Cabo de embreagem

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Arredio
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#1

Mensagem por Arredio » Qua Abr 20, 2011 1:03 pm

CABO DE EMBREAGEM


Peça do conjunto de acionamento da alavanca de embreagem no motor, mede 93cm de comprimento, não se trata de um cabo de aço comum, ele possui em seu corpo, pequenas juntas cardâns, buchas de borracha e pontos de apoio, além de um contrapeso no lado do motor próximo a alavanca. Sua colocação exige cuidado, sua posição de entrada para o pedal fica logo abaixo da bateria, por trás.

Percepção do defeito:
inicialmente percebe-se um ruído ao pressionar-se o pedal da embreagem, posteriormente o ruído aumenta e a alavanca do pedal começa a agarrar ao final de curso não retorna, parece um defeito no conjunto mecânico, como desgaste ou outro efeito qualquer. Percebe-se que este dispositivo tem uma vida útil próxima ou igual ao desgaste dos discos de embreagem, porque seu defeito começou quase na mesma época da troca dos discos.

Retirada: A substituição é inevitável, porém antes retira-se a eletroválvula na entrada de ar do injetor, logo na saída do filtro de Ar, o correto é retirar o alojamento inteiro. Depois solta-se o cabo da alavanca de embreagem e posteriormente o pedal de embreagem afixado por 2 parafusos na cabine ao lado do freio. Ao retirar o pedal não tente retirar o eixo plástico onde fica preso o cabo de aço. Por ser de plástico pode quebrar-se, use um alicate de bico para sacar somente o cabo do suporte , ele está apenas encaxado em uma fenda cônica.

Instalação: Antes de passar o cabo novo anote como estava o anterior, inicialmente retire do novo cabo a bucha de apoio de borracha, encaixado na ponta do cabo lado da cabine, passe vaselina nas partes de contato da bucha com o tubo guia que leva o cabo até a cabine. Esta ação facilitará a introdução da ponta do cabo no orificio de passagem ( tubo ) que guiará o cabo até o pedal.
Deixe para afixar os 2 parafusos do pedal depois, coloque agora o outro extremo do cabo passando-o corretamente pelo suporte e alavanca da embreagem no motor.

Nota importante: Tenha paciência na passagem do novo cabo de embreagem, passe-o por baixo da bateria e ao lado do paralamas, trata-se de um espaço difícil mas é possível. Com o braço direito será mais fácil a passagem do cabo pelo tubo guía. A percepção do tubo guia, só será possível por tato, a visualização dele é ruim. Sendo assim utilize vazelina para facilitar a introdução da ponta do cabo novo no orifício através da bucha guía instalada antes por você no tubo, esta bucha de apoio retirada do cabo novo lado da cabine, se instalada antes, impedirá que hajam danos ao cabo .

DICA : <!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Aproveitem o trabalho de mão obra, limpe e troque o filtro de AR, tudo estará desmontado mesmo.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Fotos:

<a href="http://www.4shared.com/file/lfLHeYIy/Emberlingo.html" target="_blank">http://www.4shared.com/file/lfLHeYIy/Emberlingo.html</a> ( fotos do cabo velho )
<a href="http://www.4shared.com/file/a0Znk9mk/Embcabo.html" target="_blank">http://www.4shared.com/file/a0Znk9mk/Embcabo.html</a> ( fotos do cabo novo )

Referência do cabo:

Indicador <!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->n.o 10<!--colorc--></span><!--/colorc--> no desenho explodido do fabricante
Referência do fabricante <!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->n.o 2150CX<!--colorc--></span><!--/colorc-->

<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro-->Custo:<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Citroën R$ 190,00
Peugeot R$ 127,00
Editado pela última vez por Arredio em Seg Jul 18, 2011 6:01 am, em um total de 1 vez.


Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
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