berlingo com problema no arrefecimento e ar condicionado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
filippeguinancio
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Mai 14, 2019 10:31 pm
Modelos Citroën: berlingo 1.8 8v 2000

berlingo com problema no arrefecimento e ar condicionado

#1

Mensagem por filippeguinancio » Ter Mai 14, 2019 11:24 pm

Berlingo 1.8 8v 2000. Ele tem 3 ventoinhas, uma delas é adaptada pelo antigo dono, e uma ventoinha original não funciona. Já coloquei gas no ar condicionado e troquei o filtro mas ele gela muito pouco e quando liga o ar, a temperatura sobe muito, ou quando acelero por um longo periodo a uns 3000 rpm a temperatura tbm sobe. Só da pra andar de boa se não acelerar muito continuamente.
As duas ventoinhas, uma original e outra adaptada, armam na alta normalmente, e já verifiquei os reles q fica na frente entre as ventoinhas. estou com preguiça de tirar a ventoinha, tem q tirar o parachoque todo, e eu faço rota escolar com ele.
Nunca verifiquei a bomba dágua desse carro e nem a valvula termostatica


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

berlingo com problema no arrefecimento e ar condicionado

#2

Mensagem por giovane s » Qui Mai 16, 2019 6:40 pm

No meu caso era radiador obstruído.

Faz uma daquelas limpezas de sistema sem a válvula termostática, com o ar quente ligado com o ventilador no máximo.
Retira todo fluído da limpeza do motor e do radiador de ar quente da cabine.
Compra válvula termostática nova original.
Radiador novo ou manda varetar.
50% de aditivo que cumpra norma NBR.
Mesmo com pequeno vazamento na carcaça da válvula termostática nunca mais me encomodei.
AlbertoLuiz
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Dez 01, 2020 8:38 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Re: berlingo com problema no arrefecimento e ar condicionado

#3

Mensagem por AlbertoLuiz » Ter Dez 01, 2020 8:57 pm

Comprei um Berlingo 1.8 2002 com 264000 KM, já fiz revisão na suspensão, coloquei catalisador porque estava sem, deixei o carro em uma oficina e pedi para fazer uma lavagem do motor por conta de um vazamento de óleo, chegando em casa o carro ferveu. Será que tem alguma coisa relacionado com a limpeza do motor, será que o jato de água pode ter soltado, o sensor da ventoinha?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: berlingo com problema no arrefecimento e ar condicionado

#4

Mensagem por giovane s » Qua Dez 02, 2020 10:33 am

Berlingo tem o mesmo sistema do Xsara Picasso.
São duas resistências com valores diferentes que controlam a velocidade da ventoinha, passando scanner acusa erro P0485.
Para verificar se a ventoinha está funcionando é só desconectar o conector do sensor de temperatura com o motor ligado que a ventoinha deve ir para a velocidade máxima.
Lbrocane01
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Mar 12, 2019 11:08 pm
Nome: Leandro Viegas Broca
Localização: Matão, SP
Modelos Citroën: Berlingo 1.8 99

Re: berlingo com problema no arrefecimento e ar condicionado

#5

Mensagem por Lbrocane01 » Seg Ago 16, 2021 7:56 am

Possuo um Berlingo 1.8 8v manual ano 99 modelo 2000 km 280.000.
Recentemente solicitei uma limpeza do radiador (original ainda) porém após a limpeza o mesmo começou a ter vários vazamentos nas partes plásticas. Fui obrigado a trocar o radiador. Até então, antes da limpeza do radiador, o carro estava funcionando perfeitamente. Após a troca do novo radiador, a temperatura sempre sobe e o nível de água sempre abaixa. Não localizei vazamento algum de água no radiador, tubulação e motor porém notei que na primeira partida do dia o motor do carro pesa e quando o motor está quente (acima dos 90°) ele soa um barulho aparentemente de válvula batendo. Os cooler estão funcionando perfeitamente tanto na alta quanto na baixa.
Já aferir a água do radiador quanto a presença de óleo de motor e não consta nada, somente água mesmo. Aferir o óleo do motor quanto a presença de água, também não demostrou nada, somente o óleo mesmo.
Alguém poderia me ajudar quanto a esse problema no arrefecimento do motor?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: berlingo com problema no arrefecimento e ar condicionado

#6

Mensagem por giovane s » Sáb Ago 28, 2021 3:59 pm

Lbrocane01 escreveu:
Seg Ago 16, 2021 7:56 am
Possuo um Berlingo 1.8 8v manual ano 99 modelo 2000 km 280.000.
Recentemente solicitei uma limpeza do radiador (original ainda) porém após a limpeza o mesmo começou a ter vários vazamentos nas partes plásticas. Fui obrigado a trocar o radiador. Até então, antes da limpeza do radiador, o carro estava funcionando perfeitamente. Após a troca do novo radiador, a temperatura sempre sobe e o nível de água sempre abaixa. Não localizei vazamento algum de água no radiador, tubulação e motor porém notei que na primeira partida do dia o motor do carro pesa e quando o motor está quente (acima dos 90°) ele soa um barulho aparentemente de válvula batendo. Os cooler estão funcionando perfeitamente tanto na alta quanto na baixa.
Já aferir a água do radiador quanto a presença de óleo de motor e não consta nada, somente água mesmo. Aferir o óleo do motor quanto a presença de água, também não demostrou nada, somente o óleo mesmo.
Alguém poderia me ajudar quanto a esse problema no arrefecimento do motor?
Já verificou o radiador de aquecimento da cabine?
Responder