a mesma bomba do Aircross.

O sensor de nivel ja tinha apresentado falhas, pois o original entra combustivel e atrapalha a leitura. Aproveitei para trocar tambem.

Bomba Delphi, modelo FE0444. (3,5 bar, 110 litros/h)
Modelo FE10024 tambem serve, é o mesmo da pajero tr4 (4,0 bar, 130 litros/h) :$:
Sensor de Nível comprei da TSA, mas existem outros fabricantes, como DS. Se não me engano a resistência do sensor quando tanque cheio é de 50 ohms, quando vazio 350 ohms.

Primeiro tem que desmontar o banco, são 3 parafusos 17mm que prendem ele.
Remover o banco
Remover o banco
Remover a porca
Remover a porca
É so desconectar as linhas de pressão e retorno e o conector elétrico. Para remover a porca plástica eu comprei essa ferramenta que ajusta na medida que precisar. Muito útil, agiliza demais o trabalho e custou 50 reais.
Ferramenta
Ferramenta
Aqui o conjunto removido. Desconecte o sensor
Conjunto removido
Conjunto removido
Para chegar até a bomba é necessário soltar o local onde fica o regulador de pressão. Com cuidado faça um alavanca para tirar
Remover o regulador de pressão
Remover o regulador de pressão
E solte os dois clipes que tem nas laterais e remova o copo
Sem o copo
Sem o copo
Remova a bomba
Remover a bomba
Remover a bomba
Bomba nova é idêntica a bomba velha, pois comprei o modelo da tr4. Não achei o modelo do aicross para comprar
Bomba velha e nova
Bomba velha e nova
Aqui a comparação entre os sensores. São diferentes, mas o importante é o encaixe e a posição que fica a haste. Gostei da qualidade e tudo ficou bem encaixado e na mesma posição, sem nenhum problema!
Sensor velho e novo
Sensor velho e novo
Tive que usar o pré-filtro antigo, pois já foi dificil achar a bomba igual, seria muita sorte achar o filtro para comprar tambem :/
Bomba nova com pré-filtro
Bomba nova com pré-filtro
E finalmente o conjunto pronto para voltar pro carro
Conjunto pronto
Conjunto pronto
Provavelmente será necessário recalibrar a ECU com o novo sensor de nivel. Para isso, deixa a boia na posiçao vazia, ligue o contato por 30 segundos e desligue. Coloque na posição cheio e ligue o contato por 30 segundos tambem. Agora é so montar :like:

Espero que tenha ajudado vocês, grande abraço!


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