Sistema de Arrefecimento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#1

Mensagem por prata » Qua Abr 25, 2012 6:41 pm

Meu Berlingo 1.6 16V 2005/2006 está com vazamento do líquido de arrefecimento. Goteja cerca de 500mL a 1 L por dia. Levei a uma oficina especializada em arrefecimento e disseram que era a bomba d'água ou o selo do motor, pois não viram nenhum outro vazamento. O vazamento é do lado esquerdo de quem olha para o compartimento do motor. Há cerca de um mês, quando troquei os pneus dianteiros percebi que havia uma marca de escorrimento já seco no cárter, mas não sabia o que era. Sempre achei que gasdtaera gotejamento devido à condensação pelo sistema do ar condicionado. Agora sei que não era. Hoje levei em um mecânico e, segundo ele, deve ser sim a bomba d'água. Amanhã ele vai "abrir" o motor e ver realmente qual é o problema. Ele vai aproveitar e trocar a correia dentada e tensores. O carro já tem quase 55000 km. Acho que estou nas mãos das concessionárias (R$800-900), pois aqui em SP, está difícil de achar essas peças e eu não posso ficar sem carro nem gastar tempo procurando lugar mais barato. Quando tiver mais notícias, eu relato aqui.


Dorneles
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Abr 11, 2012 11:46 am
Nome: Dorneles

#2

Mensagem por Dorneles » Qui Abr 26, 2012 1:32 pm

[quote name='prata' date='Apr 25 2012, 06:41 PM' post='17328']
Meu Berlingo 1.6 16V 2005/2006 está com vazamento do líquido de arrefecimento. Goteja cerca de 500mL a 1 L por dia. Levei a uma oficina especializada em arrefecimento e disseram que era a bomba d'água ou o selo do motor, pois não viram nenhum outro vazamento. O vazamento é do lado esquerdo de quem olha para o compartimento do motor. Há cerca de um mês, quando troquei os pneus dianteiros percebi que havia uma marca de escorrimento já seco no cárter, mas não sabia o que era. Sempre achei que gasdtaera gotejamento devido à condensação pelo sistema do ar condicionado. Agora sei que não era. Hoje levei em um mecânico e, segundo ele, deve ser sim a bomba d'água. Amanhã ele vai "abrir" o motor e ver realmente qual é o problema. Ele vai aproveitar e trocar a correia dentada e tensores. O carro já tem quase 55000 km. Acho que estou nas mãos das concessionárias (R$800-900), pois aqui em SP, está difícil de achar essas peças e eu não posso ficar sem carro nem gastar tempo procurando lugar mais barato. Quando tiver mais notícias, eu relato aqui.
[/quote]


Boa tarde PRATA,
Tenho um Berlingo 2002 8V apresentando o mesmo problema, hoje observando o motor funcionando com o capo aberto descobrir que o vazamento esta ocorrendo na mangueira do ar quente, ontem levei o carro na oficina aqui no centro de floripa e o mecânico queria trocar a bomba dágua, hoje levei em um especialista de ar condicionados para carro, o mesmo informou que a mangueira do XSARA PICASSO é a mesma, hoje a tarde fico sabendo do valor, espero ter ajudado.
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#3

Mensagem por prata » Qui Abr 26, 2012 5:08 pm

Vamos atualizar:
1- Pelo pouco tempo disponível, o mecânico não "abriu" o motor, mas tentou;
2- Ele me garantiu que tem 99% de chance de sr a bomba d'água, já que o vazamento é do lado esquerdo, que não encontraram vazamento no radiador e nas mangueiras e vaza mais com motor frio;
3- Já encomendei a bomba d'água + anel na Rivoli<SP>, + - R$270,00. Chega em 2-3 dias úteis;
4- A correia dentada, o extensor e o apoio (Dayco) vem de um distribuidor do mecânico - R$350,00 tudo.

Agora me resta esperar.

O vazamento está um pouco menos intenso. Na oficina especializada em arrefecimento me disseram para não completar com água+aditivo, pois iria limpar mais ainda o sistema e poderia aumentar o vazamento. Então, deveria completar com água somente até consertar o problema. Alguém tem alguma opinião sobre isso? Faz sentido?

O marcador de temperatura fica na metade com o carro em movimento e sobre mais 1/8 quando parado, mas aí entra o ventilador e o ponteiro desce para a metade ou um pouquinho acima.

Espero que não ocorra nada com a bomba até eu trocar. Tenho que andar com o carro, não tem jeito.
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#4

Mensagem por prata » Qui Mai 03, 2012 4:08 pm

O mecânico trocou a bomba d'água:
Valor na concessionária (R$270) = bomba + anel (O-ring), uns dois dias úteis para chegar.

Havia um vazamento do líquido de arrefecimento. Parece que está bom agora. Preciso andar um pouco.
O problema, segundo o mecânico, é que um anel retentor no eixo foi pro espaço e permitia a passagem do líquido para fora do circuito.
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#5

Mensagem por Arredio » Sáb Mai 05, 2012 9:18 am

[quote name='prata' date='Apr 25 2012, 06:41 PM' post='17328']
Meu Berlingo 1.6 16V 2005/2006 está com vazamento do líquido de arrefecimento.
[/quote]

<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro-->DICA: dêem sempre uma olhadinha em posts anteriores, já temos 3 páginas de posts com dicas e maçetes dos colegas, isto pode ajudar e muito.<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Editado pela última vez por Arredio em Sáb Mai 05, 2012 9:24 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#6

Mensagem por prata » Seg Mai 07, 2012 3:28 pm

Não percebo mais vazamento (formação de poça).
Agora vou monitorar o nível do líquido para ver ser se não há vazamento de vapor.
Até dois dias atrás, tudo estava bem.
Responder