Travas do radiador ( Alerta )

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#1

Mensagem por Arredio » Sáb Dez 11, 2010 7:57 pm

Falha encontrada no radiador de Arrefecimento:

As lâminas de aço mola que travam e fixam os Radiadores do Berlingo 1.6 16V 2005 estão perfurando as partes plásticas dos Radiadores e provocando vazamentos.
A vibração causa perfurações e o líquido de arrefecimento vaza, você perceberá porque aparecerá um liquido parecendo óleo no chão bem embaixo do radiador lado esquerdo no rumo da mangueira de entrada.

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->CAUSA:<!--colorc--></span><!--/colorc-->

As lâminas de aço mola que prendem o radiador em seus extremos, vem de fábrica com uma trava pontiaguda bem na curva da lâmina de aço mola, esta curvatura encaixa no sulco de apoio criado na peça plástica do radiador, estes sulcos ficam nos extremos do radiador, próximo a mangueira de água vinda do motor.

Notei que surgiu um vazamento, demorei um pouco para identificar o local, quando encontrei o problema ( passando o dedo na peça ) percebi que o fluído saía da trava, usei uma LIMA para eliminar a ponta criada na lâmina pelo fabricante.

A dúvida agora é qual recurso devemos usar para tampar o furo causado pela lâmina, porque a temperatura e pressão imposta pelo líquido de arrefecimento, força a saída do fluído por baixo da lâmina.
Na tentativa de conter o vazamento eu coloquei uma massa plástica, mas com o tempo solta devido o calor e vapor.

NOTA: se alguém tiver uma sugestão para conter o vazamento, faça um descritivo da solução e nos envie.

Vejam as fotos:

<a href="http://www.4shared.com/file/6DlC9K5i/Radiador.html" target="_blank">http://www.4shared.com/file/6DlC9K5i/Radiador.html</a>
<a href="http://www.4shared.com/file/6DlC9K5i/Radiador.html" target="_blank">http://www.4shared.com/file/6DlC9K5i/Radiador.html</a>
Editado pela última vez por Arredio em Dom Mar 27, 2011 7:27 am, em um total de 1 vez.


Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
HermesJohny
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jul 25, 2012 4:38 pm
Nome: HermesJohny
Localização: Curitiba

#2

Mensagem por HermesJohny » Seg Out 15, 2012 4:09 pm

Ola Arredio vc ja solucionou o problema com seu radiador?Estou tambem com este problema.
Alguma dica,ou só trocando?
Abraço.
Arredio
Curioso
Mensagens: 187
Registrado em: Ter Mar 10, 2009 2:48 pm
Nome: Arredio
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

#3

Mensagem por Arredio » Sex Out 26, 2012 6:56 pm

[quote name='HermesJohny' date='Oct 15 2012, 05:09 PM' post='19150']
Ola Arredio vc ja solucionou o problema com seu radiador?Estou tambem com este problema.
Alguma dica,ou só trocando?
Abraço.
[/quote]


Olá Hermes..........este problema é complicado......achei que colocando durepox resolvia, mas durepox não aguenta altas temperaturas, coloquei outros produtos que me recomendaram mas após algum tempo vaza, faça o seguinte leve o carro em alguma empresa que recondiciona radiadores........vou fazer isto agora ...a minha sorte é que não está vazando muito....

Você observou que são uns dentinhos que eles fazem naquele aço mola que causa o problema....passe uma LIMA neles senão aumenta o vazamento...

Abraço
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
HermesJohny
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jul 25, 2012 4:38 pm
Nome: HermesJohny
Localização: Curitiba

#4

Mensagem por HermesJohny » Ter Out 30, 2012 4:33 pm

[quote name='Arredio' date='Oct 26 2012, 06:56 PM' post='19269']
Olá Hermes..........este problema é complicado......achei que colocando durepox resolvia, mas durepox não aguenta altas temperaturas, coloquei outros produtos que me recomendaram mas após algum tempo vaza, faça o seguinte leve o carro em alguma empresa que recondiciona radiadores........vou fazer isto agora ...a minha sorte é que não está vazando muito....

Você observou que são uns dentinhos que eles fazem naquele aço mola que causa o problema....passe uma LIMA neles senão aumenta o vazamento...

Abraço
[/quote]

Obrigado Arredio valeu pela(s) dica(s).
Abraço.
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#5

Mensagem por prata » Sex Nov 16, 2012 1:32 pm

Linha de produção Citroen. DEu problema em um, possivelmente vai dar em outro.
Não dei bola para o comentário inicial e.....agora estou com o mesmo problema. Está vazando líquido de arrefecimento pelo furo provocado por esse "dentinho" (lado direito para quem abre o capô).
Ação imediata para não aumentar o furo=> coloquei um pedacinho de plástico duro (pedaço de tampa de refrigerante) para o dentinho morder, pois não consegui lixá-lo nem dobrá-lo, estava com pressa.
Pesquisei na Internet e descobri uns adesivos da 3M (4475A) para altas temperaturas e que são indicados para plásticos rígidos, suportam água, solventes, óleos, ... mas ainda não comprei.
Colar plásticos não é fácil ainda mais num local com pó, óleo, solventes, água, alta temperatura e ruim de se trabalhar. Mas hoje em dia existem adesivos inacreditáveis.
Se alguém já tentou, poderia nos dizer se funciona.
Se eu aplicar antes, posto aqui os resultados.
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#6

Mensagem por prata » Qui Jan 17, 2013 3:22 pm

Não tive tempo de testar adesivos.
O radiador na concessionária custa R$1160 e o paralelo (marca Visconde) custa R$476, aqui em SP. Alguém resolveu de outra forma?
HermesJohny
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jul 25, 2012 4:38 pm
Nome: HermesJohny
Localização: Curitiba

#7

Mensagem por HermesJohny » Qui Jan 24, 2013 9:32 am

Olá Prata troquei apenas a lateral do radiador (a parte de plastico danificade) $150, aqui em Curitiba.Abrç.

[quote name='prata' date='Jan 17 2013, 03:22 PM' post='20158']
Não tive tempo de testar adesivos.
O radiador na concessionária custa R$1160 e o paralelo (marca Visconde) custa R$476, aqui em SP. Alguém resolveu de outra forma?
[/quote]


Olá Prata troquei apenas a lateral do radiador (a parte de plastico danificade) $150, aqui em Curitiba.Abrç.
prata
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Dez 29, 2008 11:42 am
Nome: prata

#8

Mensagem por prata » Qua Jan 30, 2013 10:41 am

Hermes,
Alguma referência de marca, modelo? É adaptação ?
Como eu disse, o radiador inteiro é da marca (Visconde).
HermesJohny
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jul 25, 2012 4:38 pm
Nome: HermesJohny
Localização: Curitiba

#9

Mensagem por HermesJohny » Qui Jan 31, 2013 12:10 pm

[quote name='prata' date='Jan 30 2013, 10:41 AM' post='20357']
Hermes,
Alguma referência de marca, modelo? É adaptação ?
Como eu disse, o radiador inteiro é da marca (Visconde).
[/quote]

O pessoal da oficina disse q/ a peça era original (mas pelo $ duvido a peça é em plastico

preto).Mas posso me informar com eles.
Responder