Pressão no reservatório de água

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
AlexC3
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Abr 22, 2018 10:52 am
Nome: ALEXANDRE
Localização: ALTO PIQUIRI
Modelos Citroën: C3 1.4 2006

Pressão no reservatório de água

#1

Mensagem por AlexC3 » Dom Abr 22, 2018 11:21 am

Bom dia, e normal ao abrir a tampa do reservatório de água e notar uma certa pressão de ar? Tem pressao após desligar o carro e no outro dia com o carro frio, eu tava usando apenas água, comecei a usar aditivo orgânico ontem para ver se melhora, mas hj cedo tinha um pouco de pressão


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Pressão no reservatório de água

#2

Mensagem por Miau » Dom Abr 22, 2018 12:31 pm

Normal.. anormal é se baixar o nível

Ahh sim, jamais abra a tampa com o carro quente pous além do perigo de se ferir, pode trincar o bloco do motor
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Dinha
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Jul 12, 2019 11:38 am
Modelos Citroën: c3 1.4 2010

Pressão no reservatório de água

#3

Mensagem por Dinha » Sex Jul 12, 2019 11:48 am

Olá Miau, tudo bem, Acho que você pode me ajudar. Estou com esse problema. Meu carro está com problema da água estar sumindo, aí eu sair de casa e fui abastecer e lembrei que não tinha completado a água. Enquanto estava abastecendo eu fui pegar a água pra esfriar o radiador para depois abrir, pois o carro não estava muito quente, pois bem, o frentista que gosta de se aparecer foi abrir a tampa sem eu ver enquanto fui pegar a água, quando eu volto ele já estava abrindo sem esfriar e tirou de uma vez e deu aquele estouro e saiu água fervendo pra todo lado. Fiquei no posto por mais 1h até resolver tudo, tirar o ar, enfim.. quando tudo estava tranquilo eu fui embora, 20 min depois o carro ficou fraco, muito fraco, perdeu toda a força. tive que parar, esperar esfriar, e depois continuar, e quando esquentava ficava fraco de novo e a luz da injeção acendeu.

Fui no mecânico, troquei as velas, fiz as manutenções, troquei correia, passou a máquina, não acusou nada na parte elétrica e o carro continua com o mesmo problema e o mesmo está suspeitando de cabeçote, mas como eu li sua resposta aqui falando sobre bloco do motor trincado, eu fiquei encabulada, pq gastar com cabeçote e não resolver o problema não dá.

Agora a pergunta, o carro ficou ruim pq esse calango abriu a tampa desse jeito na marra, ou o carro já estava pra dar defeito??

Se puder me auxiliar te agradeço.. não aguento mais ficar sem carro
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Pressão no reservatório de água

#4

Mensagem por Miau » Sex Jul 12, 2019 12:56 pm

Pois é.. Acontece que quando o sistema está fechado, fica pressurizado. Qualquer fluido, sob pressão, tem a temperatura aumentada. Então quando você abre a tampa, com o sistema pressurizado, a pressão cai bruscamente, caindo também a temperatura bruscamente de forma diretamente proporcional à pressão. Entenda que temperatura é o estado de agitação das moléculas.. Quanto maior a pressão, mais você confina as moléculas num dado volume, há mais atrito entre elas e com isso, mais temperatura. Ao abrir a tampa, você aumenta o volume que antes era apenas o sistema fechado de arrefecimento, para o ambiente externo, sendo assim o fluido(gases) se expande rapidamente e ocorre uma brusca queda de temperatura.

Isso pode causar um choque térmico no bloco ou no cabeçote e causar empeno ou trincas.

Uma vez empenado ou trincado, não há vedação suficiente no cilindro e escapa compressão do motor, causando esse sintoma de motor fraco.

Leve o carro numa oficina equipada e peça pra fazer teste de compressão e vazão nos cilindros pra checar a vedação dos mesmos
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
carlosxperia1
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Out 19, 2019 7:03 pm
Modelos Citroën: Citroen C3 GLX 1.4 TU3JP

Pressão no reservatório de água

#5

Mensagem por carlosxperia1 » Sáb Out 19, 2019 7:59 pm

Amigo, infelizmente pode ir trocar a junta! Aproveita agora que não misturou água no óleo!
Passei por isso já, há 4 meses, ainda estou pagando! :tools:
Responder