BERLINGO SUPERAQUECENDO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
vinicius oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:06 pm
Nome: Vinicius Pinto

#1

Mensagem por vinicius oliveira » Seg Nov 28, 2011 12:46 pm

Pessoal, boa tarde.

Tenho um berlingo 2002 motor 1.8, 8v. Já há algum tempo o ponteiro da temperatura disparava, parava o carro e voltava ao normal, na ultima semana estava andando com o carro e o ponteiro da temperatura disparou e começou a sair fumaça motor, parei o carro e chamei o reboque. Levei no mecânico, que informou que a Junta da cabeçote estava toda queimada e que o cabeçote e a bom d`água estavam bons. Troquei a Junta e os três sensores de temperatura. Ao pegar o carro e começar a andar novamente, começou a ocorrer o mesmo problema, retornei ao mecânico, que desconfiou que o cabeçote poderia estar rachado. Fez alguns testes e chegou e constatou que o carro só esquenta com o ar desligado, com o ar ligado não esquenta. Pediu para que limpasse o radiador e a tubulação, pois acha que devido a junta ter queimado e se desfeito toda, pode ter algo obstruindo a passagem de água para refrigerar o motor. Após esta limpeza ele irá instalar um kit verão, onde colocará um cebolão extra no carro para refrigera-lo melhor.

Peço a ajuda do forúm, para saber o que acham que poder ser realmente que esta ocorrendo.

Abs

Vinicius Pinto


Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#2

Mensagem por Arredio » Seg Nov 28, 2011 9:13 pm

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->SERÁ QUE O SEU MECÂNICO VERIFICOU A VÁLVULA TERMOSTÁTICA?
SE ELA TRAVAR O CARRO SUPERAQUECE, PARA TESTÁ-LA É SÓ RETIRÁ-LA DO CARRO ESQUENTAR ÁGUA EM UMA PANELA E COLOCÁ-LA DENTRO, A VÁLVULA DEVERÁ MUDAR DE ESTADO " ABRIR FECHAR "<!--colorc--></span><!--/colorc-->

A válvula termostática ou sensor termostático, funciona assim:

a temperatura da água do motor sobe ao atingir um determinado valor, a tal válvula abre permitindo a passagem da água entre o motor e o radiador, daí em diante a temperatura passa a ser monitorada pelos sensores termicos que permitem a entrada dos ventiladores elétricos do 1.o e 2.o estágio à 70 e 90 graus centigrados.
Se esta válvula ficar bloqueada o motor ferve, a pressão sobe as juntas vão para o brejo o motor vaza, seca toda a água e funde.

Veja detalhes aqui: <a href="http://carros.hsw.uol.com.br/sistemas-d ... arros8.htm" target="_blank">http://carros.hsw.uol.com.br/sistemas-d ... os8.htm</a>
Editado pela última vez por Arredio em Qui Dez 29, 2011 3:15 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
vinicius oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:06 pm
Nome: Vinicius Pinto

#3

Mensagem por vinicius oliveira » Sex Dez 02, 2011 3:23 pm

Obrigado, vou pedir para qu verifique.

Ele me sugeriu que instalasse um kit verão, com um cebolão sobressalente. O que acha?
RodrigoS
Habilitado
Mensagens: 105
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 10:11 pm
Nome: RodrigoS
Localização: Florianópolis, SC

#4

Mensagem por RodrigoS » Seg Dez 05, 2011 7:52 am

Vinicius, desculpa mas "kit verão" é conversa de quem não conseguiu detectar o problema. Esse motor, bem regulado, com o sistema de arrefecimento limpo, sem vazamentos e bomba d'água com pressão correta, não precisa de enjambração pra rodar no verão. Digo isso pelo meu carro. Ainda botei um parachoque de impulsão na frente da tomada de ar do radiador, o que poderia ter diminuído a ventilação, e ele encara tranquilamente os engarrafamentos em dias quentes por aqui. Minha dica é procurares outra oficina, e só tirar o carro de lá quando resolverem o problema. Gasta-se um pouco mais, mas o carro fica consertado. E com garantia.

Boa sorte.
Editado pela última vez por RodrigoS em Qui Dez 29, 2011 3:15 pm, em um total de 1 vez.
Rodrigo Soracco Espinosa
Blazer Executive 4.3 V6
Ford Ka GL 1.0 2002
vinicius oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:06 pm
Nome: Vinicius Pinto

#5

Mensagem por vinicius oliveira » Ter Dez 06, 2011 9:33 am

Pessoal, agradeço as dicas e vou fazer isso mesmo, tentar levar na autorizada, pois creio que só lá vão dar jeito, pois já levei em três oficinas e cadaum diz uma coisa.

Agora quando o carro esquenta esquenta a mangueira que liga o radiador a valvula termostática, incha como se fosse uma sucuri que acabou de comer animal grande.

Já me falaram que o cabeçote, pode estar rachado.

Vou ver se morro em uma grana e levo na autorizada, pois não queria trocar de carro, gosto muito dele, mas não to vendo jeito.

Esta será a ultima cartada.

Abs
RodrigoS
Habilitado
Mensagens: 105
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 10:11 pm
Nome: RodrigoS
Localização: Florianópolis, SC

#6

Mensagem por RodrigoS » Ter Dez 06, 2011 1:17 pm

Vinicius, não precisa nem ser autorizada. Procura uma oficina de regulagem de motores, que tenha uma estrutura grande. Normalmente, eles fazem até a retífica, se for necessário. E provavelmente vão testar o sistema de arrefecimento (que deve estar entupido, se as mangueiras estufam). Eu tinha um Uno com esse problema. Troquei a válvula termostática, depois o radiador inteiro. Nunca mais me deu dor de cabeça. Mas uma oficina bem equipada pode fazer um teste profissional e deixar tua Berlingo rodando redondinha!
Editado pela última vez por RodrigoS em Qui Dez 29, 2011 3:14 pm, em um total de 1 vez.
Rodrigo Soracco Espinosa
Blazer Executive 4.3 V6
Ford Ka GL 1.0 2002
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#7

Mensagem por Arredio » Sex Dez 09, 2011 10:53 am

A familia de usuários da BERLINGO cresce a cada dia, sentimos que no mercado muita gente se atreve a oferecer serviços para os nossos carros, eles não são complexos mas exigem mecânicos e eletricistas atentos a informações técnicas e detalhes que as vezes são específicos.
Você proprietário..........antes de qualquer intervenção em seu veículo leiam os nossos relatos, quase sempre temos um colega que já passou por alguma experiência e poderá certamente nos ajudar.

São pessoas como o nosso Administrador o RodrigoS e outros tantos colegas que se dedicam a informação, que acabam nos aliviando de algum sofrimento.

Não deixem de relatar um fato ocorrido, informações relatadas por você podem ser a solução para alguém.

Abraço à todos..
Editado pela última vez por Arredio em Seg Dez 12, 2011 8:25 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
vinicius oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:06 pm
Nome: Vinicius Pinto

#8

Mensagem por vinicius oliveira » Seg Dez 12, 2011 11:26 am

Pessoal,

Na semana passada fui a uma oficina, muito bem recomendada, grande e bem equipada, conversei com o dono e me explicou com riquesas de detalhes o problema que poderia ser e disse que verificaria tudo no carro e começaria do zero.

Fiquei bem otimista pois esta oficina, possui três Berlingos, que fazem parte de sua frota e um deles segundo o dono foi comprada com o mesmo problema e hoje após resolvido não dá mais nenhuma dor de cabeça.

Lá eles adoram o carro.

Deixem hoje dia 12/12 o carro lá e na sexta ou sábado deve estar pronto.

Assim que retira-lo, relato tudo no forúm.

Abraços e vamos torcer para desta vez o problema acabar.
vinicius oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:06 pm
Nome: Vinicius Pinto

#9

Mensagem por vinicius oliveira » Qui Dez 15, 2011 10:59 am

Pessoal,

Preciso de uma tampa do cabeçote, já procurei na citroen e na pegeout e não tem, está em falta e sem previsão. Alguém sabe onde posso encontrar isso.

Abs
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#10

Mensagem por Arredio » Sex Dez 16, 2011 12:28 am

<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro-->Preciso de uma tampa do cabeçote:<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Dicas de um amigo ARGENTINO: no Mercado Livre deles você poderá encontrar, <!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->www.mercadolibre.com.ar<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Editado pela última vez por Arredio em Sex Dez 16, 2011 12:31 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
vinicius oliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Nov 28, 2011 12:06 pm
Nome: Vinicius Pinto

#11

Mensagem por vinicius oliveira » Sex Dez 16, 2011 10:08 am

Olá amigo.

Poxa, tenho interesse em importar sim.

Me informe o valor antes, para poder fazer minha contabiliadade. rsrsrs

O código da peça é 0248D1.

Aqui no Brasil está em falta na fábrica.

Obrigado pela dica no mercado livre da argentina, vou procurar também.

Abraços

Vinicius Pinto
RodrigoS
Habilitado
Mensagens: 105
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 10:11 pm
Nome: RodrigoS
Localização: Florianópolis, SC

#12

Mensagem por RodrigoS » Seg Dez 26, 2011 10:17 pm

Amigo Vinicius, já conseguiu a tampa? Minha Berlingo "ferveu" semana passada. O laudo preliminar? Um furo no radiador que esvaziou o sistema, superaqueceu o bloco, queimou a junta e empenou a tampa do cabeçote. Pois é, as vezes o alerta "STOP" não é suficiente... Mas enfim. Assim que estiver consertado, passo pra vocês o custo das peças e serviços.

Abraços.
Editado pela última vez por RodrigoS em Qui Dez 29, 2011 3:14 pm, em um total de 1 vez.
Rodrigo Soracco Espinosa
Blazer Executive 4.3 V6
Ford Ka GL 1.0 2002
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#13

Mensagem por RAFAEL » Sáb Mai 05, 2012 1:30 pm

Reportado: gilbertofrpinto@hotmail.com

bom dia , a todos. por favor se alguem ler este relato, por favor me ajude.tenho um berlingo 2002,mesmo ja sendo um carro,meio antigo,gosto muito dele.mas ja nao aguento mais gastar dinheiro e nao poder confiar no veiculo.ele ferve,ele esquenta,ele ja me deixou na mao em um engarrafamento em uma sesta feira na av.brasil no sentro do rio de janeiro.moro em macae-rj,e ja vim 3 vezes para macae-rj em um reboque.vi os relatos do forum,e o mesmo defeito.ja troquei a junta do cabeçote 3 vezes,e hoje dia 4-05-2012,o carro novamente esta com a junta queimada,esta semana o mecanico trocou, o kit de embreagem, com a mao de obra e as peças gastei 1.159,00,ai fui eu como um bobo andar,ferveu de estourar a mangueira que entra na bomba de agua, troquei a bomba,a mangueira,e gastei mais 49a.00,ai fui andar de novo.o carro ferveu , o ponteiro quase deu uma volta inteira no marcador.nao sei o que faço mais.detalhe...meti o martelo e retirei a peço tipo o radiador do ar condicionado,meu carro ja nao tem mais ar.retirei a valvula termostatica,ele nao tem mais valvula,fiz isto para ver se ele nao fervia mais. conclusao,hoje dia 4-5-2012,ele esta na garage,esta com a bomba de agua nova,kit de embreagem nova,tampa do radiador nova,borrachas do radiador novas,radiador novo,conclusao...gastei esta semana...1980,00 e esta bosta esta na minha casa ,novamente com a junta queimada,ja e a 4 em 2 anos. por favor se alguem passou por isto e nao botou fogo neste carro,por favor me ajude,porque eu ja reservei uma garrafa de gasolina para ele.obs.o radiador dele nao tem medidor de nivel.como posso saber guando ele esta baixo.obrigado,gilberto,gilbertofrpinto@hotmail.com.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
RodrigoS
Habilitado
Mensagens: 105
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 10:11 pm
Nome: RodrigoS
Localização: Florianópolis, SC

#14

Mensagem por RodrigoS » Dom Mai 06, 2012 12:29 pm

Caro Gilberto,

Desculpe se vou parecer meio áspero no comentário, mas eu já vi esta cena recorrente. Quando a gente compra um carro "antigo", precisa de duas coisas: um mecânico de confiança e disposição para um gasto regular com manutenção, seja no sistema de arrefecimento, freios, câmbio, motor ou elétrica.

Quando o meu carro ferveu, eu não pensei duas vezes. Deixei ele na oficina, pedi um orçamento completo, e o carro só saiu de lá consertado e com garantia. Foram aproximadamente R$ 2.200,00, entre retífica do cabeçote, radiador novo, bomba de água e válvula termostática. Ainda falta colocar a mangueira do ar quente, que estava furada, e teve que ser isolada enquanto a peça não chega. E vou colocá-la.

Se o carro tivesse voltado a ferver, também voltava à oficina. Tem garantia, então vou usar. Não vou ficar trocando pecinhas por conta própria pois eu não entendo tanto de mecânica e não tenho tempo nem espaço para sujar as mãos de graxa. De fato, meu carro está voltando para uma revisão no câmbio, pois foi trocado o semi-eixo e um mês depois começou a apresentar um ronco leve ao acelerar. Não vou deixar estourar, tem garantia de serviço! Na mesma oficina onde levo meu dois carros.

Então, antes de terminar de arrebentar o carro com o martelo, e vendê-lo caindo aos pedaços (como eu já vi várias Berlingos depenadas até achar a minha), volta lá na oficina e exige o conserto. Ou então, troca de oficina e vai em um lugar onde eles dêem garantia. A Berlingo 1.8 trabalha com o motor muito quente. Se não estiver tudo em ordem, desentupido, sem vazamentos, bomba com pressão certa, ventoinhas acendendo na temperatura correta e líquido de arrefecimento certo, é lógico que o carro ferve na primeira sinaleira vermelha andando no trânsito pesado.

Se a maioria dos componentes foi trocado, só falta um mecânico competente para resolver o problema.

Abraço.

[quote name='O Administrador' date='May 5 2012, 01:30 PM' post='17407']
Reportado: gilbertofrpinto@hotmail.com

bom dia , a todos. por favor se alguem ler este relato, por favor me ajude.tenho um berlingo 2002,mesmo ja sendo um carro,meio antigo,gosto muito dele.mas ja nao aguento mais gastar dinheiro e nao poder confiar no veiculo.ele ferve,ele esquenta,ele ja me deixou na mao em um engarrafamento em uma sesta feira na av.brasil no sentro do rio de janeiro.moro em macae-rj,e ja vim 3 vezes para macae-rj em um reboque.vi os relatos do forum,e o mesmo defeito.ja troquei a junta do cabeçote 3 vezes,e hoje dia 4-05-2012,o carro novamente esta com a junta queimada,esta semana o mecanico trocou, o kit de embreagem, com a mao de obra e as peças gastei 1.159,00,ai fui eu como um bobo andar,ferveu de estourar a mangueira que entra na bomba de agua, troquei a bomba,a mangueira,e gastei mais 49a.00,ai fui andar de novo.o carro ferveu , o ponteiro quase deu uma volta inteira no marcador.nao sei o que faço mais.detalhe...meti o martelo e retirei a peço tipo o radiador do ar condicionado,meu carro ja nao tem mais ar.retirei a valvula termostatica,ele nao tem mais valvula,fiz isto para ver se ele nao fervia mais. conclusao,hoje dia 4-5-2012,ele esta na garage,esta com a bomba de agua nova,kit de embreagem nova,tampa do radiador nova,borrachas do radiador novas,radiador novo,conclusao...gastei esta semana...1980,00 e esta bosta esta na minha casa ,novamente com a junta queimada,ja e a 4 em 2 anos. por favor se alguem passou por isto e nao botou fogo neste carro,por favor me ajude,porque eu ja reservei uma garrafa de gasolina para ele.obs.o radiador dele nao tem medidor de nivel.como posso saber guando ele esta baixo.obrigado,gilberto,gilbertofrpinto@hotmail.com.
[/quote]
Rodrigo Soracco Espinosa
Blazer Executive 4.3 V6
Ford Ka GL 1.0 2002
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#15

Mensagem por Arredio » Seg Mai 07, 2012 12:46 pm

[quote name='O Administrador' date='May 5 2012, 01:30 PM' post='17407']
Reportado: gilbertofrpinto@hotmail.com

[/quote]

Parece que em termos de paças já trocaram tudo, agora é observar os menores detalhes como:

- Fluxo e percurso da água
- Instalação de mangueiras
- Sentido de giro da bomba dágua
- Correta instalação da válvula thermostática
- Estado interno do radiador
- Obstrução dos canais de passagem de água dentro do motor

É a hora da participação de um mecãnico ou técnico mecânico caprichoso, pelos relatos não acredito ser nenhum problema elétrico.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Responder