Correias

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#1

Mensagem por prata » Sex Jan 28, 2011 2:12 pm

Olá,
Vou descrever uma epopéia de QUEM não conhece sobre mecânica (Berlingo 1.6 16V 2005/2006)
1- Após perceber o som do "grilinho cantando" abri a tampa do capô e percebi que a correia da DH/ACD estava sem um "gomo", tinha pulado um "V" e os restos desse gomo ainda estavam enroscados lá dentro.
2- Um procura na Internet (site alemão) descobri 2 códigos (part number) para a correia seria 5750 GZ ou WG.
3- Com a ajuda do nosso amigo ARREDIO, encontrei outros 2 códigos 5750 TT e 5750 VK.
4- Outra busca na Internet e descobri os códigos comerciais 6PK1560 e 6PK1450. Descartei o 1450 porque era para carros sem ACD.
5- Procurei em concessionárias (Citroen e Peugeot) de São Paulo e ninguém tinha. Na Toulouse (importadora das marcas) também não, mas o funcionário pediu para olhar na correia o modelo. Com um pouco de paciência, a minha esposa e a minha sogra (pois eu estava em SP e o carro em Peruibe) conseguiram identificar o número 1218. Cheguei à conclusão que não era uma 6PK1560 e sim uma 6PK1218. Mesmo assim, a Toulouse não tinha.
6- Tentei Mercadocar, PRPK, ...., em SP e ninguém tinha.
7- Fui para Santos, SP, pois lá tinha encontrado uma 1560.
8- Andei muito por lá, concessionárias, inclusive GM, lojas (perdi 3kg nesse dia) e ninguém tinha a tal da 6PK1218, então comprei uma 6PK1195, pois o mecânico da concessionária Citroen de Santos disse que serviria.
9- No dia seguinte, levei carro e correia para a oficina. O mecânico retirou a correia com um gomo a menos e, quando foi colocar o correia nova, não encaixava.
10- Não era uma 6PK e sim uma 5PK
11- O mecânico recolocou a correia velha e voltei para casa frustrado.
12- Com alguns telefonemas e insistência da minha esposa (graças a Deus) encontrei, em Peruibe, a 5 minutos de onde eu estava, uma correia Goodyear 5PK1215.
13- O mecânico instalou e terminou essa epopéia.

CONCLUSÃO 1: A correia poly V ou micro V original é uma 5K1218, isso mesmo, sem o "P", da Hutchinson (made in EU???)(muito difícil de encontrar, eu diria impossível para os meus conhecimentos). Utilizem uma Goodyear, Dayco, Gates ou Contitech/Continental.
CONCLUSÃO 2: Nem o pessoal da Citroen tem a informação correta sobre a correia, falei muito sobre 6PK e ninguém me corrigiu dizendo que era uma 5PK. Além disso, disseram-me que a original era Gates e no meu carro era uma Hutchinson.
CONCLUSÃO 3: O pessoal das autopeças também não conhecem muito sobre correias, muitos não sabiam se uma 5K era compatível/igual a uma 5PK. Eles vão direto nos catálogos e recomendam o que está lá.

OBSERVAÇÃO 1: A correia poly V ou micro V do alternador(ALT) (Berlingo 1.6 16V 2005) é uma Hutchinson 4K 855. Isso mesmo 4K (será que eles não poderíam colocar um 5K só para facilitar a vida da gente?)

OBSERVAÇÃO 2: Mais tarde postarei sobre os reles do motoventilador/ventoinha. Em adição ao post muito bom do ARREDIO.
Prata


prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#2

Mensagem por prata » Qui Mai 03, 2012 4:02 pm

Hoje vou postar uma informação sobre a correia dentada de um Berlingo 1.6 16V:
-Marca: Gates (Original)
-96474330680/9637914380
- HTD2 76134X1" HNBR

Trocada com 54000k. Aparentemente, está boa ainda. Só troquei porque tive que trocar a bomba d'água e aproveitei para trocar.

Foram trocados também as duas polias (que eu não tenho os códigos).

Tudo da marca Dayco (kit).
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#3

Mensagem por prata » Seg Mai 07, 2012 3:31 pm

Alguém já trocou a polia/tensor da correia do ACD/DH do Berlingo 1.6 16V?
A concessionária está com problemas em identificar a peça nos esquemas.

Existem 3 correias:
1- Dentada
2- Do Alternador (4pk) e
3- Do ACD/DH (5pk) - esta é a "marvada".

Obrigado.
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#4

Mensagem por prata » Sex Jun 01, 2012 10:57 am

Acabei de trocar a polia do virabrequim.
O coxim esfarelou.
R$400-450 original
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#5

Mensagem por prata » Qua Jan 02, 2013 8:41 am

A segunda correia que troquei arrebentou um "gomo" outra vez. O mecânico disse que a polia está torta e precisa ser trocada (R$555,10 na concessionária).
Porém, o PROBLEMA MAIOR É: Quando se entra no sistema com o número do chassi para ver o desenho explodido, a figura da parte do motor não bate com o real. Já tive muito problema na primeira vez que fui atrás da correia. Passaram informação errada e comprei peça errada. Agora outra vez: o desenho que aparece quando entram com o número do chassi mostra apenas uma correia que serve motor de arranque e os acessórios (AC, DH). Tive que explicar para o pessoal da concessionária que o carro tem 3 correias (incluindo a dentada). Um absurdo. Ouvi do atendente: "Que carro doido é esse?".
Alguém já teve esse problema do chassi não bater com o desenho? Estou desconfiado que o carro veio "alterado" quando comprei (zero km da concessionária).
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#6

Mensagem por prata » Qua Jan 02, 2013 1:18 pm

Pelo preço do conjunto completo da polia + suporte (R$555) não vai dar negócio. Troquei só a correia (Dayco 5pk 1215, R$36). Se não arrebentar logo, troco outra vez com um ano (preventiva). Se continuar assim, fico no lucro por uns 3 anos. Se tivesse dinheiro, trocaria de carro (gosto do carro, é o meu terceiro, mas acho que está na hora de trocar).
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#7

Mensagem por prata » Ter Mar 25, 2014 10:44 am

Estou para trocar a correia novamente. R$35, Dayco. Durou um ano. Está quase arrebentando novamente.
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#8

Mensagem por Arredio » Dom Mar 30, 2014 6:49 pm

[quote name='prata' date='Mar 25 2014, 10:44 AM' post='24222']
Estou para trocar a correia novamente. R$35, Dayco. Durou um ano. Está quase arrebentando novamente.
[/quote]


<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Eu postei algo sobre código de correias recentemente, é só procurar....troquei todas as minha correias.......MOTOR / ALTERNADOR / BOMBA - AR CONDICIONADO.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

DICAS PARA SUBSTITUIÇÃO

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Onde fica a correia, aqui ó:
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
<a href="http://www.4shared.com/file/229846701/6 ... rreia.html" target="_blank">http://www.4shared.com/file/229846701/6 ... ia.html</a>
<a href="http://fastanduno.blogspot.com/p/troca- ... troen.html" target="_blank">http://fastanduno.blogspot.com/p/troca- ... en.html</a>
Editado pela última vez por Arredio em Dom Mar 30, 2014 7:19 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Responder