Direção Hidráulica

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#1

Mensagem por prata » Sex Jun 01, 2012 10:59 am

Acabei de trocar a bomba da direção hidráulica (berligo 1.6 16V).
R$1400 original
R$31/L óleo

Meu carro está com uruca ou já está na hora de trocar.


Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#2

Mensagem por Arredio » Sex Jun 01, 2012 6:54 pm

[quote name='prata' date='Jun 1 2012, 10:59 AM' post='17750']
Acabei de trocar a bomba da direção hidráulica (berligo 1.6 16V).
R$1400 original
R$31/L óleo

Meu carro está com uruca ou já está na hora de trocar.
[/quote]

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Descreva a falha e liste os códigos das peças novas, isto facilita para nós OK.

abraço..<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#3

Mensagem por prata » Seg Jun 04, 2012 6:57 am

Sintomas que levaram à troca da bomba da DH:
1- Barulho como se houvesse alguma coisa metálica sendo triturada. Vinha da parte esquerda do motor. De início pensei que fosse alguma coisa com o comando de válvulas;
2- Esse barulho constante que podia ser ouvido mesmo com o capô fechado;
3- Aumentava quando se virava o volante (qualquer lado);
4- Volante pesado e prendendo (algumas vezes);
5- às vezes melhorava com o "motor quente";


IMPORTANTE: Começou com um pequeno chiado/assobio quando se virava o volante. Esse assobio ficou por muito tempo sem aumentar (alguns meses).


Diagnóstico (no meu caso):
1- Com o capô aberto, ao virar o volante, dava para ver a bomba travando e soltando;
2- O barulho aumentava quando travava

Número estampado na peça com defeito (blindada):
2605 7304

Número em uma etiqueta com código de barras na peça com defeito:
96 424 951 80
26092514-QU

Peça nova "made in Spain" - esse deve ser o motivo do preço

Minha desconfiança: Quando foi trocada a correia dos acessórios, o mecânico pode ter dado uma tensão excessiva na correia nova. Daí prejudicou a bomba da DH e a polia do virabrequim que também tive que trocar porque deu defeito.
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#4

Mensagem por prata » Seg Jun 04, 2012 7:13 am

Código da bomba da DH (original):
4007JF

Código do óleo da bomba da DH:
700006043 - compre somente 1L que dá
Anderson Souza
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Set 09, 2014 7:40 pm
Nome: Anderson Souza

#5

Mensagem por Anderson Souza » Seg Set 15, 2014 9:12 pm

Amigos, também tive problemas com a bomba da direção hidraulica (Berlingo 2006 1.6), a mesma estava fazendo um barulho horrível principalmente quando estercia todo o volante para os dois lados. Levei o carro em um primeiro "especialista" que de cara cobrou 550,00 sem ao menos abrir a peça. Fiquei desconfiado e levei em outro lugar sob indicação de um amigo. O mesmo abriu a peça e me mostrou o problema: o chamado rotor estava desgastado, então ele trocou todas as peças internas mais o kit de retentores e a bomba ficou zerada. Tudo isso em apenas 2 horas. E ele ainda te devolve as peças estragadas. Resultado: Paguei 190,00 e de brinde ele também trocou o eixo que tava meio gasto. Diante dessa situação economizei 360,00 . :613179:

2 Detalhes importantes: 1° Eu mesmo desmontei a peça e levei para ele consertar . Para facilitar; ser mais rápido e barato .

2° Eu mesmo montei ; lavei o reservatório e coloquei óleo novo..




Não foi fácil fazer tudo isso, mais foi barato e gratificante. E o melhor... o carro ficou ótimo!! hehe
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#6

Mensagem por Arredio » Seg Set 22, 2014 6:17 am

Este barulho que dava na bomba é semelhante a uma correia deslizando......você checa as correias estão esticadinhas e perfeitas...?
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Anderson Souza
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Set 09, 2014 7:40 pm
Nome: Anderson Souza

#7

Mensagem por Anderson Souza » Qua Set 24, 2014 12:53 pm

Sim é um barulho que a vizinhança toda sai pra ver o que é rs. A princípio achei que fosse a correia dentada ou até alguma polia mal colocada pois o barulho vibra por ali mas de fato era a bomba hidraulica, porque depois que troquei as peças internas dela ficou perfeita.
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#8

Mensagem por Arredio » Qua Set 24, 2014 3:38 pm

Oi Anderson

Você mesmo trocou a bomba....é dificil....é o óleo como faço para conter o vazamento?

Quanto as peças, se eu retirar a bomba, posso eu mesmo reparar com o KIT de reparos, há alguma dificuldade?

Me descreva as dificuldades e se possível o custo estimado depois da sua experiência.

Obs: o KIT de peças vem completinho ou compra-se uma peça aqui outra alí.....

Viu que estou curioso, acho que estou com este problema também...

Vou precisar da sua ajuda......kkkkk
Editado pela última vez por Arredio em Qua Set 24, 2014 3:40 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Anderson Souza
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Set 09, 2014 7:40 pm
Nome: Anderson Souza

#9

Mensagem por Anderson Souza » Dom Set 28, 2014 8:39 pm

Olha Arredio , é como te expliquei cara tive um trabalho desgraçado pra tirar essa bomba porque é chave torque na frente e chave de boca 13 atrás , e estava com aperto de fabrica acredito eu. Então comprei uma chave soquete torque que engata naquelas parafusadeiras pneumáticas e fui numa oficina de um amigo que a princípio afroxou os parafusos e quando cheguei em casa soltei o resto. Mas além da bomba precisa soltar a correia do esticador que é chave torque também, só que é um pouco mais fácil soltar. Mas antes não pode esquecer de sangrar todo o óleo do reservatório e soltar as mengueiras da bomba . Bom... depois de sacar fora a peça foi outro sufoco abrir ela, mas existe um vídeo no you tube que ensina passo a passo abrir ela inclusive trocar e montar as peças internas ( que não foi o meu caso , porque quem fez essa parte foi o mecânico de bombas no qual eu levei). Ele mesmo trocou tudo inclusive os anéis de borracha e o retentor e me devolveu pronta para ser montada . Então voltei para casa (á pé claro rsrs) e instalei novamente.

Na instalação 1° lavei o reservatório e coloquei novamente , coloquei a bomba no lugar e a correia que passa por ela e pelo esticador . A tensão da correia coloquei na raça mesmo, fui apertando até achar que estava boa. Depois coloquei as mangueiras e o óleo no reservatório que em média da quase 1 litro mas é bom comprar 2 . Verifiquei se não tinha vazamentos , liguei o carro alguns segundos sem mexer na direção até o óleo baixar no reservatório , desliguei o carro e completei o resto e pronto. Ficou beleza...ufa rs.

Se voçe for fazer esse trampo de repente faço um vídeo pra voce pra te ajudar e tento explicar tudo que for possível. Agora as peças para troca voce vai ter que conseguir por aí a não ser que em ultimo caso se ficar muito caro por aí e compensar voçe manda a peça pra cá e eu mando consertar aqui no cara. Vai da sua confiança.!

Antes de tudo á bom saber se realmente o seu problema é o mesmo que o meu. Ainda tenho as peças velhas trocadas , posso tirar uma foto e te mandar para comparação se quiser.

Fico no aguardo ...se quiser passo meu telefone também ou whats app para contato.
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#10

Mensagem por Arredio » Seg Set 29, 2014 7:40 pm

Oi Anderson....

É de muita valia estas informações, isto é parceria e incalculavel o tempo que se poupa com ajudas como a sua, caso não houvesse esta ajuda eu teria que psssar por tudo antes de chegar a uma solução.
Pois é o meu defeito aparece quando esterso o carro na garagem que é bem apertadinha e tenho que as vezes ir ao extremo de cada lado para retirá-lo de lá.
Durante um percurso normal, com motor quente dificilmente acontece e o sintoma é " Um chiado forte mas quando o volante está todo extersado para direita ou esquerda, semelhante a correias frouxas ou liss quando perde o atrito com as polias, o engraçado é que são relativamente novas as minhas coreias e estão bem esticadas não deveria dar o barulho.
Quanto a estalos mecânicos, isto ainda não acontece por isto estou andando com ele, mas me preocupa o fato de não ter identificado a causa real ainda.

Se você puder me enviar as fotos das peças e puder explicar com um filminho os passos para executar, eu ficarei muito grato a você.

No mais muito obrigado pela paciência e disposição em me auxiliar, sua ajuda valerá ouro para todos nós OK.

abraço
Editado pela última vez por Arredio em Seg Set 29, 2014 7:45 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Anderson Souza
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Set 09, 2014 7:40 pm
Nome: Anderson Souza

#11

Mensagem por Anderson Souza » Seg Set 29, 2014 11:56 pm

Beleza cara... essa semana vou agilizar isso pra voce...Mas só me explica uma coisa: essa sua bomba é nova conforme voce citou aí em cima, ou é usada mesmo? Porque se for nova acredito que não deveria apresentar problemas ou houve problema na instalação...Mas continuando....Infelizmente não tenho como mostrar o barulho que fazia antes pra voce comparar porque não gravei e nem to achando nenhum no you tube, mas vou explicar todo o procedimento e mandar fotos da situação blz.
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#12

Mensagem por Arredio » Ter Set 30, 2014 6:12 pm

A bomba ainda é a original, nunca troquei....nem o óleo hidráulico foi substituído.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Anderson Souza
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Set 09, 2014 7:40 pm
Nome: Anderson Souza

#13

Mensagem por Anderson Souza » Ter Set 30, 2014 6:20 pm

Blz meu amigo, vou preparar o video... A propósito tenho familiares aí em Araguari perto da sua terra rs
Anderson Souza
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Set 09, 2014 7:40 pm
Nome: Anderson Souza

#14

Mensagem por Anderson Souza » Qua Out 01, 2014 12:55 pm

Arredio mandei no seu e-mail umas fotos e achei no mercado livre o kit para troca (acho que da certo)

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... as-dhb-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... dhb-_JM</a>

e achei o site da empresa que fabrica as peças porque o mecanico mandou as peças na caixa do fabricante com o código da peça ...ve se voce consegue entrar em contato para achar um representante e de repente comprar o kit....

o código para o nosso tipo de bomba é: 28259983 , que inclusive voce encontra no arquivo pdf do catalogo de bombas desse site na parte sobre reparos.

Esse é o site: <a href="http://mmknopf.com/index.php?option=com ... &Itemid=57" target="_blank">http://mmknopf.com/index.php?option=com ... emid=57</a>


tenta aí e me fala....abraço

Arredio mandei no seu e-mail umas fotos e achei no mercado livre o kit para troca (acho que da certo)

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... as-dhb-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... dhb-_JM</a>

e achei o site da empresa que fabrica as peças porque o mecanico mandou as peças na caixa do fabricante com o código da peça ...ve se voce consegue entrar em contato para achar um representante e de repente comprar o kit....

o código para o nosso tipo de bomba é: 28259983 , que inclusive voce encontra no arquivo pdf do catalogo de bombas desse site na parte sobre reparos.

Esse é o site: <a href="http://mmknopf.com/index.php?option=com ... &Itemid=57" target="_blank">http://mmknopf.com/index.php?option=com ... emid=57</a>


tenta aí e me fala....abraço
Anderson Souza
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Set 09, 2014 7:40 pm
Nome: Anderson Souza

#15

Mensagem por Anderson Souza » Qua Out 01, 2014 1:06 pm

...esqueci de dizer que precisa do kit de vedação (anéis de borracha e retentor) que também esta lá no catalogo de bombas direção hidraulica do site em pdf .
Responder