BX 1.9 16S - mangueira do sensor de massa de ar !!!

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
BX 16S
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Nov 21, 2017 1:47 am
Modelos Citroën: BX 16S

BX 1.9 16S - mangueira do sensor de massa de ar !!!

#1

Mensagem por BX 16S » Ter Nov 21, 2017 2:10 am

Prezados, boa noite!

Me chamo Ian - sou novo no fórum e procurei por algum tópico sobre o tema que trato a seguir, mas não encontrei... sendo assim, peço desculpas de antemão caso isso já tenha sido tradado aqui e eu não tenha achado...

Em resumo:

Após alguns meses de "namoro" e "indecisão" decidi finalmente adquirir um BX 1.9 16S 1993 daqui mesmo do Rio de Janeiro - o carro inclusive foi do Marcelo que está aqui no fórum e já havia feito um tópico ano passado falando sobre ele!

O carro tem apenas 18.000 km originais e ficou parado por mais de 10 anos - era de único dono desde 0 km quando o Marcelo deu início à restauração, mas acabou decidindo vender, vindo então parar na minha mão...

O carro é absurdamente original e intocado - verdadeira "cápsula do tempo", mas, obviamente, após tanto tempo parado, acumula uma série de problemas característicos de um carro que esteve guardado sem uso por anos...

Sensivelmente o maior problema é no tocante a "tudo que é de borracha", severamente atacado pelo ressecamento (isso inclui os 5 pneus originais de fábrica Pirelli P-600)

No momento estou "tomando uma surra" para encontrar a mangueira do sensor de massa de ar (MAF) - a original, apesar de ainda ter cheiro de nova, rachou devido ao ressecamento... tentei encontrar isso de todas as formas possíveis, inclusive em todos os sites que pude localizar que trabalhem com peças de Citroen na Europa, até o momento sem sucesso...

O número gravado na peça (9563692380), que - creio eu - deve corresponder ao part number de fábrica da época, simplesmente não encontra referência algum em busca no Google, o que me leva a supor que, se este for mesmo o part number dessa mangueira, deve ter sido substituído por algum outro código ao longo do tempo...

Imagino eu que deve existir mais algum modelo da Citroen ou mesmo Peugeot que use a mesma mangueira, mas não faço a menor idéia de qual (se for o caso)...

Sei que é possível tentar adaptar algo ou mesmo mandar fazer uma em silicone, mas quero me valer disto apenas como último recurso para "colocar o carro para funcionar", mas o ideal seria mesmo conseguir uma mangueira original, de preferência nova, pois meu objetivo, devido ao estado do carro, é restaurá-lo mantendo originalidade absoluta...

Enfim, qualquer sugestão ou ajuda será bem vinda e desde já agradeço a todos!


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

BX 1.9 16S - mangueira do sensor de massa de ar !!!

#2

Mensagem por Munhoz » Ter Nov 21, 2017 10:49 am

Bem vindo Ian, parabéns pela compra!!
"Namorei" esse carro mas como tenho outros desisti..
Tenta pegar o código original citroen, no service você deve conseguir. Sei que lá fora tem sites especializados em DS, 11, SM.. mas em Xantia e BX realmente é complicado ainda.
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

BX 1.9 16S - mangueira do sensor de massa de ar !!!

#3

Mensagem por gabriel_mupe » Ter Nov 21, 2017 8:18 pm

Bem vindo ao clube!
Parabens e sucesso pela aquisição!
Veja se sao essas peças q vc precisa, tem os part number, mas nao estao mais disponiveis na citroen
1
1
abs
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Responder