BERLINGO SUPERAQUECENDO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Rogerclimazen
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Abr 23, 2012 7:00 pm
Nome: Rogerclimazen

#16

Mensagem por Rogerclimazen » Sex Mai 11, 2012 7:08 pm

Olá amigos, boa noite ! gostaria de participar desse clube, sou proprietário de um Berlingo 1.8 8V ano 2001. O qual se encontra na oficina mecânica sendo retificado o cabeçote e a troca da junta, recentemente foi trocado as bandejas, coxim inferior do motor, kit da barra estabilizadora, semi-eixo, limpeza dos bicos, velas, cabos de velas, batente do amortecedor, bieleta e até uma peça que foi a primeira vez que ouvi falar "sonda lambda" ou sensor de pressão do coletor. Desde o final do ano passado eu sofria com meu berlingo por ele falhar e morrer na marcha lenta e consumir muita gasolina, até então eu adorava o carro, não o trocava por outro que não fosse do mesmo nível de conforto e dirigibilidade, levei em algumas oficinas e escolhi uma que me parecia mais confiável, pelo carro está falhando demais, o mecânico procurou defeitos pelo computador e nada encontrou, foi quando ele decidiu fazer limpeza dos bicos, o carro funcionou bem por 01 dia e voltou a falhar, resumindo o defeito persistia até que foi trocando peças como, cabos de vela, vela, sonda lambda, e só não trocou o sensor de marcha lenta, pois, apareceu um outro berlingo na oficina e ele funcionava normalmente, o problema era de suspenção, o mecânico colocou no meu carro o sensor de marcha lenta do outro berlingo e o defeito persistiu. resumo... me estressei com o carro e com os mecânicos que não sabiam o que estavam fazendo, deixei o carro na garagem enquanto usava o carro do meu irmão o tempo passou e eu andava pouco com o carro, até que um dia estava indo pro trabalho e o berlingo falhava demais, parei em uma oficina, conversei com o responsável e pedi que olhasse e que eu voltaria no outro dia para ter noticias mas o deixei avisado de tudo que já havia sido feito nele, foi quando ele perguntou: limparam o <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->TBI<!--colorc--></span><!--/colorc--> a resp. NÂO ! no outro dia peguei o carro que estava parecendo uma máquina rsrs desde então não falhou mais e o motor desenvolve de um jeito que eu não conhecia, pude sentir o motor 1.8 que ele tem, fiquei muito feliz, mandei fazer a tapeçaria e os bancos novos mas depois de um tempo o carro ferveu mais de uma vez no transito, levei no mecânico e ele retirou a válvula termostática, o carro ficou normal mas com o passar dos dias ele voltou a ferver e dai o mecânico olhou a tampa de óleo e confirmou que a junta do cabeçote estava queimada, isso foi essa semana, amanhã ele vai montar o cabeçote que já foi retificado e por a junta nova. Depois de testa-lo, postarei mais informações. Obrigado !
Editado pela última vez por Rogerclimazen em Sáb Mai 12, 2012 10:24 pm, em um total de 1 vez.


Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#17

Mensagem por Arredio » Sex Mai 11, 2012 7:40 pm

TBI

O que é o tal do <!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->TBI<!--colorc--></span><!--/colorc--> moçada, assista este video e conheça este componente que provoca as falhas em marcha lenta no seu motor.

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->http://www.youtube.com/watch?v=gS1_ZFjG ... -/colorc-->
Editado pela última vez por Arredio em Sáb Mai 12, 2012 8:20 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Rogerclimazen
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Abr 23, 2012 7:00 pm
Nome: Rogerclimazen

#18

Mensagem por Rogerclimazen » Sáb Mai 12, 2012 10:42 am

Bom dia ! hoje quando acordei estava me lembrando de uma outra situação que vivi com meu Berlingo e que tem tudo a ver com o tópico. No começo do ano de 2011, meu Berlingo, estava fraco e começou a ferver, eu percebia que quanto mais eu tentava acelerar, mais fraco ele ficava e o ponteiro da temperatura queria pular do painel de tão quente que ficava o motor... Levei em vários mecânicos mas os diagnósticos não batiam, um deles me disse ser os reles do radiador e trocou, nada adiantou, depois ele queria trocar os ventiladores rs mas antes que o fizesse levei em outro lugar e adivinham, condenaram a embreagem rs, na outra oficina condenaram o módulo e outras peças elétricas até que enfim levei em um lugar e o responsável matou o defeito sem que eu precisasse entrar com o carro dentro da oficina, na rua mesmo ele pediu que ligasse o carro e acelerasse, ele observou que tudo funcionava exceto uma coisa não acontecia.... os gases emitidos pelo motor não estavam saindo pelo escapamento e nem por lugar nenhum, ele olhou todo o escapamento e me indicou um lugar para trocar o silenciador por estar enferrujado e o causador de tudo isso o "CATALISADOR", depois de trocado, peguei o catalisador usado para ver oque aconteceu e observei o que disse o mecânico, que a pedra do catalisador estava quebrava e entupiu a saída do escape causando o aprisionamento dos gases o que fazia o motor superaquecer e perder toda potência. Enfim, gastos desnecessário com rele do radiador até que encontrasse a solução e vários dias a procura de uma oficina eficaz. Além da experiencia do mecânico ele descobriu o defeito da seguinte maneira: colocou a mão próximo á saída do escape para ver e sentir se os gases que saiam do escape e se tinham pressão, comparou com um carro de motor semelhante e que esteva funcionando perfeitamente. Espero que essas informações ajudem de alguma forma, um ótimo dia a todos !
Editado pela última vez por Rogerclimazen em Sáb Mai 12, 2012 10:19 pm, em um total de 1 vez.
Rogerclimazen
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Abr 23, 2012 7:00 pm
Nome: Rogerclimazen

#19

Mensagem por Rogerclimazen » Sáb Mai 12, 2012 10:57 pm

Boa noite a todos ! Eu gostaria de informar diretamente ao Vinicius,
que procura a tampa do cabeçote do seu Berlingo mas não sei como faze-lo,
espero que os amigos ajudem para que ele tenha acesso a esse link

<a href="http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB- ... 18-glx-_JM" target="_blank">http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB- ... glx-_JM</a>

não custa nada perguntar se o dono ainda tem a tampa do cabeçote e quanto fica para enviar.

Boa sorte !!
gilbertofrpinto@hotmail.c
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 6:27 am
Nome: gilbertofrpinto@hotmail.com

#20

Mensagem por gilbertofrpinto@hotmail.c » Dom Mai 13, 2012 1:54 pm

GENTE SOU O GILBERTO DE MACAE-RJ,O QUE QUERIA COLOCAR FOGO NO BERLINGO,POR SUPER AQUECIMENTO,TROQUEI TUDO NO CARRO,MAS SABEM QUEM DESCOBRIU O DEFEITO? UM VELHINHO QUE CONSERTA RADIADOR,OS BERLINGOS NAO TEM COMO VER O NIVEL DA AQUA,PORQUE O RADIADOR,PELOMENOS O MEU E ASSIM,E PRETO,E NAO TEM VISAO DO NIVEL DA AQUA,EU ENCHIA ATE EM CIMA DE AQUA,AI ELE NAO TINHA ESPAÇO PARA QUE A AQUA CIRCULA-SE,EU FIZ UM FURINHO NA MARCA,QUE ESTA NO RADIADOR,BEM EM BAIXO DA TAMPA,E ONDE ESTA A MARCA( NIVEL MAXIMO) COLOQUEI UM PARAFUSO DE AÇO INOX,E MEIO ESTRANHO,MAS RESOLVEL.ELE PAROU DE FERVER.PENSE,SE A PESSOA COMER,COMER E NAO SAI,ELA ESPRODE,ERA O QUE ESTAVA ACONTECENDO,A QUA NAO TINHA COMO CIRCULAR,POR ESTAR CHEIO DEMAIS O MOTOR.ESPERO QUE POSSA TER AJUDADO.GILBERTO-MACAE-RJ
Anderson Pereira
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Fev 21, 2012 8:39 am
Nome: Anderson do Carmo

#21

Mensagem por Anderson Pereira » Dom Mai 13, 2012 2:57 pm

[quote name='gilbertofrpinto@hotmail.com' date='May 13 2012, 01:54 PM' post='17474']
GENTE SOU O GILBERTO DE MACAE-RJ,O QUE QUERIA COLOCAR FOGO NO BERLINGO,POR SUPER AQUECIMENTO,TROQUEI TUDO NO CARRO,MAS SABEM QUEM DESCOBRIU O DEFEITO? UM VELHINHO QUE CONSERTA RADIADOR,OS BERLINGOS NAO TEM COMO VER O NIVEL DA AQUA,PORQUE O RADIADOR,PELOMENOS O MEU E ASSIM,E PRETO,E NAO TEM VISAO DO NIVEL DA AQUA,EU ENCHIA ATE EM CIMA DE AQUA,AI ELE NAO TINHA ESPAÇO PARA QUE A AQUA CIRCULA-SE,EU FIZ UM FURINHO NA MARCA,QUE ESTA NO RADIADOR,BEM EM BAIXO DA TAMPA,E ONDE ESTA A MARCA( NIVEL MAXIMO) COLOQUEI UM PARAFUSO DE AÇO INOX,E MEIO ESTRANHO,MAS RESOLVEL.ELE PAROU DE FERVER.PENSE,SE A PESSOA COMER,COMER E NAO SAI,ELA ESPRODE,ERA O QUE ESTAVA ACONTECENDO,A QUA NAO TINHA COMO CIRCULAR,POR ESTAR CHEIO DEMAIS O MOTOR.ESPERO QUE POSSA TER AJUDADO.GILBERTO-MACAE-RJ
[/quote]

Excelente ideia brother, com certeza tem muitos na mesma situação!!!

Muito Obrigado pela dica!!!
Sds

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Anderson do Carmo<!--colorc--></span><!--/colorc-->

<!--coloro:#000000--><span style="color:#000000"><!--/coloro-->Berlingo MultiSpace 1.8 2002<!--colorc--></span><!--/colorc-->

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->MSN: loslesos@hotmail.com
andersondocpereira@gmail.com<!--colorc--></span><!--/colorc-->
gilbertofrpinto@hotmail.c
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 6:27 am
Nome: gilbertofrpinto@hotmail.com

#22

Mensagem por gilbertofrpinto@hotmail.c » Dom Mai 13, 2012 4:57 pm

caro amigo roger,aqui em macae-rj tem uma oficina que tem um motor completo do berlingo,nao sei o preço, ma s se ouver interece,posso ver voce=gilbertofrpinto@hotmail,com.
gilbertofrpinto@hotmail.c
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 6:27 am
Nome: gilbertofrpinto@hotmail.com

#23

Mensagem por gilbertofrpinto@hotmail.c » Dom Mai 13, 2012 5:36 pm

soluçao para aquecimento do berlingo,leia ...gente sou o gilberto de macae-rj
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#24

Mensagem por RAFAEL » Seg Mai 14, 2012 10:32 am

Reportado: gilbertofrpinto@hotmail.com

BOM DIA A TODOS,LI MUITOS DEPOIMENTOS,SOBRE O AQU O CAECIMENTO DO BERLINGO,DA CITREN. TENHO UM 2002,E JA PASSEI POR MUITAS DIFICULDADES COM ESTE PROBLEMA,VOU CITAR ALGUNS PESADELOS.TENHO ESTE CARRO A 3 ANOS,E NESTES 3 ANOS JA TROQUEI A JUNTA DO CABEÇOTE 4 VEZES.ELA QUEIMA SOMENTE NO MEIO.HOJE E DIA 12-05-2012,E ONTEM ACABEI DE PEGAR O CARRO NOVAMENTE NA OFICINA,ELE HAVIA QUEIMADO NOVAMENTE A JUNTA DO CABEÇOTE,AI FIZ O SEGUINTE... TROQUEI A BOMBA DE AGUA,TROQUEI A JUNTA,DO CABEÇOTE,MANDEI PRAINAR O CABEÇOTE,MANDEI VARETAR O RADIADOR,TROQUEI AS MANGUEIRAS,TROQUEI O OLEO,FILTRO,EM FIM TROQUEI TUDO QUE SE REFERIA A AQUECIMENTO DO VEICULO.MAS AI E QUE ESTA ( EU ACHO QUE ENCONTREI O PROBLEMA,) EU JA PAREI MUITOS BERLINGOS,QUE ENCONTRAVA NAS RUAS,E COMENTAVA COM OS DONOS,SOBRE O SUPERAQUECIMENTO DO EU,MUITOS NUNCA OUVE ESTE AQUECIMENTO,MAS MUITOS TAMBEM RECLAMARAM.EU INTENDO ALGUMAS COISAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ,MAS NAO INTENDIA,COMO PODIA AQUECER TANDO,ENTRAVA NA INTERNET,E PESQUISAVA SOBRE ISTO.MAS ACREDITEM...TEM UM ITEM QUE NUNCA FOI CITADO NESTAS PESQUISAS...O NIVEL DA AQUA,EM TODOS OS CARROS BERLINGO QUE VI,O RADIADOR,NAO TEM NIVEL DE AQUA,VISIVEL,OU SEJA;ELE E DA COR PRETA,E FICA ABEIXO DA TAMPA DO RADIADOR,NA HORA QUE SE COLOCA A AQUA NO RADIADOR...COMO SABER SE ESTA NO NIVEL CERTO,FUI FALAR COM O DONO DA LOJA,QUE VARETOU O MEU RADIADOR,ELE ME DISSE QUE SE EU COLOCA-SE A AQUA ACIMA DAQUELA MARCA,QUE ESTA NA PARTE DEBAIXO DA TAMPA O CARRO IRIA FERVER,MAS COMO POSSO SABER O NIVEL,SE ELE E PRETO,DANDO UMA DE PROF.PARDAL,FIZ UM PEQUENO BURACO COM A FURADEIRA,BEM EM CIMA DA MARCA(NIVEL MAXIMO,QUE ESTA ESCRITO NO RADIADOR.FOI BATATA,ELE PAROU DE AQUECER,LIGA E DESLIGA NO MEIO.AI PENSEI....O QUE ESTAVA ACONTECENDO,ERA QUE POR NAO TER COMO VER O NIVEL CERTO DA AQUA,EU ENCHIA ATE EM CIMA DO RADIADOR,AI ELE POR NAO TER ESPAÇO PARA CIRCULAR A AQUA ELE FERVIA.ESPERO QUE COM ESTE DEPOIMENTO EU POSSA AJUDAR A OUTROS QUE TENHA ESTE MESMO VEICULO,E ESTEJA,PASSANDO POR ESTE PROBLEMA.UM ABRAÇO A TODOS.OBS.NESTA PAGINA ESTA ESCRITO ,NOTIFICAR ESTE POST A UM MODERADOR,EU NAO TENHO MUITA PRATICA,SOBRE ISTO,CASO ESTA PAGINA SEJA PARA NOTIFICAR ALGUEM,NAO E ESTE O MEU INTERECE,E SIM DE PUBLICAR ESTE RELATO,PESSO POR FAVOR,SE ESTA PAGINA ESTIVER ERRADA,COLOQUE NA CERTA PARA QUE OUTRAS PESSOAS POSSAM VER ESTA AJUDA.OBRIGADO.GILBERTO DE FREITAS PINTO.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#25

Mensagem por Arredio » Seg Mai 14, 2012 9:50 pm

Mais uma solução encontrada....

É isto ai Gilberto, você botou a boca no trombone, perguntou, testou, correu atrás da solução, notificou fez valer o seu direito de resposta e da informação.......você é dos nossos meu camarada.
Não se preocupe com palavras bonitas e nem lugares corretos para expor os seus relatos, aqui o que vale é a solução.

Meus parabêns amigão, você é um exemplo para aqueles que tem medo de por a mão na massa.

Abraçoooooo.
Editado pela última vez por Arredio em Seg Mai 14, 2012 9:56 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Rogerclimazen
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Abr 23, 2012 7:00 pm
Nome: Rogerclimazen

#26

Mensagem por Rogerclimazen » Sáb Mai 19, 2012 6:55 pm

Boa noite amigos ! essa semana peguei meu Berlingo que estava na oficina pra trocar a junta do cabeçote. Quero dizer que ele está afinadíssimo, estou muito contente por ele voltar a ser o Berlingo, que conhecia rsrs

Tiveram que preencher com solda, buracos que se formou na face do cabeçote.
O retificador me disse que a água que eu estava usando no radiador continha
muito cloro e que isso prejudica o sistema de arrefecimento, me recomendou sempre
usar aditivo no radiador.


Grande abraço a todos !


Att.
Rogério
gilbertofrpinto@hotmail.c
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Mai 05, 2012 6:27 am
Nome: gilbertofrpinto@hotmail.com

#27

Mensagem por gilbertofrpinto@hotmail.c » Qui Mai 24, 2012 6:32 pm

boa noite a todos,o meu problema de aquecimento foi solucionado,era mesmo o nivel de aqua que eu estava colocando a mais no radiador,o amigo rogerclimazen,relatou sobre uma fumaça saindo do motor,amigo,o meu deu este mesmo defeito,era a junta da tampa de valvula que estava,com folga,ai sai o oleo,e cai em cima do coletor da descarga,e por isto que da aquela fumaça,tem uns mecanicos 71 por ai ,e diz que esta fazando ou que esta com a junta queimada,mentira e a junta da tampa de valvula.abraço a todos-gilberto-macae-rj

fumaça no motor,nao e junta do cabeçote,coisa nenhuma,e sim a junta da tampa de valvula,que faz vazar o oleo que lubrifica as valvula.ai vasa oleo entre a tampa de valvula,e o cabeçote.este vazamento ocorre na parte de traz ,o oleo escorre,e cai em cima do coletor da descarga,e por isto que da fumaça no motor,amigos,cuidado com os 71,abraço a todos-gilberto-macae-rj
mandrey
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 11:16 am
Nome: Berlingordo
Localização: Recife - PE

#28

Mensagem por mandrey » Qua Mai 30, 2012 2:37 pm

Realmente, Gilberto parece ter encontrado a verdadeira solução! vou tirar o excesso hoje mesmo! Muito obrigado pela contribuição!!!!


[quote name='Arredio' date='May 14 2012, 09:50 PM' post='17500']
Mais uma solução encontrada....

É isto ai Gilberto, você botou a boca no trombone, perguntou, testou, correu atrás da solução, notificou fez valer o seu direito de resposta e da informação.......você é dos nossos meu camarada.
Não se preocupe com palavras bonitas e nem lugares corretos para expor os seus relatos, aqui o que vale é a solução.

Meus parabêns amigão, você é um exemplo para aqueles que tem medo de por a mão na massa.

Abraçoooooo.
[/quote]
Berlingo Sport 2005/2006
com pneus Michelin 175-70-14 88T
cftvfagner
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Abr 05, 2013 8:23 pm
Nome: fagnerberlingo2001

#29

Mensagem por cftvfagner » Sex Abr 05, 2013 11:33 pm

Pessoal boa noite, sou aqui do Espirito Santo. Comprei um berlingo 2001 1.8 8v. faz um mês e nesse tempo tive algumas más experiencias com ele. No segundo dia com o mesmo ele me bate o motor. bom apos muitas procuras achamos um motor no ferro velho do mesmo anos e modelo do meu. bom o carro ficou pronto só que tivemos que fazer umas adaptações, tipo colocar um cebolão para acionar o ventilador pois o mesmo não estava funcionando certo. Ai tivemos que colocar um marcador extra de temperatura, porque no painel já não marcava mais, depois dos problemas no motor. Bom resumo de conversa o carro esta "bom". Mais hoje 05/04/2013 percebi que ele aqueceu um pouco além do normal, e na lenta piscava a luz do óleo. quando cheguei em casa esperei uma hora e fui olhar o nivel de agua, e coube nada mais nada menos que 5 lts de agua. Pergunta que não quer calar vou ter que olhar diariamente o nível de água ? E se alguém souber de mais dicas sobre berlingo 2001 1.8 8v aceito de bpm agrado.
grande abraço
RodrigoS
Habilitado
Mensagens: 105
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 10:11 pm
Nome: RodrigoS
Localização: Florianópolis, SC

#30

Mensagem por RodrigoS » Sáb Abr 06, 2013 1:08 pm

[quote name='fagnerberlingo2001' date='Apr 5 2013, 11:33 PM' post='21180']
Pessoal boa noite, sou aqui do Espirito Santo. Comprei um berlingo 2001 1.8 8v. faz um mês e nesse tempo tive algumas más experiencias com ele. No segundo dia com o mesmo ele me bate o motor. bom apos muitas procuras achamos um motor no ferro velho do mesmo anos e modelo do meu. bom o carro ficou pronto só que tivemos que fazer umas adaptações, tipo colocar um cebolão para acionar o ventilador pois o mesmo não estava funcionando certo. Ai tivemos que colocar um marcador extra de temperatura, porque no painel já não marcava mais, depois dos problemas no motor. Bom resumo de conversa o carro esta "bom". Mais hoje 05/04/2013 percebi que ele aqueceu um pouco além do normal, e na lenta piscava a luz do óleo. quando cheguei em casa esperei uma hora e fui olhar o nivel de agua, e coube nada mais nada menos que 5 lts de agua. Pergunta que não quer calar vou ter que olhar diariamente o nível de água ? E se alguém souber de mais dicas sobre berlingo 2001 1.8 8v aceito de bpm agrado.
grande abraço
[/quote]

Fagner, a lâmpada do óleo estar acendendo apenas na lenta pode ser pouca pressão da bomba. A minha está assim há dois anos, e já foi e voltou à Argentina. Não é nada grave, mas seria interessante revisar a bomba. Quanto à água, isso é um seríssimo problema da Berlingo. A minha usa a válvula termostática e o "cebolão" originais. O motor trabalha sempre entre 1/2 e 3/4 de temperatura. Não vaza nada de água, só reviso a cada dois meses ou antes de viajar. Mas eu refiz todo o sistema de arrefecimento, inclusive trocando o radiador. Ela também fervia, e me custou uma retífica de cabeçote.
Rodrigo Soracco Espinosa
Blazer Executive 4.3 V6
Ford Ka GL 1.0 2002
Responder