BX GTi in da house - Restauração

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Slagtrooper
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Qua Dez 18, 2013 10:46 am
Nome: Consolino
Localização: Praia Grande
Modelos Citroën: Citroen BX GTi 1993

#1

Mensagem por Slagtrooper » Seg Dez 23, 2013 1:52 pm

Olá, recentemente adquiri esse BX GTi 1993, que quero muito deixá-lo em perfeitas condições.
Tem um potencial bem grande, não há podres, somente ferrugens superficiais. Motor 1.9 como o do Peugeot 205 GTi [XU9JAZ], câmbio ZF 4HP14 e o famoso sistema Citroën de suspensão, direção e freio integrado. É descomplicado, possuindo apenas 5 esferas.

Problemas iniciais:
. Tanque de combustível com uma pequena ruptura, antigo dono deve ter andado com ele na posição SOCADO e acabou o machucando;
. Colocaram óleo vermelho ATF no sistema, em vez do LHM verde. Precisa de um flush + completar com o óleo certo para que o sistema possa funcionar como se deve;
. Não entra a marcha ré. [É o problema que até o momento me dá mais medo]
. Necessita uma boa revisão na ignição e injeção, para que tudo fique mais confiável

O motor tem menos de 65.000 km, está perfeito. Vidros, teto solar funciona perfeitamente. Interior imaculado, não há nada quebrado. Pra não dizer que tá perfeito, faltam apenas duas travas para segurar o acabamento da coluna A e a alça "pqp" do passageiro atrás do motorista...Pelo que vi é igual a do Xantia. Bancos precisam de couro novo - O tempo e o sol arregaçaram com eles.

Esse tom "saia e blusa" pelo que vi não é original, mas gostei da combinação. No momento que for pra pintura, manterei esse padrão. Rodas Speedline 14" serão reformadas e mantidas. pneus carecas, 195/60/R14 em breve estarão a caminho. Fico na dúvida, pois no manual é 185, os que estão calçados é 185/65/R14 e o estepe, 195/60/R14. Os BX's que usam 195 são somente os 16V.

Seguem fotos (as setas que faltam estão dentro do carro, fixarei depois pois estavam caindo) :

<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/703/bgpo.jpg/" target="_blank">Imagem</a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/89/ppii.jpg/" target="_blank">Imagem</a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/34/y9cy.jpg/" target="_blank">Imagem</a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/841/14u5.jpg/" target="_blank">Imagem</a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/856/dgvv.jpg/" target="_blank">Imagem</a>
<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/513/6sop.jpg/" target="_blank">Imagem</a>


ninja
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 3:41 pm
Nome: ninja
Modelos Citroën: BX 16 Soupapes PRIME ACCESS

#2

Mensagem por ninja » Qui Dez 26, 2013 6:49 pm

Parabéns pela aquisição. Com pouco investimento terá um veículo exclusivo e em condições de rodar para qualquer lugar sem preocupação.
Em tempo: você é de onde?
Avatar do usuário
Slagtrooper
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Qua Dez 18, 2013 10:46 am
Nome: Consolino
Localização: Praia Grande
Modelos Citroën: Citroen BX GTi 1993

#3

Mensagem por Slagtrooper » Qua Jan 08, 2014 9:04 am

Olá, sou de Praia Grande/SP

Sim, e é um carro incrivelmente descomplicado de lidar mecanicamente, principalmente o sistema de suspensão. Acredito que só terei problemas se esse câmbio apresentar problemas...Tou tendo problema em lidar com ele, pois o tanque de combustível está defeituoso, depois que eu solucionar isso, tudo vai aparentar ser mais fácil de fazer. O que me ajuda muito é o fato de eu ter curso de mecânica, muita coisa eu mesmo farei nele.

Eu gostaria de um dia poder mapear quantos proprietários de BX têm no Brasil. Segundo alguns sites, vieram do Uruguai pra cá umas 350 unidades, ou seja, é um carro bem exclusivo.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#4

Mensagem por Benedusi » Qua Jan 08, 2014 7:46 pm

Quase comprei esse BX, estava bem barato, mas minha mulher não gostou muito da ideia e faltava garagem para mais um.

Boa sorte, ah, da uma conferida no oleo da trasmissão
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Avatar do usuário
Slagtrooper
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Qua Dez 18, 2013 10:46 am
Nome: Consolino
Localização: Praia Grande
Modelos Citroën: Citroen BX GTi 1993

#5

Mensagem por Slagtrooper » Qui Jan 09, 2014 5:18 pm

Certeza, troca de todos os fluidos está na minha lista de prioridades.

15W50 para motor, LHM plus para o sistema hidráulico e Dexron III para câmbio.

A troca do óleo do câmbio vou fazer por diálise, vai uns 10 litros nessa troca brincando, mas pretendo ter a coisa funcionando direito. Até porque ele não veio com a vareta medidora [Qual vareta eu poderia usar?]

E tava vendo dos problemas com medidores de combustível. No meu tá gambiarrado um Ford daqueles simples de vareta, não é o original. Pelo que vi, o original é aquele tubular sem entrada e saída de combustível, parecido com o de alguns fiats. Acho que o lance é eu procurar saber qual a resistência do medidor original e procurar algum semelhante que tenha as mesmas resistências e altura para eu substituir.
Editado pela última vez por Slagtrooper em Qui Jan 09, 2014 5:26 pm, em um total de 1 vez.
ninja
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 3:41 pm
Nome: ninja
Modelos Citroën: BX 16 Soupapes PRIME ACCESS

#6

Mensagem por ninja » Seg Jan 13, 2014 6:32 pm

Olá.
De acordo com dados que encontrei na net a algum tempo, vieram ao Brasil em 1992, 123 unidades e em
1993, 189 unidades. Não sei se nessa conta estão aqueles que vieram direto da França (são os que possuem a letra F no chassi ao invés de U).

Vou te pedir uma ajuda. Por ser mecânico, você está familiarizado com o esquema das mangueiras de retorno? Te pergunto porque estou iniciando o processo de refazer todas elas, mas as antigas foram retiradas por um "mecânico" que me roubou diversas peças. Bem, mas isso é outra história. Enfim, você saberia as medidas das mangueiras? Porque estou iniciando o serviço do zero e no escuro (não possuo as mangueiras antigas para fazer a "cópia").

Abs
ninja
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 3:41 pm
Nome: ninja
Modelos Citroën: BX 16 Soupapes PRIME ACCESS

#7

Mensagem por ninja » Seg Jan 13, 2014 6:48 pm

Em 1994 nenhum e em 1995 constam 11 emplacamentos, embora o veículo tenha sido fabricado só até 1993.

Sd´s
Avatar do usuário
Slagtrooper
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Qua Dez 18, 2013 10:46 am
Nome: Consolino
Localização: Praia Grande
Modelos Citroën: Citroen BX GTi 1993

#8

Mensagem por Slagtrooper » Qua Jan 22, 2014 1:27 pm

[quote name='ninja' date='Jan 13 2014, 06:32 PM' post='23666']
Olá.
De acordo com dados que encontrei na net a algum tempo, vieram ao Brasil em 1992, 123 unidades e em
1993, 189 unidades. Não sei se nessa conta estão aqueles que vieram direto da França (são os que possuem a letra F no chassi ao invés de U).

Vou te pedir uma ajuda. Por ser mecânico, você está familiarizado com o esquema das mangueiras de retorno? Te pergunto porque estou iniciando o processo de refazer todas elas, mas as antigas foram retiradas por um "mecânico" que me roubou diversas peças. Bem, mas isso é outra história. Enfim, você saberia as medidas das mangueiras? Porque estou iniciando o serviço do zero e no escuro (não possuo as mangueiras antigas para fazer a "cópia").

Abs
[/quote]

Ninja, recomendo a gente manter contato constante para que possamos botar nossos BX pra funcionar.

O que tem me ajudado é material gringo de reparação. Seja por manual Haynes, seja por guias "faça você mesmo" que veteranos de BX's fazem e divulgam. Tem um site de um cara, não sei se é dinamarquês, mas que está tudo em inglês, que ensina vários "do it yourself". Um deles é fazer toda a polvo em casa, usando materiais de hidráulica, como juntas T e mangueiras de pressão. Pelo que vi, é super fácil. Se tiver com dificuldade eu traduzo pra ti e mando num PDF.

Desculpa a demora no post!
ninja
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 3:41 pm
Nome: ninja
Modelos Citroën: BX 16 Soupapes PRIME ACCESS

#9

Mensagem por ninja » Ter Fev 18, 2014 12:08 am

Vamos lá Consolino!!
Fé em nossos carros!


Abs
Simoes_mo
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Ago 20, 2014 2:58 am
Nome: Morgan

#10

Mensagem por Simoes_mo » Qua Ago 20, 2014 4:26 pm

[quote name='ninja' date='Feb 18 2014, 12:08 AM' post='23952']
Vamos lá Consolino!!
Fé em nossos carros!


Abs
[/quote]

Srs. Acabei de adquirir um BX 93 estou precisando do distribuidor e de um farol do lado do motorista...

Quero deixar ele em ótimas condições . vamos unir as forças para andar com os projetos!?

Quero deixar ele em ótimas condições . vamos unir as forças para andar com os projetos!?
Avatar do usuário
Slagtrooper
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Qua Dez 18, 2013 10:46 am
Nome: Consolino
Localização: Praia Grande
Modelos Citroën: Citroen BX GTi 1993

#11

Mensagem por Slagtrooper » Qui Ago 21, 2014 9:23 am

Saudações, Morgan!

Agora pelo menos que eu saiba: Eu, você e o Ninja somos os únicos proprietários de BX que existem!

Vamos lá, o seu é um 16V, correto? Se for, essa é uma peça que vai ser bem rara de achar, vai ter que importar. Até o momento não achei peça equivalente para ele.

Código CITROEN 96 038 183, só serve nos BX 16V e nos Peugeot 405 Mi16 (Que usam o mesmo motor)
Uma ideia é ir na concessionária e pedir com esse número que te passei. Vai que alguma tem em estoque...Aconteceu assim quando achei a vareta medidora do óleo do câmbio automático do meu, rs.

Uma coisa que tentei é que tem um motor XU9J4 (O do BX 16V) à venda por 500 reais no Mercado Livre. Pelo que vi no campo de perguntas, ele não tá vendendo completo, já vendeu umas peças, tipo capa da correia dentada e coletor de admissão. Perguntei do distribuidor e se ele responder, já te falo.

Agora o farol, talvez o Ninja saiba alguma coisa. Eu já acho mais difícil partes exclusivas de acabamento/vidros/faróis do que a mecânica. Não bata o carro de jeito nenhum!

Abraços e bem vindo ao Clube!
Avatar do usuário
Slagtrooper
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Qua Dez 18, 2013 10:46 am
Nome: Consolino
Localização: Praia Grande
Modelos Citroën: Citroen BX GTi 1993

#12

Mensagem por Slagtrooper » Qui Ago 21, 2014 10:47 am

Morgan, infelizmente o do ML já vendeu o dele. Tenho um contato na gringa que pode ver isso pra mim. Se eu conseguir algo, te dou um toque!

A hidráulica dele tá funcionando de boa?

Até!
Jeferson_jef
Habilitado
Mensagens: 110
Registrado em: Ter Nov 20, 2012 6:09 pm
Nome: Jeferson_jef
Localização: Interlagos SP

#13

Mensagem por Jeferson_jef » Sáb Nov 15, 2014 10:57 pm

Olá pessoal,

Muito legal esse tópico! Meu XM está em cima de cavaletes e com a mecânica 100% ok, tirando a caixa de direção é claro, vou ver se pego uma no sábado dia 22/11/2014.
Continuem nos esforços ai e postando novidades, (gosto de ler essas histórias) rsrsrsrs!

De cortesia, estou deixando um link do grupo no Google Plus, no qual sou moderador, ele é exclusivo para Citroens com suspensão hidráulica. O Consolino já conhece, pra mim será uma enorme satisfação ter mais especialistas em BX por lá.

<a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>

Um grande abraço! :)
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen XM V6 3.0 12 válvulas, automático
Interlagos SP Capital
Hydroactive Citroen Club: <a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>
<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#14

Mensagem por Munhoz » Dom Nov 16, 2014 9:56 pm

Jeferson, o Felipe faz essa caixa. o unico problema é o preço
se a sua for só regular sai mais barato
Jeferson_jef
Habilitado
Mensagens: 110
Registrado em: Ter Nov 20, 2012 6:09 pm
Nome: Jeferson_jef
Localização: Interlagos SP

#15

Mensagem por Jeferson_jef » Seg Nov 17, 2014 8:32 am

Olá Munhoz,
Eu falei com o Felipe, realmente o preço da recuperação ficou bastante salgado pra mim. Estou vendo uma outra direção no momento, se der certo, pegarei ela no sábado. Falta só a Diravi pro meu XM começar a rodar. Após pegar o carro, vou restaurar a pintura e tirar alguns leves amassados, um retoque na tapeçaria e tudo ficará beleza (pelo menos na teoria né), nesses carros parece que sempre tem algo a fazer, enfim, vamos ver no final os resultados.
:271534:
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen XM V6 3.0 12 válvulas, automático
Interlagos SP Capital
Hydroactive Citroen Club: <a href="https://plus.google.com/u/0/communities ... 7766177254" target="_blank">https://plus.google.com/u/0/communities ... 6177254</a>
<!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
Responder