Berlingo Superaquecendo

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ftcorigliano
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jan 06, 2016 9:33 pm
Nome: Corigliano

#1

Mensagem por ftcorigliano » Ter Fev 02, 2016 11:18 am

Prezados Amigos,

Troquei: junta do cabeçote, bomba d´água, sensores de temperatura da água, valvula termostática, junta da carcaça da válvula termostática, radiador (o antigo estava furado), mangueiras, óleo do motor e velas.
Após isso ainda foi feita limpeza de todo sistema de arrefecimento e motores, coloquei água destilada e aditivo de arrefecimento no motor. Foi dado passe no bloco superior do motor, enfim, fiz tudo para acabar com o superaquecimento. Hoje em São Paulo, SP deve já estar uns 35 graus e estou vendo a temperatura passar da metade e quase chegar no máximo e isso não me parece normal. O mecânico falou que seria interessante colocar uma "cebolinha" no radiador, porém outro mecânico disse que esse modelo não usa cebolinha pois os senhores de água fazem o controle da temperatura. Disse também que o motor ativa a ventuinha com 97 graus e no scanner que ele passou isso está ocorrendo aos 95 graus, mas o mostrador do painel está subindo muito. O que fazer? Estou quase desistindo desse carro e comprando um fusca (refrigerado a ar). Se algum amigo puder ajudar eu agradeço pois uso o carro para trabalho. Lembrando que ele usa GNV. Muito obrigado.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Ter Fev 02, 2016 5:26 pm

Se o mecânico aconselhou colocar uma cebolinha, eu trocaria de mecânico.
Qual o motor do seu carro?
Existem alguns sensores de temperatura, com um scanner da citroen é possível saber onde está o defeito.

Podem ser mais algumas coisas influenciando nesse aquecimento, como tampa do reservatório, ar no sistema, válvula montada errada.

Qual é o comportamento do carro? você liga, o marcador sobe um pouco com o tempo, o radiador continua frio, depois ele esquenta, a ventoinha arma e ele não esfria?
ftcorigliano
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jan 06, 2016 9:33 pm
Nome: Corigliano

#3

Mensagem por ftcorigliano » Qui Fev 04, 2016 10:36 pm

Boa noite!

Motor 1.8, 8 valvulas (está com 239 mil km rodados). O marcador demora cerca de uns 30 minutos pra subir logo ao ligar pela manhã. Ela não está mais superaquecendo (estou com ela desde segunda-feira e não ferveu), também está mantendo o nível de água sempre igual, porém o marcador passa da metade e chega na penultima parte antes de chegar ao máximo. Outro detalhe, está muito fraca, pior que um carro 1.0. Funcionando na gasolina e sem o ar condicionado ligado ela está se arrastando. Troquei os três sensores de temperatura, juntas, bomba d´água, óleo, velas, junta do cabeçote, mangueiras, válvula termostática e radiador. Além disso foi feita total limpeza do sistema e adicionado água desmineralizada e aditivo para radiador PetroPlus.
Uma coisa que me chamou a atenção, li em um post deste fórum sobre um problema numa berlingo parecido com a minha e o rapaz reportou que o problema era no catalizador, pois estava gerando refluxo dos gases aquecidos para o motor fazendo que o carro perdesse potencia e trabalhasse com o motor numa temperatura muito alta. Será que pode ser isso? Um grande abraço...
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#4

Mensagem por Munhoz » Sex Fev 05, 2016 3:17 am

num carro com essa quilometragem é de se considerar essa possibilidade.
Já fez um teste de pressão e vazão de combustível? Trocou o filtro de gasolina. Eu começaria por ai que é mais barato.
oseas1115
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Dom Jun 07, 2015 11:49 am
Nome: oseas1115

#5

Mensagem por oseas1115 » Sex Fev 05, 2016 2:30 pm

[quote name='Corigliano' date='Feb 4 2016, 09:36 PM' post='32723']
Boa noite!

Motor 1.8, 8 valvulas (está com 239 mil km rodados). O marcador demora cerca de uns 30 minutos pra subir logo ao ligar pela manhã. Ela não está mais superaquecendo (estou com ela desde segunda-feira e não ferveu), também está mantendo o nível de água sempre igual, porém o marcador passa da metade e chega na penultima parte antes de chegar ao máximo. Outro detalhe, está muito fraca, pior que um carro 1.0. Funcionando na gasolina e sem o ar condicionado ligado ela está se arrastando. Troquei os três sensores de temperatura, juntas, bomba d´água, óleo, velas, junta do cabeçote, mangueiras, válvula termostática e radiador. Além disso foi feita total limpeza do sistema e adicionado água desmineralizada e aditivo para radiador PetroPlus.
Uma coisa que me chamou a atenção, li em um post deste fórum sobre um problema numa berlingo parecido com a minha e o rapaz reportou que o problema era no catalizador, pois estava gerando refluxo dos gases aquecidos para o motor fazendo que o carro perdesse potencia e trabalhasse com o motor numa temperatura muito alta. Será que pode ser isso? Um grande abraço...
[/quote]
Boa tarde amigo,a questao da temperatura subir verifique tambem o funcionamento das ventuinhas principalmente c o ar ligado.
Pq nos ouvimos o barulho mas nw vamos verifica las e pode ta ai a soluçao que procura.
Qto a perda de potencia pode ser o catalisador como um monte de fatores.
Responder