Alternador e Motor de Arranque

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#1

Mensagem por Arredio » Qui Jan 12, 2012 11:27 am

Alternadores e Motores de Arranque

Um veículo apresenta falhas na partida, gira-se a chave de iginição e o veículo não parte, o motor tenta dar início à partida mas os movimentos logo se interrompem, parte-se novamente mas não há sinal de movimentos, dá se um tempo parte-se novamente e o motor gira sem problemas.

Passos a seguir na busca da falha:
  • Verificar batería</li>
  • Verificar relés de partida ou chave de partida</li>
  • Verificar escovas do motor de partida <!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->( esta parte é complexa devido a posição do motor )<!--sizec--></span><!--/sizec--></li>
Para auxiliá-lo na procura de códigos e referências de peças, o link em anexo poderá nos ajudar:

<a href="http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 1-2012.pdf" target="_blank">http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 012.pdf</a>
<a href="http://www.dispall.com.br/catalogos/ZM.pdf" target="_blank">http://www.dispall.com.br/catalogos/ZM.pdf</a>

Dispositivo de Arranque:

Localizado atrás do motor, logo abaixo do conj. de injeção, velas e filtro, uma área de difícil acesso onde a manutenção somente será permitida, levantando-se o automóvel e retirando-se o peito de aço.

<a href="http://www.4shared.com/photo/831qmLcd/DSC04726.html" target="_blank">http://www.4shared.com/photo/831qmLcd/DSC04726.html</a>
<a href="http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... p?recid=21" target="_blank">http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... ecid=21</a>
<a href="http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... ?recid=165" target="_blank">http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... cid=165</a>

Solução encontrada:

Por indicação do Sr. Jeová da Auto Mecânica TURIM em Uberlândia, levamos o carro na Auto Elétrica ARANTES ( F- 34 3234-9846 ) para uma análise detalhada. Segundo o Sr. Luiz ( eletricista ), os instrumentos de análise mostraram que embora o alternador estivesse carregando normalmente, a bateria não fornecia corrente suficiente para uma boa partida do motor, sendo assim foi necessária a substituição.

Substituimos então uma bateria Heliar de 40/300A n/s 222680563 por uma ACDelco de 52/570A n/s 671371995 a um custo de R$ 269,00.

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Importante: quando a bateria inicia sua degradação, percebe-se por vezes o relógio do painel do veículo se atrasa ou perde totalmente a indicação de hora certa, isto ocorre quando é dada a partida, pois toda a corrente é drenada para o motor de arranque e o relógio fica por instantes sem energia.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Recomendação: A oficina indicada fica próximo a Rodoviária na Av. Prof. Minervina C. Oliveira n.o 123. Durante os trabalhos foram sendo observados: atendimento, organização e limpeza além de ter peças e equipamentos para testes e reposição.
Editado pela última vez por Arredio em Qui Mai 03, 2012 12:59 pm, em um total de 1 vez.


Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#2

Mensagem por prata » Qui Abr 26, 2012 5:30 pm

Ótimo comentário.
Tive que trocar a bateria há umas duas semanas.
Sintomas:
1- O carro me deixou na mão. Dava na chave e o motor tentava girar e parava;
2- Não havia indicação de bateria fraca no painel;
3- As luzes estavam normais;
4- O relógio atrasava e MUITAS vezes zerava de vez e começava tudo de novo;
5- Acho que até sentia o motor com funcionamento irregular.

Solução: Troquei a bateria (Heliar SL ????65Ah). Agora está tudo normal (menos o meu comentário sobre o vazamento do líquido de arrefecimento).

OBS: O modelo da bateria antiga já não se fabricava mais. Eu descobri depois de uma boa busca na Internet. Então, se não encontrarem o modelo instalado, verifiquem se já não saiu de linha.
RodrigoS
Habilitado
Mensagens: 105
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 10:11 pm
Nome: RodrigoS
Localização: Florianópolis, SC

#3

Mensagem por RodrigoS » Dom Abr 29, 2012 7:06 pm

Bateria nova é quase uma obrigação ao comprar um carro usado, principalmente quando é de uma marca de fundo de quintal, recondicionada, como as lojas de picaretas costumam empurrar. A minha está com uma Moura de 65 Ah faz um ano. Só cuido para ligá-la ao menos uma vez por semana, já que tenho outro carro para ir ao trabalho.
Rodrigo Soracco Espinosa
Blazer Executive 4.3 V6
Ford Ka GL 1.0 2002
Responder