Junta do Cabeçote

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#1

Mensagem por Arredio » Ter Abr 28, 2015 9:19 am

TROCA DA JUNTA DO CABEÇOTE

Meu veículo apresentou falhas em percurso, o motor apagava e por vezes apresentou super aquecimento no indicador de temperatura do motor.
Outro ponto a ser observado, embora hoje o combustível brasileiro esteja muito adulterado, foi a saída de água em demasia no escapamento que chamou a atenção, ou seja mesmo com o veículo quente continuava saindo muita água pelo escapamento.
Na tentativa de eliminar a suspeita de água no combustível, abasteci com gasolina PREMIUM, mesmo assim continuava a sair água em demasia pelo escape.
Consultei um amigo que entende do assunto, e durante a conversa ele foi solicitando informações e chegou a seguinte informação: " SEU CARRO PODE ESTAR COM A JUNTA DO CABEÇOTE QUEIMADA, LEVE URGENTE AO SEU MECÂNICO DE CONFIANÇA E SOLICITE À ELE QUE FAÇA OS TESTES PARA COMPROVAR ".
Levei ao mecânico, ele aplicou pressão de ar na câmara de compressão ( pistões ) e o ar saiu borbulhando no reservatório de água do radiador.
Vocês podem ver como se faz isto vasculhando na internet, vários colegas já postaram vídeos no YouTube de como o procedimento é feito.
Este reparo ( troca da junta do cabeçote ) não é barato e não se faz em pouco tempo, trata-se de um serviço especializado que eu não recomendo qualquer um fazer, é caro crítico e complicado.

Os passos foram:
  • Testes de constatação do defeito</li>
  • Retirada do cabeçote para verificar fisicamente a junta</li>
  • Constatado defeito na junta, deve se enviar o cabeçote para a retífica</li>
  • Enquanto está na retífica, o mecânico verifica o sistema de admissão e injeção de combustível</li>
  • Deve se verificar também a bomba de água e a válvula Termostática</li>
  • Todo conjunto deve passar por uma limpeza generalizada</li>
  • O óleo do motor deve ser substituído e a água do sistema de arrefecimento também</li>
  • Todas as juntas retiradas devem ser substituidas ( escape, sistema de injeção, cabedçote )</li>
  • Após os reparos, antes de se ligar o veículo, deve se ter certeza que tudo está normal e não se esqueceu de nada.</li>
Agora que o carro está reparado, vou rodar uns dias só com a gasolina PREMIUM para osbservar o desempenho do carro e a possibilidade de aquecimento excessivo ou falhas na admissão e injeção de combustível......período de avaliação e testes pós reparos.

CÓDIGO ORIGINAL PEUGEOT DA JUNTA DO CABEÇOTE: 02091E no desenho é o item 02
Editado pela última vez por Arredio em Seg Jun 01, 2015 12:28 pm, em um total de 1 vez.


Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Responder