Barulho ao extersar o volante

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#1

Mensagem por Arredio » Sáb Dez 20, 2014 6:21 pm

Barulho ao esterçar o volante

Um barulho que incomoda, sempre quando esterço o volante aos extremos, levei ao mecânico de Hidráulica ele me falou que é pouco provável que seja a bomba Hidráulica.
A correia esta bem esticadinha......o que sería..?

Pergunta: sera que poderia ser aquele pistão hidráulico que fica na caixa de direção por baixo do carro, a cruzeta da barra de direção ou a cremalheira, alguém teria uma referência deste defeito ou dicas de como identificá-lo?

:28720: <a href="http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAJY ... hidraulica" target="_blank">Como funciona o sistema hidráulico de direção</a>

:465974: <a href="http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... p?recid=24" target="_blank">Como identificar falhas</a>

:998348: <a href="https://www.youtube.com/watch?v=G1h4DUH ... B9EBF0D7F9" target="_blank">A Bomba Hidráulica</a>

:868677: <a href="https://www.youtube.com/watch?v=Z_R3Wre4oWY" target="_blank">Como trocar o óleo</a>

:613179:<a href="http://ceelenapokar.com.br/Doc/_files_a ... _1_458.pdf" target="_blank">Catálogo de peças 1</a>

:613179: <a href="https://grupogracis.files.wordpress.com ... a-mwm1.pdf" target="_blank">Catálogo de peças 2</a>


Abraço
Editado pela última vez por Arredio em Dom Mar 01, 2015 7:15 am, em um total de 1 vez.


Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#2

Mensagem por Arredio » Qui Jan 29, 2015 3:25 pm

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->O QUE DEVE SER FEITO:<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Pode ser Caixa de Direção ou pivôs nas pontas dos braços do conjunto da direção hidráulica.

No meu caso mandamos fazer uma revisão completa, o torneiro detectou que a cremalheira ( <!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->dentro da cx. de direção<!--colorc--></span><!--/colorc--> ) estava com alguns dentes gastos e algumas folgas no conjunto......
Ele fez os reparos mas ficou um barulhinho ao estersar-se o volante.

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->O reparo foi:<!--colorc--></span><!--/colorc--> retirar a caixa de câmbio e trocar o KIT de reparos que a maioria dos nacionais tem, são peças como > buchas, parafusos, arruelas, batentes, retentores e outras peças móveis que fazem parte do conjunto e que se desgastam com o tempo...porém o que estava desgastado mesmo era a cremalheira, o ideal seria trocar tudo sendo assim foi feita uma limpeza em todo o conjunto e recolocou-a no lugar até que eu solicite à Peugeot um novo conjunto de cremalheira.

Os códigos do Mecanismo de Direção são:

Citroën: 4000 FP
Peugeot: 9801963980

Os pivôs não tinham nada...
Editado pela última vez por Arredio em Dom Mar 01, 2015 7:20 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#3

Mensagem por Munhoz » Qui Jan 29, 2015 4:21 pm

como foi feito esse reparo Ademilton?
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#4

Mensagem por Arredio » Sáb Mar 28, 2015 7:22 am

[quote name='Munhoz' date='Jan 29 2015, 03:21 PM' post='27467']
como foi feito esse reparo Ademilton?
[/quote]

<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Este reparo foi feito retirando a Cx. de direção do veículo e enviando ao setor de recondicionamento de caixas de direção mas, segundo o mecânico não adiantou porque não havia como repará-lo pelo tipo de defeito o barulho continuou e por vezes travava o volante.

A solução definitiva foi susbtituir a CX. de Direção por uma original adquirida na PEUGEOT de UBERABA.<!--sizec--></span><!--/sizec-->


<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro-->Obs: quero aqui agradecer a PEUGEOT de Uberaba por me enviar de ônibus a peça, pois em outras concessionárias além de custar mais caro não entregava, eu chamo isto de comprometimento e digo mais, em minha cidade UBERLÂNDIA foi o preço mais caro, fiquei descepcionado.<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Editado pela última vez por Arredio em Qua Jun 03, 2015 5:40 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#5

Mensagem por Arredio » Ter Jun 02, 2015 7:38 am

Este ruído pode ser a POLIA do VIRABREQUIM também

Normalmente o problema aparece quando o carro está frio e a manobra está sendo feita em uma garagem ou local bastante apertado exigindo maior esforço do volante ou do sistema HIDRÁULICO.

Quase sempre o problema está na polia do Virabrequim ao lado da polia do alternador, aquela que transmite os movimentos do motor à correia do compressor de ar condicionado e bomba Hidráulica.

Esta polia é especial, ela absorve os trancos e esforços excessivos do motor para não comprometer o conjunto.
Esta polia trabalha como se fosse uma embreagem...

Quando danificada, a parte central dela fica solta ou com algum pequeno movimento, quando boa não há qualquer movimento em suas partes, ela parece uma polia inteiriça de metal mas possui uma união com características de borracha entre as partes.

Código de fábrica é:

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->0515J3<!--colorc--></span><!--/colorc--> Diam. 128 correia com 5 estrias
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->0515L5<!--colorc--></span><!--/colorc--> correia com 4 estrias

:icon_smile_kisses: <a href="http://www.4shared.com/file/s1PA7lVQce/ ... equim.html" target="_blank">Link da peça</a>
Editado pela última vez por Arredio em Sex Jun 12, 2015 9:24 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Responder