Problemas com ABS - c3

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Lucianocpaz
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Problemas com ABS - c3

#1

Mensagem por Lucianocpaz » Sáb Abr 28, 2018 4:47 pm

Olá!

Primeiramente, me chamo Luciano, sou de Curitiba e um feliz proprietário de um Citröen c3 exclusive 2004/04 completo.


Quando adquiri o carro, em novembro passado, percebi que existiam algumas (muitas) coisas a serem feitas no carro, mas como adorei o “bichinho”, resolvi ficar com ele e dar continuidade aos consertos.

De cara, percebi que precisaria fazer a substituição dos discos e pastilhas... pois bem. Comprei no mercado livre e eu mesmo fiz a troca. Com isso, percebi que numa das rodas não saia fluido... tentei de todas as maneiras possíveis e nada. Fazendo os testes, percebi que a parte hidráulica do módulo estava entupida.

Depois de muita luta, achei num ferro velho um módulo muito semelhante ao meu... a única diferença é que o novo é de um exclusive automático... muda apenas um número na série.

Com receio, fiz a troca e funcionou perfeitamente... sangrei as 4 rodas e tinha freio completo no carro. (Muito bom, diga-se de passagem...)

Porém, percebi que a luz do ABS não acendia... nunca!

Já desconfiava da “gambiarra”, mas tirei a prova: o lojista que me vendeu percebeu que o ABS estava com problemas e mandou colocar uma fita isolante na lâmpada do painel, impossibilitando de ser vista acessa.

Retirei a fita e não apaga mais a luz... aliás: ela acende ao ligar o carro e apaga em seguida... mas é só andar uns 20 metros com ele para ela voltar a acender, junto da luz do freio de mão...

Com isso, acabei comprando um lexia essa semana e passei no carro... o erro que aparece é: sinal do captador de velocidade da roda da frente direita (e esquerda) coerência.


Imaginei que era algum problema de sensor de roda, mas examinei hoje e ambos se encontram em perfeito estado... inclusive, fia alguns testes com o lexia e estão funcionando. Todos, se desconectados, acusam erro no painel na hora! Então, imagino que estão intactos.

Agora, lendo esse tópico, vi que esqueci de algo, que seria a programação do novo módulo em relação ao restante do carro...

E é aí que peço ajuda. É possível pelo Lexia? Se sim, algum dos colegas poderia me ajudar?

Ou, alguém pode me ajudar na interpretação do erra que o lexia acusou?
Desde já, fico imensamente grato!


Lucianocpaz
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#2

Mensagem por Lucianocpaz » Seg Abr 30, 2018 3:03 pm

ninguém pode ajudar?
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Munhoz
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#3

Mensagem por Munhoz » Qua Mai 02, 2018 11:53 am

As vezes pode ser sujeira nos dentes da homocinética ou até mesmo algum quebrado ou lascado.
Lucianocpaz
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#4

Mensagem por Lucianocpaz » Qua Mai 02, 2018 12:27 pm

Olá Munhoz, bom dia!!!

obrigado pela resposta!

Também pensei nisso, porém, pelo que pude perceber, o c3 "antigo" não usa os sensores pela homocinética... ele usa os sensores no próprio rolamento... tirei os sensores das rodas e olhei com uma lanterna... não tem os dentes. primeiro achei que alguém tinha montado sem, aí, procurei vários anúncios da homocinética do carro do mesmo modelo e ano do meu e nenhuma tem os dentes... então, pesquisei como seria feita a leitura e descobri que é pelo rolamento mesmo. Como a maioria dos carros da Fiat mais modernos são.

Atualizando: refiz a configuração do modulo ABS do meu carro no final de semana e realmente estava errada... coloquei tudo certinho agora, modo de caixa manual, pneus nas medidas corretas e disco nas 4 rodas (estava tudo errado, já que como comentei, esse modulo era de outro carro...), porém, mesmo assim, o problema persiste.

Diante disso, deduzo mesmo que o meu problema deva estar nos rolamentos....
Lucianocpaz
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#5

Mensagem por Lucianocpaz » Qua Mai 02, 2018 7:37 pm

Atualizando... e ficou mais dificil...

hoje, fiz o teste de sensores com o carro em movimento...

velocidade do carro: 25km/h
velocidade do sensor direito traseiro: 26km/h
velocidade do sensor esquerdo traseiro: 26km/h
velocidade do sensor direito dianteiro: 655km/h
velocidade do sensor esquerdo dianteiro: 3km/h.

detalhe: quando eu paro o carro, todos os sensores zeram, menos o que marca 655km/h. esse continua nessa velocidade. Não se altera em momento nenhum.

alguém pra dar uma luz?
:/
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#6

Mensagem por Miau » Qua Mai 02, 2018 7:54 pm

Ve se não é mau contato no plug do sensor, pode estar oxidado ou partido
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
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#7

Mensagem por Lucianocpaz » Qui Mai 03, 2018 1:05 am

Então, tirei e conectei novamente todos os sensores... não pareciam oxidados... nada aliás!
Mas percebi que se eu desconecto o plug e ligo a chave, a luz acende imediatamente... então, creio que problemas com a fiação não deve ser.


Li sobre a resistência nos sensores, e faz sim sentido...

Um, deve estar com a resistência muito alta, por algum motivo... e isso faz ele marcar 3km/h invés de 26 como os traseiros...

Vi um vídeo português no YouTube que diz que um problema relativamente nos sensores é a trinca do material externo... com isso, a leitura magnética passa a ser feita em peças fixas do carro... manga onde é parafusado o sensor por exemplo...
isso tb faz um certo sentido, pq se for, ele trava numa velocidade arbitrária X e não sai mais dela... o que está ocorrendo com o sensor que me marca 655km/h. Ele só zera se eu desligar a chave. Todos os outros voltam a zero, menos ele.

Não tenho certeza de como funciona, mas imagino que eles repousem sem nenhuma energia... ao virar a chave, são energizadas e começam a leitura ao primeiro movimento da roda... se for isso, esse último que marca 655 começa a ler e trava, pegando o sinal do metal mais próximo à trinca. Acho.

O problema é Trocar os sensores sem ter a certeza do que é... além de caro, é um parto pra achar...

Tenho receio de trocar, não resolver e descobrir depois que era um problema simples, tipo configuração ou mesmo readequação dos módulos...

To ficando meio sem ideais... se mais alguém tiver um palpite, ficaria feliz em ouvir.

Posso até não resolver o problema, mas to aprendendo como funciona o ABS... hahahaha...
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#8

Mensagem por infolex » Dom Jul 22, 2018 9:56 am

Olá! Pelo tempo não sei se já resolveu o problema, mas vi um vídeo de um problema semelhante ao seu. O problema estava no tamanho dos pneus e o abs não conseguia calcular e se acendia alguns segundos após rodar com o carro. Vou ver se encontro o vídeo, mas lembro que foi em um 308.
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#9

Mensagem por Lucianocpaz » Seg Jul 23, 2018 11:58 am

Olá!

Obrigado pela resposta! Na época, tb assisti a esse video que vc falou... era um 307 ou 308 prata se não me engano...
Mas não era o meu caso. Meu carro estava com todos os pneus iguais... a diferença de velocidade era muito (MUITO) grande para ser esse o problema. Em tempo, a central do ABS MK70, usada na maioria dos Citroen, tem uma tolerância de até 10% nos valores aferidos roda a roda... acima disso, dá erro. Abaixo, ela consegue fazer uma média entre uma roda e outra e cruzar com a informação do sensor de velocidade, acusando a velocidade correta... ou muito próxima a isso. Mas funciona.

Sim, meu problema eu já resolvi sim... no meu caso, tinha um rolamento de roda que estava com problema... troquei, resolveu.
O problema foi chegar até ele... rendeu uns bons dias de leitura e uso de lógica. Mas eu mesmo resolvi.

Recorri a muitas oficinas... muitos mecânicos a quem recorri, que inclusive se intitulam "especialistas" em carro francês, não entendiam como a velocidade podia estar tão fora do normal. Vários condenaram a BSi, dizendo que ela estava fazendo a conversão errada, falando que tinha que ser reprogramada, por exemplo... outros acusavam os sensores com resistência fora do recomendado... outros o modulo com problema... enfim...
como eu tenho o lexia, pra mim, ficou um pouco mais fácil de encontrar o erro. Mas penei!

Agradeço, pq para mim, foi um aprendizado e tanto...

Agradeço imensamente aos poucos que ajudaram!
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#10

Mensagem por Munhoz » Seg Jul 23, 2018 1:42 pm

Que bom que resolveu Luciano. É muito gratificante quando conseguimos resolver por conta própria.
Reli o tópico e vi que já tinha uma suspeita no rolamento
Obrigado por postar a solução!
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#11

Mensagem por paulo.silva » Ter Jul 24, 2018 5:35 pm

Boa!! Depender de mecânicos trocador de peças estamos lascados!! A mais de dois anos comprei um c5 v6 2003 exclusive, o cara que me vendeu tinha orçamento de quatro a cinco mil reais mas que ainda valeria a pena eu comprar pois eu estava pagando sete mil e quinhentos reais e ele tem tabela fipe de vinte e um mil, defeitos na suspensão e falhas no motor eu mesmo arrumei pesquisando e perguntando aqui no fórum citroen, com apenas um elm 327 não cheguei a gastar 500 reais, bom falta eu comprar o lexia para ativar sensor de ré e rezet parâmetros e a parte boa é que aprendemos andamos de carrão a preço de gol quadrado!!! Valew!
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#12

Mensagem por Lucianocpaz » Ter Jul 24, 2018 7:52 pm

Isso é verdade... se dependermos de mecânico pra manutencao nos nossos carros, estamos ferrados!
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