Pneus - Suspensão e Amortecedores

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Arredio
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Pneus - Suspensão e Amortecedores

#1

Mensagem por Arredio » Qua Fev 17, 2010 10:32 pm

Pneus - Suspensão e Amortecedores

Falaremos aqui um pouco destes acessórios do carro, sabemos que ele usa originalmente os peneus Pirelli Citinet que o fabricante já substituiu por outros modelos e enxê-los com ar ou Nitrogênio.
Quanto aos amortecedores traseiros a gás, eu uso os mesmos do XSARA PICASSO.

O que você sabe mais sobre estes?
Editado pela última vez por Arredio em Qui Mai 29, 2014 6:27 pm, em um total de 1 vez.


Ademilton da Silva Leite
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prata
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#2

Mensagem por prata » Qui Fev 18, 2010 7:38 am

Já estou no terceiro Berlingo. Os dois primeiros utilizavam pneus Michelin. Quanto ao nitrogênio, tenho minhas dúvidas. O ar tem 78% de N2 e 22% de O2. Nunca entendi e nem confiei nas vantagens do nitrogênio puro. Se alguém puder me explicar.
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#3

Mensagem por Arredio » Seg Fev 22, 2010 3:30 pm

PORQUE SE USA NITROGÊNIO NOS PENEUS

Nos meus tempos de aviação, os peneus eram abastecidos com NITROGÊNIO porque este gás, sob aumento de temperatura não altera o seu volume, não forçando assim a sua elasticidade.
Submetendo-o a variações termicas ele não altera facilmente a sua massa, portanto o volume de gás colocado no peneu se mantem e com as variações termicas que temos aqui no solo não se altera muito o estado dos peneus.

Para os aviões, existem grandes variação termicas e ambientais tanto aqui no solo como no ar, as temperaturas podem chegar próximo a +80 graus em frenagem e no ar a -50 graus.
Dificilmente você vê um peneu estourar na aviação por expansão e sim por pressão ( peso ) e também não se vê peneus danificarem por congelamento, este gás pode chegar a -270 graus antes de congelar.

Como se vê este gás não congela facilmnte nem expande drasticamente com o calôr, este é o motivo do uso no automobilismo e na aviação OK.

A maioria das empresas que trocam peneus não sabem destes efeitos, portanto os mecânicos não sabem explicar a teoria de uso do NITROGÊNIO.

Abraço.
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Ademilton da Silva Leite
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prata
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#4

Mensagem por prata » Seg Fev 22, 2010 3:53 pm

Vamos lá então,
Sou químico e como tal acho que a explicação não está batendo com a teoria.
Pela lei dos gases num recipiente fechado (pneu) o aumento da temperatura faz a pressão subir (PV=nRT, pela lei dos gases ideais), aumentando a pressão deveria fazer a temperatura subir. Não consigo imaginar um sistema fechado onde o aumento da pressão faça a temperatura abaixar. Comparando-se os comportamentos dos dois componentes principais do ar, o nitrogênio e o oxigênio, 78% e 20%, respectivamente, as variações das temperaturas não deveriam produzir efeitos muito diferentes se comparados com um sistema com 100% nitrogênio, já que as massas molares são muito próximas (14 e 16 g/mol, N2 e O2, respectivamente). As temperaturas de fusão dos dois gases estão na ordem de -200 graus Celsius, praticamente impossível de serem alcançadas espontaneamente no ambiente terrestre. Li algumas explicações sobre as vantagens do uso do nitrogenio. Algumas das razões são até aceitáveis, mas são erroneamente fundamentadas, outras são furadas e são muito mais mal explicadas. Um dos comentários que vi parece ser mais ajuizado, o pneu com nitrogenio puro mantém a calibração original por mais tempo. Isso em carros de corrida onde pequenas variações são fatais pode fazer muito diferença, mas para os mortais, uma calibração correta semanal também mantém a integridade dos pneus e não tem praticamente desvantagens em relação ao nitrogênio. Por quê o nitrogênio faz isso? Vi algumas explicações, mas estão mal colocadas. Alguém conseguiu efetivamente vantagens com o uso do nitrogênio além do fornecedor desse gás?
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#5

Mensagem por reitoso » Seg Fev 22, 2010 4:29 pm

O uso do nitrogênio pode no caso de roda de aço diminuir bastante a oxidação da mesma por dentro, pois é um gás bastante inerte. Quando se utiliza apenas ar comprimido (que tem 22% de oxigênio) o importante é observar se na linha de ar há o tal do purgador para tirar a umidade na linha, se não a umidade aumentaria em muito a oxidação da roda de aço por dentro. Esta oxidação é mais notada perto do bico do pneu pelo lado de dentro e condena a roda.
Já na roda de alumínio a oxidação não passa da superfície, portanto sem efeito ser ar comprimido ou nitrogênio.
Do resto, carro de passeio é passeio e toda esta performance é discutível.
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#6

Mensagem por Arredio » Ter Fev 23, 2010 3:32 pm

Gente não sou especialista em peneus sou Técnico Eletrônico, fui a muito tempo atrás Técnico de Manutenção de Aeronaves, também não sou químico uso as experiências práticas adquiridas e vivenciadas no ramo da aviação comercial em meu dia a dia.
No período que usei NITROGÊNIO em meus peneus Pirelli CITINETI, observei que:

- Furam pouco
- Baixo desgaste, a 5 anos uso os mesmos, estão a 60% ( originais ainda )
- O aspecto físico deles é bom
- A queda de pressão é baixa observo quando abasteço.
- Minhas rodas de alumínio estão intactas ainda.
- Meu estepe ainda não foi utilizado, ainda estão com os toquinhos ( tenho fotos )
- Meu veículo está com + de 50.000 Km.

O importante é que troquemos informaçõs sobre nossos veículos e auxiliemos uns aos outros.

Abraço..
Editado pela última vez por Arredio em Ter Mar 30, 2010 12:06 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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#7

Mensagem por prata » Ter Fev 23, 2010 3:43 pm

Também concordo que trocas informações só traz vantagens para todos. As minhas indagações sobre o uso do nitrogênio é que muito falam que usar o tal gás é vantajoso, mas não dizem por que. Uma boa explicação deixa a gente mais confiante com isso.
prata
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#8

Mensagem por prata » Qua Fev 24, 2010 8:35 am

Alguém trocou os pneus do Berlingo por outros de raio maior? Vantagens, desvantagens, dificuldades, ...?
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#9

Mensagem por Arredio » Sex Dez 31, 2010 8:51 pm

[quote name='prata' post='8701' date='Feb 24 2010, 09:35 AM']
Alguém trocou os pneus do Berlingo por outros de raio maior? Vantagens, desvantagens, dificuldades, ...?
[/quote]


Sim é possível, o Berlingo poderá receber agora rodas e pneus de raio maior, como exemplo a PEUGEOT lançou o <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->PARTNER ESCAPADE<!--colorc--></span><!--/colorc-->, com as seguintes configurações:

Pneus PIRELLI
Modelo: Scorpion ATR
Medidas: 185 /65 / R15 - 88 HM + S

Consequentemente ele poderá receber também o modelo:

Scorpion ATR
Medidas: 175 / 70 / R14


<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Os Originais do Berlingo são:
Pirelli - Citynet (175 / 65 / R14) pressão de 32 PSI - 86T > suporta 530 Kg de carga a 190Km/h ( fora de linha )
Michelin - ENERGY OUTSIDE XM1 (175 / 70 / R14) pressão de 33,5 PSI - 88T > suporta 560 Kg de carga a 190Km/h
<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Nota1: Com o pneu Michelin o carro fica mais alto e lindo, custa em média R$ 280,00 cada.
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Nota2: dê uma olhada no manual do carro primeiro antes de comprar, lá tem outras especificações extras de pneus, não adote só as anotações da placa identificadora da porta.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Obs: sempre que se altera o raio de uma roda e pneus, deve-se observar as alterações no velocímetro, as mudanças são diretamente proporcionais....consulte o técnico na sua autorizada, ele poderá corrigir esta diferença no computador.

Saiba mais sobre pneus aqui:

<a href="http://amolgadelas.com/artigos/como-int ... rais-pneus" target="_blank">http://amolgadelas.com/artigos/como-int ... s-pneus</a>
Editado pela última vez por Arredio em Sáb Fev 05, 2011 6:08 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
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#10

Mensagem por prata » Qua Mar 16, 2011 7:21 am

Já fui duas vezes fazer balanceamento, alinhamento e cambagem. Nessas ocasiões disseram-me que as rodas da frente deveríam ser ajustadas com ângulos divergentes, ou seja pra fora, pois quando o motor dá tração, a tendência é que as rodas façam força para dentro. Faz sentido. Mas qual é o ângulo de melhor ajuste? Alguém sabe? Infelizmente, não olhei, mas senti "muita" diferença após o ajuste.

Mais uma em relação à suspensão. Tive que trocar a coifa lado câmbio, lado passageiro. Fui à concessionária e comprei um kit (que por sinal está disponível somente por encomenda, se isso é estar disponível). Quando o mecânico foi substituir, surpresa.... o orifício menor da coisa era mais largo do que o diâmetro do eixo. Após gastar minutos intermináveis no telefone conversando com o setor de Peças e Oficina da concessionária, o setor de Peças me informou que POR CAUSA DE UM PEDAÇO DE BORRACHA QUE PODE CUSTAR R$50,00 (QUE JÁ É CARO) EU DEVERIA TROCAR TODO O EIXO QUE CUSTA MAIS DE R$900,00, pois a substituição correta da coifa só se faz desse modo. Inacreditável. Alguém tem alguma experiência mais feliz do que essa?
RodrigoS
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#11

Mensagem por RodrigoS » Qua Mar 16, 2011 1:19 pm

Com certeza tem coisa mal contada aí... Por causa da coifa errada, vai trocar o eixo?
Se a oficina é boa, o cara manda vir 10 tipos diferentes de coifa até acertar a medida correta, sem que tu precises estar ligando para a concessionária. Mas se o mecânico está apanhando da coifa, fica esperto!

[quote name='prata' post='12599' date='Mar 16 2011, 07:21 AM']
Já fui duas vezes fazer balanceamento, alinhamento e cambagem. Nessas ocasiões disseram-me que as rodas da frente deveríam ser ajustadas com ângulos divergentes, ou seja pra fora, pois quando o motor dá tração, a tendência é que as rodas façam força para dentro. Faz sentido. Mas qual é o ângulo de melhor ajuste? Alguém sabe? Infelizmente, não olhei, mas senti "muita" diferença após o ajuste.

Mais uma em relação à suspensão. Tive que trocar a coifa lado câmbio, lado passageiro. Fui à concessionária e comprei um kit (que por sinal está disponível somente por encomenda, se isso é estar disponível). Quando o mecânico foi substituir, surpresa.... o orifício menor da coisa era mais largo do que o diâmetro do eixo. Após gastar minutos intermináveis no telefone conversando com o setor de Peças e Oficina da concessionária, o setor de Peças me informou que POR CAUSA DE UM PEDAÇO DE BORRACHA QUE PODE CUSTAR R$50,00 (QUE JÁ É CARO) EU DEVERIA TROCAR TODO O EIXO QUE CUSTA MAIS DE R$900,00, pois a substituição correta da coifa só se faz desse modo. Inacreditável. Alguém tem alguma experiência mais feliz do que essa?
[/quote]
Rodrigo Soracco Espinosa
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#12

Mensagem por prata » Qua Mar 16, 2011 2:30 pm

Não é o mecânico que está apanhando do carro, foi a concessionária que vendeu a peça errada e agora está dizendo que pra trocar a coifa tem que trocar o eixo todo. O mecânico fez um serviço bom.
Já ouvi dizer sobre outros carros (Clio e Corolla) que existem peças que são montadas "casadas". Se uma parte precisa ser substituída, o azarado, desculpe, o dono do carro precisa comprar um conjunto "casado", pois não há como substituir somente o item avariado.
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#13

Mensagem por RodrigoS » Qui Mar 17, 2011 7:44 am

Já tive Clio e nunca presenciei esse tipo de coisa. Semana passada precisei comprar o trinco do porta-luvas da Berlingo. Achei que iam vender o conjunto todo, com a tampa, mas para minha surpresa, veio só o botão e o encaixe no painel. Então, no teu caso, venderam coisa errada. Um dos motivos deles pedirem o número do chassis do carro na hora da venda é porque para o mesmo ano/modelo existem diversas aplicações de peças. Não duvido que tenham mudado o eixo e a concessionária se perdeu.
Por isso, quando vou fazer uma revisão, deixo toda a responsabilidade na mão da oficina. Ela faz o serviço e compra as peças. Só peço as embalagens para comprovar. Se comprou errado, o problema é dela. Não é a forma mais econômica, mas é a que menos dá dor de cabeça.
No teu lugar, eu ligaria para o SAC da Citroen e colocaria a situação. É inconcebível trocar o eixo por causa de uma coifa. A não ser que o encaixe esteja muito danificado. Mas aí teu carro não estaria sequer andando em linha reta...

[quote name='prata' post='12608' date='Mar 16 2011, 02:30 PM']
Não é o mecânico que está apanhando do carro, foi a concessionária que vendeu a peça errada e agora está dizendo que pra trocar a coifa tem que trocar o eixo todo. O mecânico fez um serviço bom.
Já ouvi dizer sobre outros carros (Clio e Corolla) que existem peças que são montadas "casadas". Se uma parte precisa ser substituída, o azarado, desculpe, o dono do carro precisa comprar um conjunto "casado", pois não há como substituir somente o item avariado.
[/quote]
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#14

Mensagem por prata » Qui Mar 17, 2011 8:18 am

Sem querer jogar sujeira em outros carros, mas no caso do Clio, vi um que estava parado porque faltava um cabo. Segundo o mecânico, o problema era localizado, mas a substituição correta somente com um conjunto "casado". Em relação à concessionária estar perdida, não tenho dúvidas. Tive um problema com uma correia e nos desenhos explodidos aparecia uma correia diferente da correta. Quanto à coifa, quando eu encomendei a peça, o funcionário me mostrou o desenho explodido, mesmo assim veio errado. Os 8 dígitos do chassi não garantem que que vão localizar a peça corretamente. Apesar de gostar do carro, o suporte técnico está pesando para o lado negativo e, infelizmente, moldando a imagem da marca. Já tive outros 2 Berlingos, ou seja, estou no terceiro, e também tive outros problemas com a parte técnica das concessionárias. É por isso, que SEMPRE eu recorro a este clube.
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#15

Mensagem por RodrigoS » Qua Nov 07, 2012 5:59 pm

Caros amigos, depois de uma saga distante com a minha Berlingo pela Cordilheira dos Andes (index.php?showtopic=3510) , compartilho também as sequelas da viagem.

Valeu cada centavo, é verdade. Mas como citei no blog, a suspensão é o calcanhar de aquiles do carro. Além do jogo de pneus dianteiros, devorado pela trepidação causada pelos coxins do motor rasgados, e das bieletas, ainda tive que trocar o montante da suspensão, que rachou com a tremedeira. O semieixo que a oficina conseguiu em um desmanche também teve vida curta (6 meses) até começar provocar estalos ao acelerar.

Antes de identificar o problema, acabei desmanchando a caixa de câmbio e trocando todas as buchas, achando que a falha era nesse componente. Não era... Levei o carro até a oficina do meu irmão, em Porto Alegre, que condenou e retirou o semieixo para mandar recondicionar. Bastaram 400 km pela serra (asfalto) para o problema reaparecer. Junto com o familiar ruido de bieletas estouradas... :angry: Lá vou eu de novo, colocar uma peça nova. Desnecessário dizer que poderia ter feito mais uma viagem aos Andes com o que gastei de mecânica até agora.

Lições que ficaram:
1) Rodar com suspensão estourada compromete todos os componentes do carro. Só fiz isso porque estava em outro país;
2) Se a oficina não conhece o carro, não adianta insistir. Perdi dinheiro por deixar a van na mão de gente que ficou fazendo experiências. Vou procurar uma especializada na marca, não é todo mundo que entende de citroen e peugeot.
3) A suspensão da Berlingo não é feita para estrada de terra. Digo isso depois de duas viagens onde precisei sair do asfalto por longos trechos, mesmo não passando de 50 km/h e as bieletas estouraram.

Fica a dica para quem vai encarar longas viagens. Nossa van gosta mesmo de asfalto. Pra aventura radical, prefira um carro mais adaptado. :613179:
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